Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado por Autor "Ferrari, Eder"
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Item Avaliação em educação física em uma perspectiva emancipatória: proposta para o ensino médio integrado à educação profissional(2021-04-29) Ferrari, EderA avaliação ou o processo avaliativo na Educação Física escolar, é um assunto complexo, da qual sua prática nem sempre considera a necessidade de valorizar e favorecer a construção da autonomia/emancipação do educando. Dessa forma, com o intuito de tonar visível outras formas de avaliar que não sejam restritas e coercitivas e que contemplem as dimensões de conteúdo da escola/vida, em especial na cultura corporal de movimento, em sua manifestação esportiva mais difundida no Brasil, o futebol/futsal, buscamos com este estudo analisar o processo de construção colaborativa de uma avaliação em uma perspectiva emancipatória nas aulas de Educação Física em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado do IFSC, propondo um modelo avaliativo em forma de tecnologia da informação e comunicação. Para tanto, essa pesquisa se caracterizou por um trabalho de cunho qualitativo a partir de estudo exploratório. Como técnica para produção dos dados utilizamos um questionário inicial, diagnóstico, com 12 perguntas abertas, um questionário final com o acréscimo de uma pergunta e um diário de campo para anotações descritivas e reflexivas das aulas no Ensino Médio. A amostra foi composta por 26 alunos/as de uma turma do 1o ano do ensino médio do IFSC – Chapecó. Com base no trabalho de campo, nas respostas aos questionários e achados no diário de campo, emergiram três categorias para análise, “A investigação do universo perceptivo dos/as estudantes sobre a avaliação em EF no IFSC”, “Relatório da construção e o desenvolvimento da proposta didático-pedagógica no ensino dos esportes” e “Novo entendimento dos/as alunos/as sobre a avaliação. Nos orientamos por uma abordagem crítica e emancipatória do conhecimento, por meio da compreensão da avaliação como um processo que desenvolve a autonomia e que entenda o processo ensino- aprendizagem como participativo e de corresponsabilidade. Foi possível perceber que houve mudanças no entendimento do significado de avaliação para os/as alunos/as, que a coavaliação auxilia no processo de aprendizagem e a corresponsabilidade juntamente com a construção coletiva produzem aprendizagens mais sólidas e emancipatórias. Percebeu-se também mudanças no fazer docente do professor, que se tornou mais problematizador/questionador, preparando melhor as suas aulas, e instigando os/as alunos a desempenharem um papel ativo no processo. A expectativa com esta investigação foi, a partir da relação entre as obras bibliográficas e os dados produzidos, desenvolver uma proposta didático-pedagógica de avaliação em uma perspectiva emancipatória que pudesse ser usada em forma de matriz avaliativa impressa e/ou online, em forma de site. Dessa forma, os materiais elaborados tiveram como propósito sistematizar algumas práticas avaliativas. Espera-se que estas possam subsidiar os/as professores no processo de tomada de decisão, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física, em especial no ensino dos esportes de invasão.