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    Preconceito linguístico: definição, impactos e desafios no contexto educacional
    (2024-03-25) Viebrantz, Airton Cristiano
    Ainda no século XXI, encontra-se evidente na sociedade o preconceito linguístico, que frequentemente passa despercebido, colocando certos padrões de linguagem em uma posição inferior em relação aos mais prestigiados. Destaca-se, portanto, a importância de compreender e integrar esse fenômeno ao contexto educacional, ressaltando a necessidade de os educadores estarem cientes e enfrentarem essa realidade, especialmente durante os estágios de formação. O objetivo do estudo é, portanto, compreender a natureza desse preconceito e explorar estratégias para enfrentá-lo na educação básica. A pesquisa bibliográfica é utilizada como metodologia, recorrendo a autores como Marcos Bagno, Ferdinand de Saussure e Louis-Jean Calvet para embasar o trabalho. O trabalho reitera a importância da atuação do professor de Língua Portuguesa na escola no combate ao preconceito linguístico, ao abordá-lo em sala de aula e discutir com seus estudantes suas causas e consequências. Palavras-Chave: Sociolinguística. Variação linguística. Escola. Preconceito linguístico. Atuação docente.
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    Os contos de fadas modernos: uma análise de "Peter Pan" e "O mágico de Oz"
    (2023-02-07) Christmann, Andressa
    As relações entre literatura e a escola compartilham de algo em comum: a natureza formativa. As obras literárias, neste caso Peter Pan e O Mágico de OZ, possibilitam leituras para o autoconhecimento e objetivos da vida, formando cidadãos críticos, visto que uma das funções da literatura é abrir a porta ao imaginário humano. Por conseguinte, compreender como a literatura infanto-juvenil estimula a leitura de livros literários faz parte da problematização deste trabalho, visto que é nos anos iniciais da educação básica que o aluno terá maior interesse pela leitura. Considerando isso, o trabalho tem por objetivo abordar a literatura infanto-juvenil e mostrar que é possível realizar sequências didáticas a partir de narrativas modernas. O trabalho é de cunho bibliográfico, evidenciando os autores como: Coelho (1991), (2000), Colomer (2017), Zilberman (2003), Corso e Corso (2006) e Cosson (2021). Em relação às obras a serem analisadas, destacam-se, especificamente, os autores Barrie (2012) e Baum (2020). Para pensar o planejamento e sequência didática, apresenta-se, ao final, nos resultados, uma proposta metodológica de utilização das duas referidas obras de Rildo Cosson (2009).
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    Mulheres em cena: um olhar sobre a representatividade feminina na literatura
    (2022-10-06) Lima, Tainara de
    Este artigo propõe-se a estudar a temática das mulheres na literatura, e tem como objetivo principal analisar a construção do feminino no universo literário, refletindo sobre como as mulheres ajudaram na consolidação da literatura. O trabalho foi feito através de um levantamento bibliográfico e o estudo aborda grandes nomes que marcaram a literatura, seja como autoras ou como personagens. A literatura permite que o leitor reflita sobre a realidade humana e seu comportamento social. Assim, as representações que são construídas pela literatura têm suma importância na construção identitária do indivíduo, por isso, é extremamente importante que se discuta sobre como as mulheres são representadas nas obras literárias.
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    O gênero textual fanfiction e a formação de leitores
    (2022-10-06) Matos, Geórgia Andréa
    A pesquisa explora o gênero fanfiction como um fenômeno cultural e literário, analisando de que maneira ele pode e tem guiado crianças e adolescentes a se tornarem leitores. Aborda características do gênero, desde sua origem à influência na cultura popular até os dias atuais. Descreve a relação do gênero com a tecnologia e expõe como a fanfiction se insere nas práticas de letramento e multiletramentos. O tema é relacionado com o ensino, constatando que a BNCC o considera como um gênero textual digital, que contribui para a aprendizagem. Posteriormente, é proposta uma sequência didática para a disciplina de língua portuguesa, visando as habilidades e conteúdos de uma turma de 6º ano. Constatou-se que a fanfiction deve ser abordada em sala de aula, pois é uma forma de aproximar o universo do aluno com o aprendizado.
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    Perspectivas para a introdução da língua inglesa na educação infantil
    (2020-05-06) Carmo, Carolina Stroschone do
    O número de escolas e programas bilíngues ao redor do Brasil parece vir tomando uma maior proporção, em termos de reconhecimento, especialmente em relação a programas bilíngues oferecidos por escolas particulares. No entanto, nesse cenário em que a Língua Inglesa é cada vez mais requisitada, percebe-se uma desproporção entre as escolas particulares e públicas no país, em função de que, enquanto no cenário da rede privada a disciplina de língua inglesa é oferecida desde a Educação Infantil, no contexto da rede pública, isso ocorre somente a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo deste estudo é compreender até que ponto introduzir uma língua estrangeira nos primeiros anos da infância alcança os objetivos esperados. Para isso, recorremos à bibliografia da área, buscando alinhar diferentes perspectivas no que diz respeito à temática, bem como triangular os dados com o olhar de docentes de língua inglesa quanto ao tema. Resultados sugerem que, apesar de algumas divergências na literatura, uma significativa parte dos pesquisadores em Linguística Aplicada aponta que as crianças mais jovens têm grandes vantagens na aquisição da segunda língua por causa do seu comportamento frente a ela e por seu cérebro ainda estar em desenvolvimento, sendo mais suscetível às mudanças se comparado a uma idade mais avançada, sendo este também o ponto de vista dos docentes entrevistados. Dessa forma, este estudo pode ser relevante para a área, uma vez que, frente a esses resultados, é possível que se esteja introduzindo a disciplina em um momento relativamente tardio nas escolas públicas brasileiras, favorecendo, cada vez mais, um cenário de exclusão social, seja ainda na infância, seja na idade adulta.
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    Significações do luto em O lado fatal de Lya Luft
    (2020-03-13) Godoy, Leandro de
    Este trabalho pretende analisar e problematizar imagens e significações do luto presentes na obra O lado fatal, de Lya Luft. Para tanto, buscou-se, na construção dos poemas, imagens de morte, ausência, memória e aceitação, que podem fazer parte do processo de luto. Dessa forma, encontrou-se apoio teórico na psicanálise, por meio das obras de Sigmund Freud e Elizabeth Kübler-Ross, que propiciaram a compreensão do luto e de como ele afeta as pessoas. A teoria da interpretação, de Paul Ricoeur e Umberto Eco, forneceu o aporte teórico para sustentar as possibilidades interpretativas, que são inúmeras, porém não infinitas. Sendo assim, por meio da análise dos poemas, buscou identificar e compreender as imagens ligadas ao luto de forma a perceber como o eu lírico lida com elas nesse seu processo próprio, indo da negação à aceitação, de uma dor que passa de insuportável a tolerável. A dor talvez nunca cesse, mas ao fim desse processo ritualístico, se tem a compreensão de que é necessário se reinventar e continuar.
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    Afetividade e aprendizagem: uma relação entre professor e aluno a partir de Paulo Freire e Henri Wallon
    (2020-02-21) Santos, Josiane dos
    Muitas são as discussões a respeito do papel da escola na educação e do papel do professor no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, porém, é preciso ver a escola e o professor para além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. É necessário olhar além do que os olhos podem ver, pois muito mais do que ensinar conteúdos, é preciso ensinar os alunos a pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças para dar subsídios aos alunos para enfrentarem as adversidades da vida, sem esquecer da empatia e da ética. Os pensadores Henri Wallon e Paulo Freire têm estudos acerca deste tema e mostram como a afetividade está ligada à aprendizagem. Este trabalho de conclusão do curso de licenciatura em Letras é uma pesquisa com metodologia bibliográfica das teorias de Wallon e Freire, que buscará analisar as teorias sobre afetividade desses dois autores. Suas teses buscam embasar a afirmação de que a afetividade influencia a aprendizagem, ou seja, a boa relação professor-aluno melhora a aprendizagem de maneira significativa, melhora até mesmo situações comportamentais dos alunos. O objetivo maior é o de pensar como se constrói laços de afetividade e como esses laços interferem no processo de ensino-aprendizagem, norteando assim a relação entre professor/aluno, discutindo a postura do professor.
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    O papel atribuído às mulheres nos comerciais televisivos : uma análise discursiva e cronológica
    (2019-09-04) Agostini, Joana
    O presente trabalho apresenta uma análise discursiva com o intuito de refletir sobre a questão das construções do discurso em torno da representação da mulher e da desigualdade de gênero em diversos aspectos existentes há tempos, na sociedade. Para realizar esta análise, foi preciso um embasamento teórico que englobou autores como Barthes (1982), Cobra (1990), Kotler (2000), Pêcheux (1975, 1990 e 2001), Pereira (2006), Randazzo (1996), Teles (1999) e Orlandi (2002). O trabalho se encontra dividido por subtítulos; no primeiro são apresentados alguns conceitos sobre a Análise do Discurso (AD) na interface da vertente francesa. Além disso, salienta-se um estudo sobre as relações de gênero e a questão do feminino no espaço midiático. Para estruturar a análise, foi feito um estudo sobre o movimento feminista e, por fim, uma análise de algumas propagandas com base nos estudos da AD. Por fim, o estudo em questão mostra quais são as Formações Discursivas (FD) materializadas no texto das propagandas e também verifica que, com o passar dos anos, algumas mudanças aconteceram no âmbito das propagandas, porém, o modo tradicional de criá-las ainda impera.
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    De oceanos a desertos : a receita de mulher na lírica de Vinicius de Moraes
    (2019-09-04) Oliveira, Francieli Meotti
    Este trabalho retrata a representação da figura feminina nas obras de Vinicius de Moraes. Apresentar um análise sobre cinco obras poéticas e três obras musicais nas quais pretende-se analisar os retratos de mulher na lírica, sendo que a mulher, através de sua representação, tem sido foco de estudos e trabalhos na área de Letras, assim como é fonte inspiradora para o autor em questão. Estuda-se, portanto, esse poeta, partindo da concepção de amor, sendo esta, transposta no sensualismo de suas obras através das palavras que remetem ao erotismo em sua poesia. Primeiramente será apresentada a trajetória poética – literária e musical - desse escritor. Ainda no contexto de estudo sobre a representação da mulher, será apresentado um estudo sobre a lírica moderna, um estudo sobre a própria literatura e sua natureza e, nesse sentido também, um estudo sobre a poesia e seus conceitos. Para a realização deste trabalho, partiu-se de uma análise teórica que foi embasada em autores, tais como Almeida (1597-1655); Bosi (2015); Candido (2010); Castro (1990); Cunha (1997); Chevalier (2007); Ferraz (2009); Ferreira (2010); Forte (1995); Friedrich (1978); Goldstein (2004); Jobim (2006); Junqueira (2005); Malta (2019); Med (1996); Moisés (1989) e Moraes (2006, 2008 e 2012). Por meio deste trabalho, se verifica que Vinicius de Moraes nos apresenta as várias facetas das mulheres, sendo que estas facetas, muitas vezes, estão presentes em uma única mulher. O autor, através da influencia da lírica-amorosa, que é a base de composições de suas obras, consegue nos mostrar a valorização que o eu lírico nos apresenta nesse ser feminino, enaltecendo a mulher através de sua beleza, de seu pensar, de seu agir, entre tantos outros fatores que ele nos expõe.
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    Posto, pressuposto e subentendido no discurso político: uma análise a partir de manchetes de jornais
    (2019-07-10) Camini, Taís
    Este artigo apresenta uma análise discursiva de manchetes de jornais, presentes tanto na capa, quanto no interior dos mesmos, em dois jornais de circulação gaúcha, Zero Hora e Correio do Povo, entre os meses de setembro a outubro de 2018. Pesquiso à luz dos estudos da semântica, da pragmática da enunciação e do discurso, pensando na utilização dos pressupostos, subentendidos e postos presentes nas manchetes, referentes ao período político. Considero a análise da semântica e da pragmática pois esses elementos em manchetes de jornais dão ênfase no texto, contexto, situação de produção, discurso, efeito de sentido e influência dos mesmos em seus leitores. Em uma apreciação comparativa/contrastiva do material, no corpus selecionado para análise, busco identificar o discurso adotado pelos meios de comunicação, baseada nos estudos de Antunes (2010), Austin (1990), Benveniste (2005), Ducrot (1977) e Fiorin (2002 – 2004). Uma das conclusões desse estudo é que as manchetes, muitas vezes, posicionam os sujeitos –leitor- no processo de enunciação, induzindo-os e deixando clara, por consequência, suas intenções. Finalmente, trago a conclusão das análises, ressaltando o fato de que os dois meios de comunicação possuem abordagens diferentes ao mesmo fato noticiado. Observo que os discursos presentes nos jornais Zero Hora e Correio do Povo são diferentes pois, na maioria das vezes, fica perceptível, marcada a sua opinião, sem neutralidade.
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    Análise discursiva da BNCC: construção ou (des)construção da educação escolar pública brasileira?
    (2019-07-10) Jurach, Ivanise
    O interesse para desenvolver este trabalho emerge a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) instituída como referência para as escolas de educação básica brasileiras. Embora ela seja uma conquista em termos de respeito às leis que regem a educação brasileira, também podemos afirmar que há muitas questões não explícitas dentro dela que só conseguimos compreender por meio de uma leitura analítica. Por isso, o objetivo que está por trás da BNCC não é contribuir para um avanço na qualidade da educação básica. Iremos analisar algumas passagens deste documento sensibilizando para a produção dos efeitos de sentido que se produzem em determinados contextos de uso da língua. Para isso, tomamos como referencial teórico a Análise do Discurso (AD) de linha francesa, mobilizando noções como ideologia, discurso e materialismo histórico e autores como Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Nossas análises demonstram que o político da língua entra em jogo e opera com significados diferentes daquilo que parece ser quando se faz uma leitura superficial deste documento regida pelo senso comum. Desse modo, organizamos a estrutura deste trabalho da seguinte forma: após as considerações introdutórias, destacamos algumas noções teóricas da AD que serão abordadas ao longo da pesquisa. Na sequência, resumimos a parte histórica de elaboração dos documentos oficiais da educação que antecedem à BNCC ressaltando que a língua está inscrita na história. Partimos, então, para as análises propriamente ditas, chegando a uma breve conclusão desses estudos.
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    Tecnologias de informação e comunicação no ensino de língua Inglesa: uma análise do discurso de futuros professores de línguas
    (2019-07-10) Vargas, Rosana Souza de
    Estudos como os de Lightbown e Spada (2013), apontam que o ensino da Língua Inglesa (LI) como segunda língua vem sendo ofertado pelas instituições públicas através de abordagens tradicionais de ensino. Desse modo, como um modo alternativo à acepção tradicional de ensino salientada, vejo as Tecnologias de Informação e Comunicação (doravante TIC), como criações que atuam na condição de parceiras intelectuais dos sujeitos, fornecendo-lhes elementos que, sob uma perspectiva crítica, auxiliam-nos a agir no mundo (MIRANDA, 2007; JONASSEN, 2000; KURTZ, 2015; FREITAS, 2010; WERTSCH, 2002). Assim, o objetivo desse trabalho é investigar e analisar os discursos estabelecidos de futuros professores de cursos de licenciatura em Letras – Português e Inglês, em universidades comunitárias, componentes do COMUNG-RS, localizadas no Rio Grande do Sul, buscando entender como ocorre a formação dos futuros docentes em língua inglesa e os processos de ensino-aprendizagem que a envolvem. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, enquanto método de cunho qualitativo, empreando a análise textual discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), como método de análise de dados. Dessa forma, como resultado, os discursos revelam que a formação dos futuros professores envolvidos engloba a discussão acerca das TIC, mas não de forma satisfatória, revelando em suas práticas, que os futuros profissionais tendem a uma perspectiva técnica de ensino sobre as TIC. O meio pelo qual tal viés possa ser abandonado, é que a formação de professores considere um ensino transversal a partir das TIC, não apenas em disciplinas isoladas e ainda que seja realizado por meio de todos os profissionais envolvidos.
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    A literatura infanto-juvenil no período ditatorial: os discursos metafóricos nas obras de Ana Maria Machado.
    (2019-07-10) Ávila, Daniela Schardong
    A literatura constitui-se enquanto uma ferramenta transformadora e proporcionadora da realidade que, muitas vezes, é negligenciada. Ela indica concepções do homem e mundo em diferentes realidades, destacando momentos históricos, sociais, políticos e culturais (ZILBERMAN, 2003). Diante da inserção da criança no contexto social, um olhar especial para a literatura infantil foi levado em consideração, além da evolução que a escola passou até chegar em sua configuração contemporânea, está que será problematizado neste trabalho, uma vez que será indicado a importância e evolução da literatura como uma ferramenta transformadora. Com isso, constituiu-se a literatura infanto-juvenil que conhecemos atualmente, visto sua inserção dentro do ambiente educacional, local de integração dos sujeitos e de transformação social. É justamente considerando isso que este trabalho tem como objetivo destacar o caráter transformador da literatura infanto-juvenil, visto sua importância como elemento que resulta em uma formação de determinada consciência de mundo (COELHO, 2000). Nesse sentido, este artigo tem como metodologia a revisão bibliográfica, evidenciando Zilberman (2003), Coelho (2000), Souza (2013) e Abramovich (2008) no que tange à literatura, Silva (2014) e Sader (1990) destacando o período ditatorial, e Goldstein (2004), Moisés (2012) e Davidson (1992) representando a significação de metáfora e seus empregos. Há também a análise de duas obras infantis escritas durante o período ditatorial que caracterizam a literatura como fundamental no processo de informar o leitor, mesmo que metaforicamente, trazendo à discussão o que estaria ocorrendo em sua sociedade. Alguns livros e autores, mesmo crivados pela censura, tiveram “voz” nas entrelinhas de suas criações, como é o caso de Ana Maria Machado, na época exilada, e de suas obras Raul da Ferrugem Azul (1979) e Era uma vez um tirano (1982), ambas escritas nos últimos anos de ditadura do Brasil.
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    Linguagem e vida: uma reflexão a partir de “Os amores difíceis” de Italo Calvino
    (2019-07-10) Bach, Mariane Moser
    O presente trabalho busca compreensões sobre linguagem e o mundo da vida por meio da obra literária “Os amores difíceis” de Italo Calvino, utilizando-se de três contos do livro: “A aventura de um soldado”, “A aventura de um empregado de escritório” e “A aventura de um fotógrafo”. Para tanto, realizou-se uma análise sobre a linguagem e seus desdobramentos e relações com a interpretação, a identidade e a fotografia, retratadas na cotidianidade representada no livro e que aqui foram abordadas em uma reflexão mais abrangente. Esta análise se fundamentou na perspectiva da fenomenologia hermenêutica, entendendo a análise como uma leitura ou interpretação situada em um tempo histórico e, portanto, acessível mediante a linguagem. Por fim, concluiu-se que a linguagem perpassa todas as questões da nossa existência. Ela se manifesta de diferentes maneiras, seja pela fala, pela expressão corporal ou pela fotografia, mas independentemente do caminho que tome para chegar a nós como compreensão, sempre estará na dependência da interpretação e relacionando-se com um determinado tempo, cultura, sociedade. Constatou-se, ainda, a riqueza de entendimentos sobre o mundo da vida a partir de um exercício interpretativo que estabeleceu pontes entre o nosso mundo e o mundo da arte literária.
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    1984 e admirável mundo novo: uma análise comparativa
    (2017-08-25) Mombach, Vanessa Vieira
    As obras distópicas 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley descrevem ambientes singulares, nos quais as sociedades já não possuem o livre arbítrio para tomar decisões, seja por conta da opressão ou mesmo por causa do condicionamento infringido aos indivíduos. Tanto Orwell quanto Huxley fazem, nessas obras, uma crítica à sociedade em que viviam, alertando as futuras gerações sobre os rumos da humanidade. Nessa perspectiva, o presente trabalho analisa de forma comparativa, ambos os romances, delimitando, para tanto, algumas categorias analíticas, como a configuração das sociedades, relações de poder, educação, cultura, linguagem e os personagens, analisando o enredo e relacionando as duas obras na tentativa de explicitar suas singularidades, similaridades e diferenças. Essa análise permitiu compreender como a ficção representa a realidade, o ser humano em sua busca por uma sociedade perfeita, impossível de ser construída. Nesse sentido, Orwell e Huxley souberam, como ninguém, tornar suas obras incrivelmente convincentes, fazendo com que o leitor sinta-se parte do ambiente por eles criado.
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    O gênero ntextual Fanfiction
    (2017-07-25) Doneda, Leticia
    O presente trabalho propõe a análise e reflexão sobre o gênero fanfiction, suas características, estilo, composição e tema, através de pesquisa, observação e teoria fundamentada. Tenta compreender as relações entre o escritor de fanfiction, o leitor de fanfiction e a obra original. Procura entender as especificidades deste gênero, bem como as suas possibilidades. Posteriormente, através de observação e teoria fundamentada, foi feita uma análise de duas fanfictions sobre o tema Harry Potter retiradas do site fanfiction.net, uma em língua inglesa e outra em língua portuguesa, após foi feita uma comparação entre as duas e relacionando com a obra original. Foi possível identificar e listar várias características do gênero e tirar conclusão sobre a análise das duas fics.
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    Como os afro-descendentes são retratados nos filmes norte-americanos de diferentes épocas
    (2017-07-25) Ribas, Mathias Bueno
    Sabe-se da importância do papel e da contribuição do negro para a construção da sociedade, entretanto, ainda existe um preconceito velado por esta etnia, que também está presente nos filmes. Na maioria dos filmes, o afrodescendente foi estereotipado, sendo tratado muitas vezes como um mero objeto, não tendo seu devido reconhecimento como um dos pilares da sociedade. Através dos filmes Preciosa, Django Livre e 12 anos de Escravidão será possível analisar aspectos da cultura desta raça que foram de grande relevância para a construção da identidade do povo, assim como sua participação nos filmes. Em um primeiro momento. será realizada uma incursão pela trajetória da Cultura Negra e mostrado seu legado cultural. No segundo capítulo, será analisado o papel da mídia, pois o mesmo foi retratado ora como um ser submisso, ora com um ser selvagem, lascivo. Ainda será enfatizado que alguns escritores utilizaram os filmes como arma de combate para denunciar os abusos que eram cometidos contra esta etnia. Finalizando, o terceiro capítulo realiza um estudo sobre os filmes afrodescendentes que foram de grande destaque para os norte-americanos, e também como está sendo a atuação do negro no mercado da mídia contemporâneo.
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    Metodologias ativas para o ensino de língua estrangeira
    (2017-07-25) Veit, Simoní C. H.
    O presente trabalho investiga as metodologias ativas e suas possibilidades para o ensino de língua estrangeira. Para a realização desse trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica na literatura especializada bem como nas referências legais brasileiras. No primeiro capítulo é apresentada uma definição de metodologias ativas e o estado de sua arte. O segundo capítulo apresenta as competências e habilidades para o ensino de língua estrangeira no Ensino Médio que podem ser potencializadas com o emprego dessas metodologias, a partir da leitura dos PCN, BNCC, LDB e nas Orientações Curriculares Nacionais. O terceiro e último capítulo apresenta como as metodologias ativas podem potencializar o ensino de língua estrangeira nas escolas. Por fim, conclui-se que é possível desenvolver o ensino de língua estrangeira com o emprego de metodologias ativas, pois o ensino de língua estrangeira pode ser potencializado e aprimorado com o uso das Metodologias Ativas, sendo que as mesas proporcionam habilidades tais como maior autonomia, o exercício da criticidade e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
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    O Modelo VAK e a teoria das múltiplas inteligências e suas contribuições no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira
    (2017-07-25) Naressi, Tatiane
    O presente trabalho tem como objetivo refletir e
    repensar os motivos pelos quais alguns alunos possuem sucesso ou insucesso no processo de aprendizagem da Língua Inglesa. E seguindo esta ideia é proposto como solução uma análise mais profunda em relação às teorias de aprendizagem, como a teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e o Modelo VAK de Neil Fleming, diferenciando as inteligências: Linguística, Lógico Matemático, Espacial, Musical, Corporal Cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal, Naturalista e Existencialista e as diferentes formas de aprender: Visual, Auditivo e Cinestésico. E para que seja possível o entendimento, são explicadas as teorias e suas aplicações, as definições de cada inteligência e de cada forma de aprendizado, como surgem estes modelos e como produzir um plano de aula que envolva o modelo VAK, para tanto, busca-se o estudo acerca dos gêneros do discurso, trazendo os mesmos como base para uma proposta de planejamento que contemple a possibilidade de desenvolvimento das múltiplas inteligências e do modelo VAK, para assim facilitar o planejamento e também a aprendizagem do aluno.
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    Dos materiais didáticos utilizados para o ensino de língua inglesa na educação infantil em escolas de idiomas
    (2017-07-25) Maronn, Tatiele Karine
    A pesquisa busca analisar quatro livros didáticos pertencente a educação infantil, inglês, em quatro diferentes escolas de idiomas da cidade de Santo Ângelo-RS, evidenciando diferenças nos materiais das escolas de idiomas entre as faixas etárias; abordagem e a metodologia estão explícitas nos materiais; se é possível analisar as metodologias das escolas através de seus livros didáticos; e se o material propõe interatividade. Foi utilizado como procedimento de coleta de informações, uma análise documental dos materiais que foram disponibilizados por duas escolas e também duas escolas de idiomas disponibilizam para análise através do site da escola, juntamente com uma pesquisa bibliográfica para compreender melhor o entendimento e a percepção de estudiosos e autores a respeito dos materiais didáticos utilizados na educação infantil, como as demais teorias de aprendizagem. Através desta pesquisa realizada com base nos livros didáticos, podemos observar as principais abordagens utilizadas em diferentes materiais, juntamente do método das escolas e o quanto se faz importante uma boa escolha de materiais, principalmente quando se trata da educação infantil, onde o livro precisa ser lúdico, comunicativo, e propiciar, ao aluno e professor, ferramentas capazes de guiá-los da melhor maneira possível ao ensino de uma segunda língua, oportunizando interatividade e flexibilidade nas aulas de inglês.