Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado por Autor "Feltrin, Douglas Alexandre"
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Item O processo de confecção e utilização de materiais alternativos na escola: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física(2024-04-30) Feltrin, Douglas AlexandreA escassez de recursos materiais oficiais para as aulas de Educação Física em escolas públicas e a falta de formação específica para que os professores consigam tematizar a confecção e a utilização de materiais alternativos, são fatores que dificultam a garantia do direito de aprendizagem dos alunos. Considerando a pertinência desse tema, o presente estudo tem como objetivo responder a seguinte questão: Em que medida uma formação continuada, desenvolvida na perspectiva da pesquisa-ação, pode qualificar a compreensão de professores sobre a confecção e a utilização de materiais alternativos nas aulas de Educação Física escolar? A investigação está pautada em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação com professores de Educação Física que atuam em escolas da rede municipal em uma cidade da região central do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, o processo de investigação ocorreu a partir de 14 encontros, com um grupo de estudos formado por três professores e o autor da pesquisa. As reuniões de estudos foram realizadas de forma presencial e on-line, conforme a definição dos participantes, iniciando em outubro e encerrando em dezembro de 2022. Como instrumentos para a aquisição das informações na pesquisa foram utilizados: as gravações das falas dos docentes participantes; dois questionários, um realizado antes do início do estudo e outro após o último encontro; uma entrevista semiestruturada, realizada após o último encontro; os materiais didático-pedagógicos produzidos pelos professores no período da formação; as anotações realizadas pelos docentes participantes durante os encontros de estudos; um grupo no WhatsApp com os participantes da formação; as anotações do autor em um diário de campo sobre os acontecimentos os encontros. O processo de análise dos dados foi realizado na perspectiva da análise de conteúdo proposta por Silverman (2009), estabelecendo categorias considerando o objetivo da pesquisa. Os resultados indicam que professores de Educação Física escolar – participantes de uma formação continuada desenvolvida na perspectiva da pesquisa-ação – podem qualificar suas compreensões sobre a confecção e a utilização de materiais alternativos nas aulas, à medida que são oportunizados à reflexão colaborativa sobre o tema e à testagem prática no contexto real de atuação docente. De tal modo, os participantes do estudo mudaram suas compreensões sobre a confecção e a utilização de materiais alternativos nas aulas de Educação Física, ao passo que a participação na pesquisa-ação possibilitou alterações em suas percepções quando comparadas ao entendimento anterior à pesquisa-ação. Os fatores indutores de tal mudança se relacionam: ao formato do estudo colaborativo, que proporcionou um ambiente de trocas de experiências; à viabilidade prática da formação, uma vez que considerou o contexto real de atuação profissional; ao planejamento colaborativo, pois, gerou diálogos e apropriação de ideias diferentes entre colegas; à formação continuada ter sido específica para a área de Educação Física, o que ganhou atenção dos professores por meio do sentimento de reconhecimento e valorização. Palavras-chave: Educação Física. Escola. Materiais alternativos. Formação continuada. Pesquisa-ação.