Navegando por Autor "Brutti, Tiago Anderson"
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Item Aspectos da República Americana que, para Condorcet, deveriam influenciar a Europa e a humanidade(2013-08-06) Brutti, Tiago AndersonEsta monografia apresenta argumentos publicizados por Condorcet no que respeita às configurações políticas e econômicas instituídas pela Revolução Americana; articula suas apostas com relação aos temas dos direitos naturais, dos princípios racionais, da conservação da paz, da liberdade de imprensa e do comércio internacional; examina, para tanto, entre outras obras, o texto “De l’influence de la révolution d’Amérique sur l’Europe” (1786); enfatiza, enfim, o estilo de abordar filosoficamente a política à luz dos acontecimentos históricos que de diferentes modos reavivaram as apostas republicanas tanto nos Estados Unidos da América quanto na Europa.Item Condorcet: luzes da razão e instrução pública(2011-12-08) Brutti, Tiago AndersonO propósito desta investigação é examinar princípios filosóficos e apostas políticas assumidas por Condorcet e esclarecer os termos nos quais se relacionam esses assuntos e orientam as reflexões do autor sobre o tema instrução pública. Para o autor, compete à instrução pública discutir sobre sentimentos morais, estimular o exercício das capacidades humanas de aprender e de desenvolver as ciências e as artes, e incentivar a questionar, julgar e reivindicar publicamente direitos de cidadania e de humanidade. Organizado em dois capítulos, em “Razão, perfectibilidade e igualdade” o texto apresenta panorama de noções filosóficas relacionando-as com a instrução e retomando, para tal, os temas constituição moral e perfectibilidade do homem, desigualdades naturais e constituídas, razão e preconceito. Temas-chave, porque através deles Condorcet explana seus argumentos, críticas e convicções mais caras. O segundo capítulo “Instrução pública republicana” discute a instituição do cidadão e o estabelecimento da instrução sob a égide do espírito público. Enfatiza que a instrução pública favorece compromissos com a vida política e é decisiva para instituir e preservar condições de liberdade, de igualdade e de humanidade nas sociedades humanas. As considerações do autor parecem ecoar em apostas e expectativas hoje cruciais à vida política e às instituições educacionais republicanas, ou seja, que releva instituir e ampliar espaços públicos nos quais a razão humana possa ser exercida de modo alargado tendo em vista a igual capacidade que, potencialmente, todos têm de pensar e de se relacionar politicamente sob formas que não sejam as da intolerância e da dominação de uns sobre outros.Item A educação republicana em Condorcet(2014-07-17) Brutti, Tiago AndersonAs principais teses de Condorcet acerca da forma de governo republicana, da instrução pública e do exercício da cidadania, expostas à época das revoluções havidas nos Estados Unidos da América e na França, ao final do século 18, foram examinadas, neste texto, com o propósito de evidenciar a atualidade desses enunciados no contexto das sociedades republicanas e democráticas do século 21, em particular das instituições educacionais. A investigação, de base bibliográfica, constitui um esforço hermenêutico de revisitar a literatura em torno de textos do autor e de importantes comentadores. Ela se estrutura da seguinte maneira: o primeiro capítulo explicita ideias morais de Condorcet e as associa, sobretudo, a temas tais como a verdade na esfera pública, princípios racionais e direitos naturais; o segundo analisa narrativas e argumentos político-normativos do autor relativos à configuração de república e de suas instituições; o terceiro explana sua proposta de instrução pública, salientando que ela favorece o exercício da cidadania; o quarto enfatiza a atualidade de aspectos da obra de Condorcet nos cenários político e educacional do Brasil. Dentre as proposições matriciais presentes em textos do filósofo, foram elucidadas as que seguem: os âmbitos da moral, da política e da educação, a rigor, são indissociáveis; os sentimentos morais, ao serem racionalmente cultivados, asseguram uma interdependência entre a felicidade individual e a felicidade pública; a república e o exercício da cidadania exigem uma opinião pública ilustrada; ao contrário do que ocorre no caso de um despotismo político, a instrução pública e a instituição do cidadão republicano asseguram a independência do indivíduo, a igualdade, a liberdade e o bem-estar comum; a instrução compete ao poder público e não deve associar o cultivo da moral ao ensino de uma doutrina religiosa ou ideológica; o laicismo, estimulado entre os cidadãos nas instituições republicanas, garante na esfera pública o predomínio de um espírito público, ao invés de consagrar um espírito de facção, partido ou seita; a educação republicana deve conceder aos cidadãos condições de conhecer elementos das ciências e das artes, bem como direitos e deveres aos quais estão obrigados; deve estimular o respeito à lei, assim como o gozo de direitos tais como os de transformar a lei e resistir à opressão; deve corresponder às possibilidades abertas pelos progressos e pela perfectibilidade dos homens, assim como desvelar e desenvolver talentos e profissões; deve, além de transmitir definições, valores e rotinas de aplicação técnica, estimular o exercício da cidadania e, pela redução das desigualdades sociais, favorecer uma organização social mais equânime e livre; deve reconhecer e respeitar as diferenças nas capacidades de aprendizagem, bem como evitar hierarquias escolares discriminadoras; os indivíduos devem ser preparados para que continuem aprendendo depois de sair da escola, a fim de que possam reconhecer seus deveres e os motivos pelos quais devem cumpri-los; a desigualdade de riquezas constitui um problema nodal para a efetivação de princípios e direitos declarados inegociáveis e imprescritíveis. Em outros termos: a investigação, desse modo articulada, ateve-se à explicitação de conceitos-chave de Condorcet, tais como os de república, instrução pública, espírito público, cidadania e sentimentos morais, com o propósito de pensar elementos e justificativas da educação republicana atual.