Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado por Autor "Lopes, Fabiano Schulz"
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Item Vai ter campeonato de novo? Limites e possibilidades de uma proposta pedagógica para o ensino do futsal na educação física escolar a partir do Sport Education Model(2021-04-29) Lopes, Fabiano SchulzO objetivo deste estudo foi planejar, desenvolver e analisar uma proposta de ensino para o futsal, abordando os saberes corporais, conhecimentos conceituais (técnicos e críticos) e saberes atitudinais, a partir dos pressupostos do Sport Education Model. A revisão bibliográfica estruturou-se de forma a ilustrar como o processo de ensino e aprendizagem de um determinado conteúdo de um componente curricular está vinculado aos objetivos da instituição escolar. Para tanto, tratou-se de abordar as funções sociais da escola, o papel da educação física e o lugar do esporte enquanto conteúdo escolar nesse cenário. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizado o método de pesquisa intervenção pedagógica, em que uma unidade didática de futsal ancorada nos pressupostos do Sport Education Model foi desenvolvida durante trinta e duas aulas ao longo de dezesseis encontros com uma turma de oitavo ano de uma escola municipal da cidade de Novo Hamburgo/RS. A produção dos dados foi realizada através de três instrumentos: observação das aulas pelo professor- pesquisador; registro das percepções dos discentes no caderno da disciplina; narrativa docente do professor-pesquisador. Os resultados obtidos foram discutidos a partir de três categorias: percepções dos agentes envolvidos na pesquisa acerca das características do Sport Education Model; vantagens e limites do Sport Education Model para o processo de ensino e aprendizagem dos diversos saberes do futsal; reflexões e possibilidades de reformulações do Sport Education Model a partir dos achados da pesquisa. Os resultados sugerem que o Sport Education Model é uma proposta pedagógica diferente daquelas com as quais os alunos estavam acostumados. Também foi observado que a possibilidade de atuarem em outros papéis além de jogadores durante as aulas, como árbitros, assessores de imprensa e observadores de atitudes, foi extremamente valorizada tanto pelos alunos como pelo professor pesquisador. Outra característica percebida como relevante pelos agentes envolvidos na pesquisa foi a competição formal. A partir desse formato, constatou-se um maior envolvimento, participação e motivação dos alunos menos habilidosos durante os jogos. Em relação às vantagens pedagógicas do Sport Education Model para o ensino do futsal, constatou-se que uma única unidade didática não foi suficiente para melhorar significativamente o desempenho técnico-tático dos alunos. Além disso, os problemas de equidade mediante as discrepâncias de participação nos jogos em virtude principalmente das questões de gênero também não foram superados. Sendo assim, as sugestões encaminhadas com o intuito de amplificar o potencial pedagógico do Sport Education Model apontam fundamentalmente para uma maior atenção à característica filiação. Os resultados da pesquisa sugerem que alguns problemas de ordem atitudinal podem ser mais deletérios ao processo de ensino e aprendizagem do futsal do que propriamente as dificuldades técnico-táticas dos alunos. Portanto, um investimento maior em momentos onde os alunos tenham a possibilidade de discutir acerca das dificuldades nos jogos e autonomia para encaminhar possíveis soluções pode contribuir para a aprendizagem de todas as dimensões dos saberes do futsal ou de outra prática corporal.