A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental

2024-03-14
O presente estudo é uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como tema a importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo deste estudo é compreender o papel da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como analisar a utilização do livro infantil como um recurso pedagógico (mas não se limitando a isso) para o desenvolvimento do letramento na escola. Para realizar este estudo, foram feitas leituras e estudos a partir de autores que são autoridades no assunto, tais como: Abramovich (1999), Altamirano (2016), Ariès (1978), Candido (1995), Coelho (2000), Corso e Corso (2006), Cosson (2006), Frantz (1997), Ferreiro (1999), Lajolo e Zilberman (1988), Lobato (1916), Ritter (2009), Saraiva (2001), Soares (2006) e Zilberman (2003), bem como análise de livros de literatura infantil presentes nas bibliotecas escolares. A literatura infantil faz parte da formação do sujeito, aborda diversas questões do mundo atual e ajuda o sujeito leitor a compreender a sociedade em que ele está inserido. Ainda, ela torna o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso, criativo, instigando a curiosidade e a imaginação, proporcionando à criança momentos de reflexão e expressão. A alfabetização, o letramento e a literatura infantil são fundamentais para a construção do conhecimento e devem ser desenvolvidas com o intuito de que isso se torne uma prática social. Na alfabetização, a literatura infantil caracteriza-se por ser formadora de um sujeito leitor, por isso podemos afirmar que ela, fazendo-se presente no processo de alfabetização, pode proporcionar à criança um conhecimento sobre o seu mundo, sobre si mesma e as relações que podem ser construídas na sociedade. Diante disso, é necessário que façamos com que os professores reflitam sobre o uso da literatura infantil na alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental anos iniciais. Para isso, o presente trabalho propõe uma abordagem metodológica para o 1º ano, visando incentivar o trabalho em sala de aula, considerando que o letramento literário no processo de alfabetização e letramento, possibilita a criança ser capaz de dialogar em qualquer tempo e em qualquer espaço com diferentes culturas. Palavras-chave: Literatura infantil; alfabetização; metodologia; reflexão; letramento.
HUMANIDADES e RELIGIÃO::Assuntos estéticos::Literatura