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    Preconceito linguístico: definição, impactos e desafios no contexto educacional
    (2024-03-25) Viebrantz, Airton Cristiano
    Ainda no século XXI, encontra-se evidente na sociedade o preconceito linguístico, que frequentemente passa despercebido, colocando certos padrões de linguagem em uma posição inferior em relação aos mais prestigiados. Destaca-se, portanto, a importância de compreender e integrar esse fenômeno ao contexto educacional, ressaltando a necessidade de os educadores estarem cientes e enfrentarem essa realidade, especialmente durante os estágios de formação. O objetivo do estudo é, portanto, compreender a natureza desse preconceito e explorar estratégias para enfrentá-lo na educação básica. A pesquisa bibliográfica é utilizada como metodologia, recorrendo a autores como Marcos Bagno, Ferdinand de Saussure e Louis-Jean Calvet para embasar o trabalho. O trabalho reitera a importância da atuação do professor de Língua Portuguesa na escola no combate ao preconceito linguístico, ao abordá-lo em sala de aula e discutir com seus estudantes suas causas e consequências. Palavras-Chave: Sociolinguística. Variação linguística. Escola. Preconceito linguístico. Atuação docente.
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    Os contos de fadas modernos: uma análise de "Peter Pan" e "O mágico de Oz"
    (2023-02-07) Christmann, Andressa
    As relações entre literatura e a escola compartilham de algo em comum: a natureza formativa. As obras literárias, neste caso Peter Pan e O Mágico de OZ, possibilitam leituras para o autoconhecimento e objetivos da vida, formando cidadãos críticos, visto que uma das funções da literatura é abrir a porta ao imaginário humano. Por conseguinte, compreender como a literatura infanto-juvenil estimula a leitura de livros literários faz parte da problematização deste trabalho, visto que é nos anos iniciais da educação básica que o aluno terá maior interesse pela leitura. Considerando isso, o trabalho tem por objetivo abordar a literatura infanto-juvenil e mostrar que é possível realizar sequências didáticas a partir de narrativas modernas. O trabalho é de cunho bibliográfico, evidenciando os autores como: Coelho (1991), (2000), Colomer (2017), Zilberman (2003), Corso e Corso (2006) e Cosson (2021). Em relação às obras a serem analisadas, destacam-se, especificamente, os autores Barrie (2012) e Baum (2020). Para pensar o planejamento e sequência didática, apresenta-se, ao final, nos resultados, uma proposta metodológica de utilização das duas referidas obras de Rildo Cosson (2009).
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    Mulheres em cena: um olhar sobre a representatividade feminina na literatura
    (2022-10-06) Lima, Tainara de
    Este artigo propõe-se a estudar a temática das mulheres na literatura, e tem como objetivo principal analisar a construção do feminino no universo literário, refletindo sobre como as mulheres ajudaram na consolidação da literatura. O trabalho foi feito através de um levantamento bibliográfico e o estudo aborda grandes nomes que marcaram a literatura, seja como autoras ou como personagens. A literatura permite que o leitor reflita sobre a realidade humana e seu comportamento social. Assim, as representações que são construídas pela literatura têm suma importância na construção identitária do indivíduo, por isso, é extremamente importante que se discuta sobre como as mulheres são representadas nas obras literárias.
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    O gênero textual fanfiction e a formação de leitores
    (2022-10-06) Matos, Geórgia Andréa
    A pesquisa explora o gênero fanfiction como um fenômeno cultural e literário, analisando de que maneira ele pode e tem guiado crianças e adolescentes a se tornarem leitores. Aborda características do gênero, desde sua origem à influência na cultura popular até os dias atuais. Descreve a relação do gênero com a tecnologia e expõe como a fanfiction se insere nas práticas de letramento e multiletramentos. O tema é relacionado com o ensino, constatando que a BNCC o considera como um gênero textual digital, que contribui para a aprendizagem. Posteriormente, é proposta uma sequência didática para a disciplina de língua portuguesa, visando as habilidades e conteúdos de uma turma de 6º ano. Constatou-se que a fanfiction deve ser abordada em sala de aula, pois é uma forma de aproximar o universo do aluno com o aprendizado.
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    Perspectivas para a introdução da língua inglesa na educação infantil
    (2020-05-06) Carmo, Carolina Stroschone do
    O número de escolas e programas bilíngues ao redor do Brasil parece vir tomando uma maior proporção, em termos de reconhecimento, especialmente em relação a programas bilíngues oferecidos por escolas particulares. No entanto, nesse cenário em que a Língua Inglesa é cada vez mais requisitada, percebe-se uma desproporção entre as escolas particulares e públicas no país, em função de que, enquanto no cenário da rede privada a disciplina de língua inglesa é oferecida desde a Educação Infantil, no contexto da rede pública, isso ocorre somente a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. Assim, o objetivo deste estudo é compreender até que ponto introduzir uma língua estrangeira nos primeiros anos da infância alcança os objetivos esperados. Para isso, recorremos à bibliografia da área, buscando alinhar diferentes perspectivas no que diz respeito à temática, bem como triangular os dados com o olhar de docentes de língua inglesa quanto ao tema. Resultados sugerem que, apesar de algumas divergências na literatura, uma significativa parte dos pesquisadores em Linguística Aplicada aponta que as crianças mais jovens têm grandes vantagens na aquisição da segunda língua por causa do seu comportamento frente a ela e por seu cérebro ainda estar em desenvolvimento, sendo mais suscetível às mudanças se comparado a uma idade mais avançada, sendo este também o ponto de vista dos docentes entrevistados. Dessa forma, este estudo pode ser relevante para a área, uma vez que, frente a esses resultados, é possível que se esteja introduzindo a disciplina em um momento relativamente tardio nas escolas públicas brasileiras, favorecendo, cada vez mais, um cenário de exclusão social, seja ainda na infância, seja na idade adulta.