Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado por Autor "Lima, Jean Fortes de"
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Item Educação física escolar e educação ambiental: o saber da experiência em uma unidade didática transdisciplinar de práticas corporais de aventura(2021-04-29) Lima, Jean Fortes deO presente estudo abordou as Práticas Corporais de Aventura na perspectiva da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. Buscou-se, no decorrer desta pesquisa, promover um diálogo entre a Educação Física, as Práticas Corporais de Aventura e a Educação Ambiental, a fim de responder os seguintes problemas de pesquisa: Qual o lugar do saber da experiência no âmbito das Práticas Corporais de Aventura? As Práticas Corporais de Aventura contribuem para a sensibilização ambiental dos educandos? O objetivo geral desse estudo refletiu acerca dos limites e possibilidades de uma unidade didática transdisciplinar de Práticas Corporais de Aventura desenvolvida nas aulas de Educação Física da turma dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Dois Irmãos das Missões/RS, analisando as experiências corporais induzidas por meio dessa temática e suas possíveis contribuições para a sensibilização ambiental dos educandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, classificada com base nos procedimentos técnicos utilizados como uma pesquisa- ação crítica. A pesquisa foi composta por sete (07) educandos de uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental, sendo quatro (04) masculino e três (03) feminino, entre 14 e 18 anos de idade. A revisão da literatura procurou através de diferentes fontes (livros, artigos publicados em periódicos especializados das áreas, leis, diretrizes, parâmetros e bases curriculares) compreender assuntos referentes à Educação Física escolar, Práticas Corporais de Aventura e Educação Ambiental. Para a produção dos dados, foram desenvolvidas dez (10) aulas de Práticas Corporais de Aventura, tematizando o Trekking e o Slackline. Foi utilizado no desenvolvimento da unidade didática a metodologia do Aprendizado Sequencial, organizada por Joseph Cornell (2008b), a qual possui quatro fases que fluem de uma para a outra (despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, experiência direta e compartilhar a inspiração). As análises das aulas foram realizadas através de um questionário semiaberto, anotações do diário de campo, registros fotográficos e através de um grupo focal que teve como intuito avaliar as aprendizagens, percepções e possíveis mudanças de concepções dos mesmos com relação às temáticas abordadas. Todos os dados produzidos foram submetidos à análise e interpretação para a identificação dos resultados em diferentes categorias. Os resultados desse estudo apontam para a importância da Educação Física enquanto uma disciplina educativa, capaz de contribuir de maneira efetiva para a sensibilização ambiental dos educandos pelas Práticas Corporais de Aventura, possibilitando situações de aprendizagem que proporcionam mudanças de atitudes que ajudam a modificar a relação dos mesmos com a natureza na perspectiva da Educação Ambiental, potencializando o desenvolvimento de um certo grau de consciência ambiental.