Pedagogia

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    Materiais não estruturados: o brincar heurístico na educação infantil
    (2024-03-14) Rodrigues, Rosicler de Cássia
    No presente trabalho de conclusão de curso realiza-se uma discussão teórica em torno das possibilidades do brincar através de materiais não estruturados na educação infantil. Parte-se da apresentação da legislação vigente, das abordagens atuais e de teorias investigativas desta área de estudo. Também se descreve os materiais não estruturados fundamentados nas abordagens atuais em educação infantil, demonstrando sua importância para o desenvolvimento das crianças através da ilustração de vivências de uma escola de educação infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica que permitiu chegar a conclusões preliminares e a novos questionamentos sobre os materiais não estruturados, enquanto oportunidade de salvaguardar o direito de brincar das crianças na educação infantil. Constatou-se que existem várias possibilidades de promover o Brincar com materiais não estruturados com as crianças, e por esta razão buscou-se apresentar vivências de uma escola de Educação Infantil em uma turma que trabalha sob esta perspectiva, através de observações, registros e entrevistas com professores que trabalham nesta escola. Considera-se que surgiram muitas indagações relacionadas à prática docente, aos espaços disponíveis, a organização do tempo essencial para que o trabalho com materiais não estruturados seja capaz de promover o protagonismo das crianças. Palavras chave: Materiais não estruturados. Brincar. Educação Infantil
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    A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-03-14) Faccin, Larissa
    O presente estudo é uma pesquisa realizada para o trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Tem como tema a importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo deste estudo é compreender o papel da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como analisar a utilização do livro infantil como um recurso pedagógico (mas não se limitando a isso) para o desenvolvimento do letramento na escola. Para realizar este estudo, foram feitas leituras e estudos a partir de autores que são autoridades no assunto, tais como: Abramovich (1999), Altamirano (2016), Ariès (1978), Candido (1995), Coelho (2000), Corso e Corso (2006), Cosson (2006), Frantz (1997), Ferreiro (1999), Lajolo e Zilberman (1988), Lobato (1916), Ritter (2009), Saraiva (2001), Soares (2006) e Zilberman (2003), bem como análise de livros de literatura infantil presentes nas bibliotecas escolares. A literatura infantil faz parte da formação do sujeito, aborda diversas questões do mundo atual e ajuda o sujeito leitor a compreender a sociedade em que ele está inserido. Ainda, ela torna o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso, criativo, instigando a curiosidade e a imaginação, proporcionando à criança momentos de reflexão e expressão. A alfabetização, o letramento e a literatura infantil são fundamentais para a construção do conhecimento e devem ser desenvolvidas com o intuito de que isso se torne uma prática social. Na alfabetização, a literatura infantil caracteriza-se por ser formadora de um sujeito leitor, por isso podemos afirmar que ela, fazendo-se presente no processo de alfabetização, pode proporcionar à criança um conhecimento sobre o seu mundo, sobre si mesma e as relações que podem ser construídas na sociedade. Diante disso, é necessário que façamos com que os professores reflitam sobre o uso da literatura infantil na alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental anos iniciais. Para isso, o presente trabalho propõe uma abordagem metodológica para o 1º ano, visando incentivar o trabalho em sala de aula, considerando que o letramento literário no processo de alfabetização e letramento, possibilita a criança ser capaz de dialogar em qualquer tempo e em qualquer espaço com diferentes culturas. Palavras-chave: Literatura infantil; alfabetização; metodologia; reflexão; letramento.
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    Atuações profissionais docentes sob o olhar das corporeidades
    (2024-03-14) Rambo, Bruna Cristina
    O presente estudo refere-se a uma pesquisa desenvolvida no trabalho final do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, e tem como tema: Atuações profissionais docentes sob o olhar das corporeidades. O objetivo geral é analisar como o desenvolvimento da corporeidade e da expressividade do professor ao longo de sua vida influenciam uma atuação docente. Já os objetivos específicos foram compreender como a relação criança-infância se constituiu historicamente e os efeitos disso em sua escolarização; discutir os desafios da docência na contemporaneidade e, por fim, o lugar da corporeidade nas relações de ensino e aprendizagem. Para isso, inicialmente, foi feita uma análise histórica sobre as metodologias de ensino e os conceitos de criança e infâncias, referenciando autores como Ariès (1986), Cohn (2005), Kuhlmann (1998) e Sarmento e Pinto (1997). Também foi elaborado e aplicado um questionário composto por questões abertas e fechadas, enviado por meio do WhatsApp. A partir das respostas obtidas no questionário, produziu-se dados para uma análise de conteúdo na perspectiva teórica de um estudo de caso com uma professora, atuante na Educação Infantil e Séries Iniciais de um município do noroeste do estado do RS. A análise das respostas nos permite considerar que há uma relação intrínseca que merece ser conhecida e compreendida entre: histórias de vida e formação inicial para analisar as características de uma atuação profissional docente comprometida com o desenvolvimento da corporeidade dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Um sujeito professor que durante sua trajetória de vida, teve contato com diferentes formas de cultura e experiências de movimento corporal reflete isso nos modos em que produz sua docência e explora a corporeidade dos sujeitos no processo de ensino. Palavras-chave: Escola, corporeidade, atuação docente.
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    Educação infantil: contribuições das brincadeiras no processo de socialização da criança na escola - uma perspectiva Vigotskiana
    (2024-03-14) Dessbesell, Priscila
    As crianças são sujeitos históricos e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivenciam, constroem sua identidade pessoal e coletiva; brincam, imaginam, fantasiam, desejam, aprendem, observam, experimentam, narram, questionam e constroem sentidos, sendo produtoras de cultura e construtoras de sua própria autonomia. Ao brincar, a criança não apenas expressa e comunica suas experiências, mas também as reelabora, reconhecendo-se como sujeito pertencente a um grupo social e a um contexto cultural, aprendendo sobre si mesma, sobre os homens e suas relações no mundo, e os significados culturais do meio em que está inserida. Por isso, a brincadeira na Educação Infantil é um fator muito importante e contribui para o desenvolvimento e a socialização da criança na escola. Mediante esta pesquisa busco destacar a constituição do sujeito por meio do lúdico e reconhecer avanços no desenvolvimento e na socialização da criança na escola nessa etapa de escolarização. Também busco destacar a teoria de Vygotsky no que diz respeito às interações das crianças com os pares. Além de pensar no desenvolvimento e na socialização da criança, pretendo conhecer as especificidades acerca da brincadeira nessa etapa escolar, auxiliando em suas contribuições para a formação de seres críticos e pensantes dentro da sociedade por intermédio do brincar e do socializar, conhecendo, assim, sobre a importância desse processo de socialização e aprendizagem das crianças por meio da brincadeira e contribuindo na minha formação e constituição docente. Palavras-chave: interação; professor; aprendizagem; desenvolvimento.
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    Formação do leitor infantil: o papel dos contos de fadas
    (2022-10-06) Baldissera, Lídia Luiza
    O objetivo deste trabalho é traçar um breve histórico dos contos de fadas e apresentar as contribuições que esses contos de fadas trazem no processo de educação ou desenvolvimento infantil. Trata-se de um estudo bibliográfico, por isso foram utilizadas as ideias teóricas de importantes autores no campo da literatura infanto-juvenil. Para tanto, é dado um breve panorama teórico com o objetivo de introduzir os conceitos da literatura, baseada em Teresa Colomer (2003) e Nelly Novaes Coelho (2000).Em relação à importância da literatura infantil na formação das crianças utilizamos os pressupostos de Abramovich (1991); em relação aos contos de fadas, os conceitos de Bettelheim (2002), Richter e Merkel (1993), Coelho (1987-2005) e Corso e Corso (2006). O estudo mostra que os contos de fadas são retratados como um importante veículo para o desenvolvimento da criatividade e imaginação das crianças, o que promove a aquisição de conhecimento e seu crescimento em diversas áreas de sua vida, tais como: na área social, emocional, cognitiva e psicológica.