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Item 1984 e admirável mundo novo: uma análise comparativa(2017-08-25) Mombach, Vanessa VieiraAs obras distópicas 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley descrevem ambientes singulares, nos quais as sociedades já não possuem o livre arbítrio para tomar decisões, seja por conta da opressão ou mesmo por causa do condicionamento infringido aos indivíduos. Tanto Orwell quanto Huxley fazem, nessas obras, uma crítica à sociedade em que viviam, alertando as futuras gerações sobre os rumos da humanidade. Nessa perspectiva, o presente trabalho analisa de forma comparativa, ambos os romances, delimitando, para tanto, algumas categorias analíticas, como a configuração das sociedades, relações de poder, educação, cultura, linguagem e os personagens, analisando o enredo e relacionando as duas obras na tentativa de explicitar suas singularidades, similaridades e diferenças. Essa análise permitiu compreender como a ficção representa a realidade, o ser humano em sua busca por uma sociedade perfeita, impossível de ser construída. Nesse sentido, Orwell e Huxley souberam, como ninguém, tornar suas obras incrivelmente convincentes, fazendo com que o leitor sinta-se parte do ambiente por eles criado.Item Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon(2020-02-21) Santos, Josiane dosMuitas são as discussões a respeito do papel da escola na educação e do papel do professor no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, porém, é preciso ver a escola e o professor para além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. É necessário olhar além do que os olhos podem ver, pois muito mais do que ensinar conteúdos, é preciso ensinar os alunos a pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças para dar subsídios aos alunos para enfrentarem as adversidades da vida, sem esquecer da empatia e da ética. Os pensadores Henri Wallon e Paulo Freire têm estudos acerca deste tema e mostram como a afetividade está ligada à aprendizagem. Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Letras é uma pesquisa com metodologia bibliográfica das teorias de Wallon e Freire, que buscará analisar as teorias sobre afetividade desses dois autores. Suas teses buscam embasar a afirmação de que a afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos. O objetivo maior é o de pensar como se constrói laços de afetividade e como esses laços interferem no processo de ensino-aprendizagem, norteando assim a relação entre professor/aluno, discutindo a postura do professor.Item A afetividade e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de línguas(2013-04-04) Tobias, Bruna GarciaO presente trabalho visa identificar o papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de línguas, especialmente Língua Inglesa. A partir deste estudo, podemos perceber que a afetividade, juntamente com os demais aspectos socioafetivos que se fazem presentes na vida dos aprendizes de línguas, contribuem para o desenvolvimento do indivíduo e suas manifestações em sala de aula e a construção de um ambiente afetuoso depende de inúmeros elementos, principalmente do professor. Para entender melhor a questão, foi realizado um estudo com professores, aprendizes e acadêmicos de Letras através de questionários. Com isso, foram identificadas as influências da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de línguas, bem como no desenvolvimento cognitivo e emocional dos aprendizes.Item Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?(2013-04-04) Pott, AirtonAo estudar a fala em uso, a realidade da variação faz-se presente, e, como o objeto de estudos desse trabalho está vinculado à variação linguística, vale enfatizar que a Fundamentação Teórica está dividida em duas áreas – Sociolinguística e Fonética. A parte da Sociolinguística está dividida em cinco subtítulos, intitulados, respectivamente, como “Sociolinguística – Linguagem e Sociedade”, “As diferentes variações cabíveis à Sociolinguística”, “Variáveis extralinguísticas”, “Sexo, faixa etária, escolaridade e outras variáveis extralinguísticas” e “Velocidade de pronúncia e tom de voz – por que considerá-las?”. Os principais teóricos abordados dessa área são Paiva, Monteiro, Lyons, Bagno, entre outros. A parte da Fonética está dividida em três subtítulos, intitulados, respectivamente, como “A Fonética e seu campo de estudo”, “O sistema vocálico do português brasileiro” e “A elevação das vogais e e o pretônicas”. Os principais teóricos dessa área considerados nessa pesquisa são Viegas, Callou & Leite e, principalmente, Bisol. Na sequência, há a Metodologia, que é dividida em “Corpus”, “Coleta dos dados” e “Análise dos dados”, sendo a última subdividida em várias categorias voltadas às variáveis extralinguísticas, sobretudo ao grau de parentesco, que é novamente dividido em dez grupos. E, por último, são apresentadas as “Considerações finais”, cujas conclusões são voltadas aos principais resultados da pesquisa, incluindo curiosidades e resultados surpreendentes que a pesquisa possibilitou serem percebidos. Ainda há ressalvas a possíveis estudos futuros a respeito do alçamento das vogais e e o pretônicas.Item O amor é best-seller: uma análise sobre os romances de Nicholas Sparks(2014-04-28) Tjäder, Joyce ToscanoNicholas Sparks é representante da chamada literatura de massa, também conhecida por best-sellers. Este gênero se originou do romance, que tinha por objetivo entreter um novo público que surgia na Europa industrial, era um meio de fugir da realidade. Os best-sellers são escritos visando um público-alvo, eles são vistos por muitos como uma subliteratura justamente por não terem nenhum suporte acadêmico e por serem produzidos diretamente para o mercado. Em seus romances, Nicholas Sparks conta histórias variadas, só que com um mesmo tema, reutilizando elementos já consagrados de seus livros anteriores. Suas histórias são sempre sobre o amor, mas sobre ângulos diferentes. Nesse sentido, o presente trabalho visa caracterizar o gênero best-seller, contextualizar a vida do autor e encontrar algumas similaridades nos livros Diário de uma paixão, Um amor para recordar, Querido John e Um homem de sorte.Item Análise discursiva da BNCC: construção ou (des)construção da educação escolar pública brasileira?(2019-07-10) Jurach, IvaniseO interesse para desenvolver este trabalho emerge a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) instituída como referência para as escolas de educação básica brasileiras. Embora ela seja uma conquista em termos de respeito às leis que regem a educação brasileira, também podemos afirmar que há muitas questões não explícitas dentro dela que só conseguimos compreender por meio de uma leitura analítica. Por isso, o objetivo que está por trás da BNCC não é contribuir para um avanço na qualidade da educação básica. Iremos analisar algumas passagens deste documento sensibilizando para a produção dos efeitos de sentido que se produzem em determinados contextos de uso da língua. Para isso, tomamos como referencial teórico a Análise do Discurso (AD) de linha francesa, mobilizando noções como ideologia, discurso e materialismo histórico e autores como Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Nossas análises demonstram que o político da língua entra em jogo e opera com significados diferentes daquilo que parece ser quando se faz uma leitura superficial deste documento regida pelo senso comum. Desse modo, organizamos a estrutura deste trabalho da seguinte forma: após as considerações introdutórias, destacamos algumas noções teóricas da AD que serão abordadas ao longo da pesquisa. Na sequência, resumimos a parte histórica de elaboração dos documentos oficiais da educação que antecedem à BNCC ressaltando que a língua está inscrita na história. Partimos, então, para as análises propriamente ditas, chegando a uma breve conclusão desses estudos.Item Uma análise do conto "Felicidade clandestina" sob a ótica da estética da recepção(2013-04-04) Eggers, Fernanda Martins BuenoA Literatura contribui muito para o desenvolvimento das capacidades leitoras do aluno, ao mesmo tempo em que amplia seus horizontes linguísticos, culturais e pessoais. O ensino, há mais de um século, vem sendo feito sempre do mesmo modo: privilegiando o aspecto cronológico da história literária. Tentando modificar algo nessa metodologia é que se propõe esta pesquisa bibliográfica, buscando na “Teoria da recepção” de Hans Robert Jauss (1979) alternativas para a apresentação do conto Felicidade clandestina de Clarice Lispector de forma satisfatória ao seu público leitor.Item Comerciais da Polar Export: bairrismo e efeitos de sentido(2013-04-04) Santos, Luana Rodrigues dosNesta monografia, discorremos sobre os possíveis efeitos de sentido produzidos pelos sujeitos a partir de enunciados publicitários da cerveja Polar Export. A pesquisa está ancorada na teoria de Análise do Discurso francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux nos anos 60. Dessa forma, nossa proposta mobiliza para as análises os conceitos fundamentais da referida teoria, bem como trabalha numa interface com outras áreas do conhecimento, tais como as manifestações culturais, a publicidade e propaganda.Item Como os afro-descendentes são retratados nos filmes norte-americanos de diferentes épocas(2017-07-25) Ribas, Mathias BuenoSabe-se da importância do papel e da contribuição do negro para a construção da sociedade, entretanto, ainda existe um preconceito velado por esta etnia, que também está presente nos filmes. Na maioria dos filmes, o afrodescendente foi estereotipado, sendo tratado muitas vezes como um mero objeto, não tendo seu devido reconhecimento como um dos pilares da sociedade. Através dos filmes Preciosa, Django Livre e 12 anos de Escravidão será possível analisar aspectos da cultura desta raça que foram de grande relevância para a construção da identidade do povo, assim como sua participação nos filmes. Em um primeiro momento. será realizada uma incursão pela trajetória da Cultura Negra e mostrado seu legado cultural. No segundo capítulo, será analisado o papel da mídia, pois o mesmo foi retratado ora como um ser submisso, ora com um ser selvagem, lascivo. Ainda será enfatizado que alguns escritores utilizaram os filmes como arma de combate para denunciar os abusos que eram cometidos contra esta etnia. Finalizando, o terceiro capítulo realiza um estudo sobre os filmes afrodescendentes que foram de grande destaque para os norte-americanos, e também como está sendo a atuação do negro no mercado da mídia contemporâneo.Item Os contos de fadas modernos: uma análise de "Peter Pan" e "O mágico de Oz"(2023-02-07) Christmann, AndressaAs relações entre literatura e a escola compartilham de algo em comum: a natureza formativa. As obras literárias, neste caso Peter Pan e O Mágico de OZ, possibilitam leituras para o autoconhecimento e objetivos da vida, formando cidadãos críticos, visto que uma das funções da literatura é abrir a porta ao imaginário humano. Por conseguinte, compreender como a literatura infanto-juvenil estimula a leitura de livros literários faz parte da problematização deste trabalho, visto que é nos anos iniciais da educação básica que o aluno terá maior interesse pela leitura. Considerando isso, o trabalho tem por objetivo abordar a literatura infanto-juvenil e mostrar que é possível realizar sequências didáticas a partir de narrativas modernas. O trabalho é de cunho bibliográfico, evidenciando os autores como: Coelho (1991), (2000), Colomer (2017), Zilberman (2003), Corso e Corso (2006) e Cosson (2021). Em relação às obras a serem analisadas, destacam-se, especificamente, os autores Barrie (2012) e Baum (2020). Para pensar o planejamento e sequência didática, apresenta-se, ao final, nos resultados, uma proposta metodológica de utilização das duas referidas obras de Rildo Cosson (2009).Item De oceanos a desertos : a receita de mulher na lírica de Vinicius de Moraes(2019-09-04) Oliveira, Francieli MeottiEste trabalho retrata a representação da figura feminina nas obras de Vinicius de Moraes. Apresentar um análise sobre cinco obras poéticas e três obras musicais nas quais pretende-se analisar os retratos de mulher na lírica, sendo que a mulher, através de sua representação, tem sido foco de estudos e trabalhos na área de Letras, assim como é fonte inspiradora para o autor em questão. Estuda-se, portanto, esse poeta, partindo da concepção de amor, sendo esta, transposta no sensualismo de suas obras através das palavras que remetem ao erotismo em sua poesia. Primeiramente será apresentada a trajetória poética – literária e musical - desse escritor. Ainda no contexto de estudo sobre a representação da mulher, será apresentado um estudo sobre a lírica moderna, um estudo sobre a própria literatura e sua natureza e, nesse sentido também, um estudo sobre a poesia e seus conceitos. Para a realização deste trabalho, partiu-se de uma análise teórica que foi embasada em autores, tais como Almeida (1597-1655); Bosi (2015); Candido (2010); Castro (1990); Cunha (1997); Chevalier (2007); Ferraz (2009); Ferreira (2010); Forte (1995); Friedrich (1978); Goldstein (2004); Jobim (2006); Junqueira (2005); Malta (2019); Med (1996); Moisés (1989) e Moraes (2006, 2008 e 2012). Por meio deste trabalho, se verifica que Vinicius de Moraes nos apresenta as várias facetas das mulheres, sendo que estas facetas, muitas vezes, estão presentes em uma única mulher. O autor, através da influencia da lírica-amorosa, que é a base de composições de suas obras, consegue nos mostrar a valorização que o eu lírico nos apresenta nesse ser feminino, enaltecendo a mulher através de sua beleza, de seu pensar, de seu agir, entre tantos outros fatores que ele nos expõe.Item Discussões a respeito do ensino de língua estrangeira na educação infantil(2013-09-17) Atkinson, AndréiaEste trabalho busca colaborar com estudos sobre a importância do ensino/aprendizado de língua estrangeira (língua inglesa, neste caso) na educação infantil. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para que se pudesse obter embasamento a respeito do processo de aquisição e aprendizagem de um segundo idioma. Inclui também dados de estudos recentes da neurociência sobre o assunto, para que se possa pensar este ensino levando em consideração questões biológicas, e refletir sobre possíveis influências que isto pode ou não exercer sobre as crianças. Foi realizada também pesquisa qualitativa com professores e fonoaudiólogos, que trouxeram contribuições relevantes sobre o assunto. Através deste trabalho podemos verificar se algumas afirmações são verdadeiras ou não, e se este ensino/aprendizagem deve ser encorajado ou não.Item Dos materiais didáticos utilizados para o ensino de língua inglesa na educação infantil em escolas de idiomas(2017-07-25) Maronn, Tatiele KarineA pesquisa busca analisar quatro livros didáticos pertencente a educação infantil, inglês, em quatro diferentes escolas de idiomas da cidade de Santo Ângelo-RS, evidenciando diferenças nos materiais das escolas de idiomas entre as faixas etárias; abordagem e a metodologia estão explícitas nos materiais; se é possível analisar as metodologias das escolas através de seus livros didáticos; e se o material propõe interatividade. Foi utilizado como procedimento de coleta de informações, uma análise documental dos materiais que foram disponibilizados por duas escolas e também duas escolas de idiomas disponibilizam para análise através do site da escola, juntamente com uma pesquisa bibliográfica para compreender melhor o entendimento e a percepção de estudiosos e autores a respeito dos materiais didáticos utilizados na educação infantil, como as demais teorias de aprendizagem. Através desta pesquisa realizada com base nos livros didáticos, podemos observar as principais abordagens utilizadas em diferentes materiais, juntamente do método das escolas e o quanto se faz importante uma boa escolha de materiais, principalmente quando se trata da educação infantil, onde o livro precisa ser lúdico, comunicativo, e propiciar, ao aluno e professor, ferramentas capazes de guiá-los da melhor maneira possível ao ensino de uma segunda língua, oportunizando interatividade e flexibilidade nas aulas de inglês.Item Ensino de leitura em língua inglesa através das histórias em quadrinhos(2014-10-17) Schuster, Ana MariaO objetivo deste estudo é discutir sobre a importância da leitura na língua materna e da segunda língua. esta pesquisa mostra possíveis estratégias que podem contribuir e facilitar a compreensão dos alunos quanto à leitura das histórias em quadrinhos em língua inglesa. os ensinos das estratégias de leitura oportunizou a produção de muitos textos desse gênero textual. Os resultados foram satisfatórios, pois considerações importantes a respeito da aprendizagem da língua estrangeira foram obtidas.Item Ensino de língua inglesa na escola pública e democrática(2017-07-25) Vollmer, Estéfani Tainá BrittesConsiderada a fragilidade e limitação do ensino de língua inglesa na escola pública, este trabalho apresenta um estudo que investiga e explora discussões teóricas acerca do contexto sócio histórico da escola pública e democrática, bem como, sua especificidade, relacionando a com o ensino de Língua Inglesa. Através deste estudo relacionamos o contexto social do ensino/aprendizagem de língua inglesa ao da educação brasileira diante da história, buscando entender seus empecilhos, impactos e desafios. A análise desse trabalho proporcionou o entendimento da ingenuidade em que se constroem as práticas no ensino de língua inglesa na escola, que acontece em decorrência da herança colonizada, autoritária e discriminatória construídas nas relações de poder, e evidencia a necessidade de se construir meios em que o ensino possa ser mais emancipador, de modo que o próprio ensino de Língua Inglesa possa contribuir para tanto.Item Fatores de textualidade em textos chargísticos(2013-04-04) Santos, Fabiane Facco dosNeste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são analisados os fatores de textualidade e como se dá a leitura e interpretação de charges, a partir da construção de sentidos produzidos na leitura de textos chargísticos. A leitura é muito mais que compreender o que está escrito com letras. Significa entender o que está nas entrelinhas, intertextualizar, contextualizar, compreender as muitas linguagens, construir significados. E a charge, por ser um texto dinâmico, significativo utiliza os fatores de textualidade. Para fundamentar teoricamente este trabalho de pesquisa, buscou-se a contribuição de autores como Broncardt, Macuschi, Koch para conceituar linguagem, língua, texto, fatores de textualidade, gêneros textuais e implícitos/explícitos a partir de princípios da Linguística Textual e da Semântica. As análises mostram que o gênero charge é complexo e envolve vários mecanismos em sua produção, e para compreendê-lo é fundamental que o leitor tenha conhecimento que o texto não se constitui de frases isoladas, mas que é uma unidade de sentidos, um todo significativo, e que os fatores de textualidade são mecanismos da textualidade.Item Formação continuada: espaço para desenvolver habilidades e competências de leitura(2013-04-08) Locatelli, Catiane Prestes do AmaralEste trabalho de conclusão de curso constitui-se em uma pesquisa bibliográfica focalizando o tema - Formação continuada: espaço para desenvolver habilidades e competências de leitura - pesquisa a leitura a partir da concepção sócio-interativa. Parte da perspectiva de que o pleno domínio da leitura é condição para a preparação básica para o trabalho e para a conquista da cidadania do educando. Para tanto, busca aprofundar conhecimentos que promovam o desenvolvimento da competência leitora, exigida pela sociedade atual. De acordo com os pressupostos teóricos deste estudo, entender concepções de leitura, objetivos e estratégias de leitura são alguns dos aspectos fundamentais para nortear a prática pedagógica do professor, uma vez que o processo ensino-aprendizagem, em todas as áreas do saber, tem como pressuposto o desenvolvimento da competência leitora. Em um trabalho que pretende desenvolver a competência leitora, o professor precisa estar consciente que também se faz necessário considerar a questão do desenvolvimento da sensibilidade, da afetividade, para que o aluno sinta-se envolvido em um ambiente que prioriza a prática da leitura. A partir de tais considerações, este estudo busca propiciar reflexões aos professores da escola Adventista de Ijuí, sobre a prática da leitura na sala de aula. Para tanto, este trabalho apresenta uma fundamentação teórica para embasar práticas de leitura que serão trabalhadas em uma Oficina de Leitura a ser oferecida aos professores da referida escola, pois a Oficina contemplará princípios organizadores do desenvolvimento de habilidades de leitura e da competência leitora.Item O gênero ntextual Fanfiction(2017-07-25) Doneda, LeticiaO presente trabalho propõe a análise e reflexão sobre o gênero fanfiction, suas características, estilo, composição e tema, através de pesquisa, observação e teoria fundamentada. Tenta compreender as relações entre o escritor de fanfiction, o leitor de fanfiction e a obra original. Procura entender as especificidades deste gênero, bem como as suas possibilidades. Posteriormente, através de observação e teoria fundamentada, foi feita uma análise de duas fanfictions sobre o tema Harry Potter retiradas do site fanfiction.net, uma em língua inglesa e outra em língua portuguesa, após foi feita uma comparação entre as duas e relacionando com a obra original. Foi possível identificar e listar várias características do gênero e tirar conclusão sobre a análise das duas fics.Item O gênero textual fanfiction e a formação de leitores(2022-10-06) Matos, Geórgia AndréaA pesquisa explora o gênero fanfiction como um fenômeno cultural e literário, analisando de que maneira ele pode e tem guiado crianças e adolescentes a se tornarem leitores. Aborda características do gênero, desde sua origem à influência na cultura popular até os dias atuais. Descreve a relação do gênero com a tecnologia e expõe como a fanfiction se insere nas práticas de letramento e multiletramentos. O tema é relacionado com o ensino, constatando que a BNCC o considera como um gênero textual digital, que contribui para a aprendizagem. Posteriormente, é proposta uma sequência didática para a disciplina de língua portuguesa, visando as habilidades e conteúdos de uma turma de 6º ano. Constatou-se que a fanfiction deve ser abordada em sala de aula, pois é uma forma de aproximar o universo do aluno com o aprendizado.Item A importância da música no ensino de língua inglesa(2013-04-04) Trage, Jonathan EltonO Presente trabalho tem como objetivo tornar evidente a importância da música no ensino de língua inglesa e seus efeitos benéficos à aquisição da língua estrangeira. A escolha do tema emergiu de observações realizadas nos alunos que nestes quase dez anos puderam ser observados em sala de aula. Nestas observações tornou-se claro a facilidade na aquisição do Inglês demonstrada pelos estudantes que evidenciavam maior prazer com o contato da música e eram expostos diariamente à música que era um tipo de estímulo ao aprendizado involuntário. Estes demonstravam maior vocabulário e certa facilidade aparente com a pronúncia das palavras. Entendendo esta verdade torna-se necessário despertar para uma reflexão sobre o uso da música no ensino e utilizar melhor esta ferramenta admirável. Pretendemos provocar no leitor a percepção destas verdades através de um embasamento teórico a partir de várias leituras, de uma pesquisa de campo com alunos de diversas faixas etárias e seu sucesso com a utilização da música no aprendizado individual.
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