Navegando por Autor "Destefani, Luciano Antonio"
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Item Desenvolvimento de um Modelo Matemático utilizando a Descoberta de Conhecimento Aplicado a Transformadores Trifásicos(2019-05-21) Destefani, Luciano AntonioAs Redes Inteligentes (Smart Grids) são consideradas a nova geração dos sistemas elétricos combinando avanços nas áreas de tecnologia da informação, sistemas distribuídos e telecomunicações. O seu uso disponibiliza maiores funcionalidades para o monitoramento e a gestão da rede de distribuição de energia elétrica, viabiliza a geração distribuída, realiza a recuperação automática de falhas e o controle de perdas, assim como torna possível a comunicação em tempo real com as unidades consumidoras de energia. Dentro do contexto das Redes Inteligentes, o processo de Descoberta de Conhecimento começa a ser utilizado para funções vinculadas ao gerenciamento e manutenção preventiva das redes, observa-se que esse processo já utiliza técnicas de Mineração de Dados (MD) em problemas vinculados ao consumidor final para a descoberta de perfis de consumo. Destaca-se que a partir de uma maior instrumentação das redes de distribuição de energia é possível obter uma base de dados com um volume considerável, tanto em tamanho, quanto em qualidade das informações, que podem ser utilizadas em uma nova gama de aplicações relacionadas a tomada de decisões administrativas vinculadas, por exemplo, a manutenção preventiva das redes/equipamentos de distribuição de energia. Esta nova abordagem é de fundamental importância para o setor elétrico, pois necessita de constantes manutenções e melhorias na sua estrutura, ao mesmo tempo que possuí um orçamento restrito que deve ser bem gerenciado para não prejudicar a qualidade do fornecimento de energia. Nesse contexto, essa pesquisa visa contribuir, investigando a aplicação da Descoberta de Conhecimento, utilizando uma regressão linear para desenvolver um modelo matemático que descreve o rendimento de um transformador que compõem uma subestação de energia, a partir dos resultados obtidos é possível realizar a manutenção preventiva nos equipamentos que estão com rendimento abaixo do previsto pelo modelo e portanto mais propícios a apresentarem falhas. O modelo proposto é desenvolvido e posteriormente validado com dados reais obtidos a partir de um sistema de aquisição de dados já implementado em uma grande concessionária de energia elétrica do Sul do Brasil, apresentando bons resultados.Item Vantagens e desvantagens da implementação da itil em setores públicos na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(2014-01-07) Destefani, Luciano AntonioA crescente preocupação com as novas tecnologias e sua otimização para estruturas das mais diversas áreas de atividade, culminou na busca por ferramentas com a finalidade de melhorar a utilização e disponibilização dos Serviços de TI. Neste sentido a ITIL, segundo (Magalhães e Pinheiro, 2007, p.62), surgiu no final da década de 1980, como um esforço para disciplinar e permitir a comparação entre as propostas dos diversos proponentes a prestadores de serviços de TI para o Governo Britânico. Atualmente a ITIL serve como base para boas práticas, não só para órgãos públicos, mas também para as mais diversas áreas de atividade e é mundialmente utilizada e reconhecida para otimização do Gerenciamento de TI em seus diferentes níveis de aplicação. Apesar da ITIL ter nascido originalmente em órgãos públicos, existe uma grande quantidade de cidades, considerando todo o território nacional, que ainda não inseriu nenhum tipo de framework para adequar os serviços de TI prestados nestes órgãos públicos. Uma das formas de organizar os serviços internos, melhorar a qualidade e também reduzir custos é através da utilização de uma ferramenta de Help Desk e/ou Service Desk. Neste trabalho serão apresentados os principais conceitos da ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e o conjunto de boas práticas recomendados por este framework. Para quantificar o nível de inserção da ITIL em âmbito regional, será realizada uma pesquisa em todas as Prefeituras com população superior a cinquenta mil habitantes da Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense. Já para qualificar o serviço de Help Desk oferecido em uma destas Prefeituras, será realizada uma pesquisa de satisfação, contendo uma amostra estatística para retornar a opinião dos usuários que atuam nos mais diversos setores deste órgão público. Os resultados finais vão demonstrar as vantagens e as desvantagens da utilização da ITIL em Órgãos Públicos, bem como abrir espaço para projetos futuros que atendam a demanda crescente e atualmente pouco explorada em todo território nacional.