Município inteligente como elemento de desenvolvimento : uma visão de atores da hélice quíntupla

2024-02-29
O tema central da presente tese é “município inteligente como um elemento de desenvolvimento a partir do modelo de hélice quíntupla”. A concepção de inteligência, inicialmente apenas aplicada a cidades, emergiu do Protocolo de Quioto em 1997, quando se discutiam eventos climáticos decorrentes da emissão de gases de efeito estufa. Inicialmente, o foco era exclusivamente nos grandes centros urbanos. Uma cidade era considerada inteligente com base no controle efetivo dos recursos naturais e na atenção dada à emissão de gases de efeito estufa. Com o tempo, novos elementos, especialmente relacionados à mobilidade urbana, passaram a ser considerados na definição de cidade inteligente. Contudo, o componente central permaneceu sendo a qualidade de vida proporcionada aos cidadãos. Diante dessa evolução, tornou-se claro que a Cidade Inteligente é aquela que promove qualidade de vida para seus habitantes. Considerando a relevância da temática, o problema que esta tese buscou responder é: em que realidade se encontra Horizontina (RS) para que venha a ser considerado um município inteligente? O objetivo geral da tese foi diagnosticar em que realidade se encontra Horizontina para que venha a ser considerado um município inteligente. A metodologia desta tese se baseia no modelo proposto por Lombardi et al (2012), na obra Modelling the smart city performance. O mesmo têm por objetivo criar um método de avaliação de desempenho de cidades inteligentes tendo como ponto de partida o modelo da hélice tríplice de inovação. Entretanto, os autores acrescentam a sociedade civil e a sustentabilidade na elaboração de indicadores para cidades inteligentes, consolidando a hélice quíntupla. Dessa forma, conduziu-se uma pesquisa bibliográfica e documental para aprofundar o entendimento sobre a dinâmica e os indicadores pertinentes à avaliação de um município inteligente. Com base nesse conhecimento, desenvolveu-se um modelo de avaliação destinado a pequenos municípios, o qual foi posteriormente aplicado em Horizontina-RS, local específico deste estudo. Após a aplicação do modelo, foram conduzidas entrevistas com os protagonistas da hélice quíntupla, empregando a análise de conteúdo como método de análise para examinar e identificar lacunas no processo de transformação municipal. A partir das lacunas identificadas, foram formuladas sugestões de políticas de desenvolvimento. Os resultados desta tese evidenciam que Horizontina encontra-se em estágio avançado de desenvolvimento como município inteligente. No entanto, constatou-se que o modelo de hélice quíntupla não se aplica plenamente, uma vez que as hélices "meio ambiente" e "sociedade civil" não possuem o mesmo protagonismo que as áreas de indústria, universidade e governo. O processo de desenvolvimento de Horizontina em município inteligente é liderado, especialmente, pela hélice indústria tendo em vista a presença de uma unidade da multinacional John Deere. Essa dinâmica é evidenciada por iniciativas como a parceria público-privada que resultou na construção do contorno viário e do Memorial da Evolução Agrícola (MEA). Além disso, os consideráveis impostos gerados pela indústria proporcionam ao poder público municipal recursos substanciais, permitindo investimentos significativos em diversas áreas, com destaque para a educação e o desenvolvimento econômico. Assim, conclui-se que Horizontina se alinha mais ao modelo TRIPLE-TRI, uma vez que o processo de inovação é influenciado, sobretudo, pela indústria, com o respaldo do governo e da universidade. Palavras-chave: Município inteligente; hélice quíntupla; qualidade de vida; inovação.
CIÊNCIAS SOCIAIS