Preconceito linguístico: definição, impactos e desafios no contexto educacional

2024-03-25
Ainda no século XXI, encontra-se evidente na sociedade o preconceito linguístico, que frequentemente passa despercebido, colocando certos padrões de linguagem em uma posição inferior em relação aos mais prestigiados. Destaca-se, portanto, a importância de compreender e integrar esse fenômeno ao contexto educacional, ressaltando a necessidade de os educadores estarem cientes e enfrentarem essa realidade, especialmente durante os estágios de formação. O objetivo do estudo é, portanto, compreender a natureza desse preconceito e explorar estratégias para enfrentá-lo na educação básica. A pesquisa bibliográfica é utilizada como metodologia, recorrendo a autores como Marcos Bagno, Ferdinand de Saussure e Louis-Jean Calvet para embasar o trabalho. O trabalho reitera a importância da atuação do professor de Língua Portuguesa na escola no combate ao preconceito linguístico, ao abordá-lo em sala de aula e discutir com seus estudantes suas causas e consequências. Palavras-Chave: Sociolinguística. Variação linguística. Escola. Preconceito linguístico. Atuação docente.
HUMANIDADES e RELIGIÃO::Idiomas e lingüística::Assuntos linguísticos::Linguística