Comunicação Social - Jornalismo
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Item Convergência da mídia: um estudo de como os jovens ouvem o rádio(2012-07-24) Carneiro, Elenise de OliveiraEste trabalho analisa a recepção radiofônica entre os jovens e a convergência da mídia. Além da pesquisa teórica, foi realizada a pesquisa de campo qualitativa, através de questionários gravados em áudio com jovens entre 12 e 30 anos, entre eles, alunos de ensino médio do Colégio José Lange de Augusto Pestana/RS, jovens que estavam na fila para o show do cantor Luan Santana, durante a Expoijuí 2011, e com jovens da Praça da República de Ijuí/RS. O estudo propõe que o rádio tem uma nova geração de ouvintes, e que a forma de ouvir o rádio mudou, uma vez que a cultura e a convergência das mídias estão presentes no cotidiano destes jovens. A internet funciona como elo entre a maioria dos meios, e nesse processo de transformação os telefones celulares multimídia fazem parte de um novo nível de convergência, a qual ocorre entre o rádio, televisão digital, computadores, internet e operadoras de telecomunicações. Além disso, apresenta dados sobre o processo da radiodifusão, assim como as transformações nas mensagens do rádio, e a maneira como os jovens ouvem o rádio, seja pelo celular, pelo aparelho em casa, na internet, ou no carro.Item Credibilidade no jornalismo online(2012-09-06) Erthal, Eduardo EliasA Sociedade da Informação, da qual a maioria de nós faz parte, hoje, exige velocidade em tudo que é produzido. No jornalismo online esta máxima é ainda mais presente. Contudo, ao primar pela instantaneidade das informações, a qualidade é a principal comprometida neste processo. Desta forma, o presente trabalho elabora uma série de fatores que podem ajudar, principalmente, os jornalistas, a transmitirem suas informações com conteúdo e disciplina, conquistando, assim, credibilidade junto ao público. Por meio da verificação exata dos fatos, compromisso com a verdade, respeitando a dignidade humana e primando pelo interesse público, o jornalista pode agregar, ao longo do tempo, confiança à suas informações, tornando o veículo, inserido no ambiente online, para o qual atua, digno de credibilidade.Item O jornalismo na política partidária: uma discussão entre a função de um para a existência de outro(2012-09-06) Fripp, MarceloO presente trabalho, resultado do processo de conclusão do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, sob orientação do Professor Marcio da Silva Granez, tem como temática central o Jornalismo Político. Aborda-se aqui, a partir de pressupostos e conseqüente investigação, a relação existencial entre o jornalismo e a política, tratando desde a formação de ambos amparados pelos conceitos da comunicação, perpassando por comprovações históricas até a conformação contemporânea. Ainda, enfatiza-se aqui a função do profissional que atua no jornalismo político, na intenção de estimular e orientar acadêmicos e novos jornalistas que pretende atuar nesta área.Item Rádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS(2013-04-03) Rutilli, MarizandraCom a convergência digital o rádio precisou se reinventar. A internet surgiu inicialmente como uma nova plataforma de difusão, mas aos poucos provocou no rádio profundas mudanças nos modos de produção, distribuição e interação. O que se vivencia hoje é uma verdadeira simbiose entre rádio e internet, que agrega estratégias multimídias e hipertextuais. O Rádio, agora, com seus noventa anos, completados vem se mostrando maduro e aberto às novas tecnologias. Esta pesquisa busca identificar a realidade nas seis rádios ijuienses, quanto o produção de conteúdo multimídia, como a utilização da internet para transmissão da programação. Para tanto, o estudo baseia-se num estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa, através de questionários, que foram distribuídos para as emissoras de Ijuí. Este estudo analisa a produção do rádio convergente neste município através de estudo bibliográfico que retoma os conceitos sobre o rádio e analisa as produções dos conteúdos para a web nos sites das emissoras ijuienses, além de outras particularidades das emissoras. Como resultado aponta-se que a convergência se dá diretamente nas emissoras do segmento AM, e em emissoras com mais tempo de atuação local e regional. Já as emissoras do segmento FM, não fazem uso, em sua grande maioria, da produção de conteúdo específico para o site das emissoras.Item O jornalismo impresso como contribuinte do desenvolvimento local: análise dos municípios de Alegria, Independência e Tucunduva, que não possuem jornal impresso(2013-04-03) Peripolli, JaquelineA comunicação e, mais especificamente, o jornalismo, são instrumentos de desenvolvimento e mudança na sociedade, responsáveis por formar a identidade de um povo. Neste caso, o processo de comunicação não acaba quando a notícia é veiculada pelos meios de comunicação, mas, sim, é neste momento que ela começa a ganhar maior sentido de aplicabilidade na vida das pessoas. É nas páginas impressas de um jornal que a população encontra assuntos que contribuem para o seu cotidiano e é a partir de quando a informação sobre algo que interesse a cada um for transformada em conhecimento que o jornalismo gera desenvolvimento. A informação jornalística pode ser utilizada como um instrumento que contribui para o desenvolvimento também pelo fato de a mídia exercer um papel educativo e destinar seu espaço a uma informação contextualizada que fomenta grandes debates sobre as problemáticas locais/municipais. Desta forma, esse trabalho traz a importância do jornalismo como contribuinte do desenvolvimento local. A base prática desta pesquisa é a análise de três municípios pequenos que não possuem jornal impresso. Também é realizada a comparação com um município próximo que possui duas mídias impressas. O trabalho ressalta as conexões entre jornalismo e desenvolvimento econômico e social.Item O rádio em São Luiz Gonzaga: paixão e história(2013-11-20) Nonemacher, Katiúze BrillEste texto apresenta a história das duas emissoras de rádio AM, localizadas na cidade de São Luiz Gonzaga, região das Missões, no Rio Grande do Sul. O estudo baseia-se em dois tipos de pesquisa: a bibliográfica e a documental. Por meio de consultas a livros especializados em rádio, procurou-se fundamentar e situar o nascimento das emissoras no interior do estado. Após foi realizada a busca a documentos e arquivos do museu da cidade, bem como feitas entrevistas com profissionais ou personalidades que vivenciaram a história do rádio em São Luiz. A Rádio São Luiz é a segunda mais antiga da região missioneira, fundada em 1949, seguida da Rádio Missioneira, criada em 1981. A proposta deste trabalho visa resgatar e registrar a memória do rádio AM em São Luiz Gonzaga, como um legado histórico-científico para os estudos de comunicação. Para tanto, também está disponível para a comunidade, como complemento deste estudo, o site [http://www.radiopaixaoehistoria.com], onde consta todo o material que fez parte dessa pesquisa. Assim, ao concluir um curso de jornalismo, cumpre-se o caráter social e democrático que deve ter a comunicação.Item As histórias guardadas no Presídio Estadual de Cruz Alta(2013-11-20) Cesca, MurianItem Sustentabilidade: a aplicabilidade de assuntos relacionados ao meio ambiente e sua abordagem nos meios de comunicação do Rio Grande do Sul(2013-11-20) Welter, Lahis BorgesO presente trabalho de conclusão do Curso de Comunicação Social – Jornalismo pretende demonstrar o quão aplicável é a informação veiculada por meios de comunicação do estado, em evidência o jornal Zero Hora e a rádio Gaúcha, sobre meio ambiente, preservação ambiental e sustentabilidade. Como os jornalistas desta área do jornalismo especializado trabalham em conjunto com especialistas e cientistas com conhecimento relacionado a esses assuntos, a fim de levar reportagens e notícias com a veracidade que as teorias comunicacionais exigem e com os padrões éticos aos quais o jornalismo se consolida. Inicialmente se estudará os meios em separado, analisando seus conceitos e sua relação para com o tema sustentabilidade. Posteriormente será feito um estudo de caso do caderno especial Nosso Mundo Sustentável da Zero Hora e do programete de mesmo nome veiculado pela rádio Gaúcha.Item Caldeirão missioneiro: a trajetória da Associação Grande São Luiz no futsal gaúcho(2013-11-20) Caetano, Genaro de MoraisItem Geração Y: os caminhos da comunicação na hipermodernidade(2014-06-04) Tjäder, Michelle ToscanoEste trabalho propõe a análise sociológica das interações da geração y com os meios de comunicação vigentes. O estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo da rede social twitter. A geração y nasceu em um mundo que estava em transição do analógico para o digital, o que seria uma mudança para eles, mas também para os meios de comunicação, que teriam que se reinventar. Este estudo busca compreender como a geração y se relaciona com os meios de comunicação nesse cenário atual.Item Mídias tradicionais e digitais: um estudo sobre a (re)organização do conhecimento pelos diferentes formatos de comunicação(2014-06-04) Streicher, AndressaO surgimento de instrumentos que pudessem oferecer uma comunicação consistente, como o Rádio, o Jornal Impresso, a Revista e a Televisão, fez com que os meios de comunicação tradicionais se tornassem fundamentais a sociedade. As informações, distribuídas a uma grande massa de pessoas, são disseminadas prontas, bastando ao receptor apenas recebê-las. Com o advento da tecnologia, surgiram novos parâmetros de comunicação e informação. As mídias digitais, caracterizadas por apresentarem conteúdos distintos, constituíram informações diferenciadas, produzidas em abundância, possibilitando que o receptor busque o conteúdo de seu interesse. Esta pesquisa busca identificar como ocorre o gerenciamento dessas informações e o que de fato é absorvido e transformado em conhecimento. A partir disso, identificar se existe diferença entre o conhecimento produzido a partir do consumo de mídias tradicionais com o produzido a partir das mídias digitais. Desta forma, conseguimos observar uma (re)organização do conhecimento produzido na sociedade. A pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem quantitativa. A partir de uma análise bibliográfica, foram aplicados questionários para identificar como a população recebe e processa a informação, transformando-a em conhecimento ou não. Aponta-se que o conhecimento adquirido pelas mídias digitais é diferente do conhecimento adquirido pelas mídias tradicionais, e muito disso deve-se ao próprio conteúdo, distinto, gerado por cada um dos meios.Item O processo de construção das notícias: o caso do furacão Sandy e a eleição de 2012 nos Estados Unidos(2014-06-04) Tamiozzo, Mateus AndrighettoO presente trabalho tem como objetivo abordar as diversas questões que envolvem o processo de construção de notícias. Jornais de todo o mundo vivem o desafio diário de definir o que será pauta em uma edição impressa. Por isso, precisam analisar diversos contextos sociais, políticos e econômicos e a real importância de um acontecimento para a população. Com este trabalho, busca-se refletir sobre estes aspectos decisivos durante a fase de edição de um jornal e o que coloca a notícia na primeira página de um veículo de comunicação. Além disso, as mudanças nos rumos da preparação de um jornal com o surgimento de fatos novos, também ganham espaço nesta produção. A intenção ainda é procurar entender o que interessa aos leitores e a influência do gatekeeper sobre a sociedade e seu poder dentro da uma redação. Esta monografia ainda faz uma análise do trabalho do jornal O Estado de S.Paulo sobre três capas publicadas no período mais forte do Furacão Sandy, nos Estados Unidos, e sua relação com o processo eleitoral norte-americano de 2012.Item A onfluência dos desenhos animados no comportamento violento das crianças: uma análise do Programa Bom Dia & Cia do SBT(2014-06-04) Bertollo, Sabrina RosieleDesde que a televisão chegou ao Brasil, nos meados de 1940, causou diversas reações entre as pessoas, que tinham, e ainda tem esse como o principal meio de comunicação e entretenimento. Porém, mesmo sendo um meio tão atraente e sedutor, pesquisadores e estudiosos desde o surgimento vem estudando e questionando as influências que a televisão pode causar nas pessoas. Neste estudo, de forma especial, o foco são as mudanças que esse meio pode trazer no comportamento das crianças, que gastam em média três horas por dia com os meios de comunicação. Nesse sentido, questionou-se porque a televisão atrai tanta atenção das crianças, principalmente as cenas que contém violência. Com base nessa questão, o tema torna-se importante academicamente para analisar qual é a programação que uma emissora de canal aberto, que qualquer um pode ter em casa, como o SBT, coloca ao ar todas as manhãs. O objetivo central deste estudo é verificar se algumas cenas exibidas nos desenhos animados que contemplam a grade de programação do programa Bom Dia & Cia do SBT podem influenciar no comportamento agressivo e violento de algumas crianças. Para obter essa resposta, o estudo foi realizado com base em alguns autores, que explicam teorias, como a da comunicação, desde o seu surgimento, e outras que completam o processo de comunicação. Mas, para além das leituras, foi realizado um acompanhamento da grade de programação infantil exibida na parte da manhã, a fim de verificar se os desenhos realmente mereciam ou não ser questionados. Devido às cenas de violência observadas, concluiu-se que o estudo devia ser levado a diante, para saber também qual é a opinião das próprias crianças sobre o que estão acostumados a ver todas as manhãs. Para isso, constituiu-se um grupo de foco, composto por dez alunos, que debateram sobre a programação infantil do SBT e relataram sua opinião. Através deste estudo, identificou-se que a maioria das crianças são influenciadas de forma negativa pelos desenhos que assistem, alguns com mais outros com menos poder, mas a maioria a ponto de acreditar que, assim como seus heróis televisivos, podem ter superpoderes e imitar as cenas que assistem. A solução para tal problema ainda não pode ser totalmente identificada, mas estudos como estes, que ainda poderão surgir, dão conta de buscar algumas alternativas para minimizar o problema.Item Como a falta de assessoria de comunicação social reflete na imagem de uma organização: caso frigorífico Alibem em Santa Rosa/RS(2014-06-04) Fabrim, DeisiA comunicação sempre foi essencial para a vida humana. A partir dela que seres e mundo puderam-se evoluir, através do relacionamento uns com os outros, sendo possível estabelecer a ideia de sociedade. Assim, como a comunicação faz-se necessária para a vida humana, também é importante para a sobrevivência de organizações empresariais, em mundo cada vez mais complexo e acirrado, repleto de necessidades e desejos que mudam a cada pouco. Para suprir essas necessidade e gerenciar a comunicação entre os públicos de interesse de uma organização, é que os profissionais da comunicação, por meio das Assessorias de Comunicação apresentam-se como relevantes na busca de uma boa imagem institucional para o sucesso do negócio. Neste sentido, este estudo objetivou apresentar como que a falta de Assessoria de Comunicação interfere nas mensagens recepcionadas pela comunidade atingida pela empresa. Além de demonstrar como esta recepção reflete na imagem institucional da empresa estudo de caso: o Frigorífico da Alibem Comercial de Alimentos Ltda, localizado no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa quali-quantitativa apresentou resultados que comprovaram a importância das Assessorias de Comunicação. Tanto no gerenciamento dos fluxos de comunicação com seus públicos como na construção e manutenção da imagem das organizações abordados pelos conceitos de Comunicação Organizacional e compreendidos pela Teoria da Recepção.Item O processo de recepção em revistas: um estudo do consumo das versões impressa e online(2014-06-04) Mello, Kassieli Joaquina GonçalvesO surgimento e rápido avanço das tecnologias proporcionam mudanças aos meios de comunicação e interferem sob o comportamento no consumo de mídias na contemporaneidade. A partir deste cenário toma-se como objeto de estudo o meio de comunicação revista, que em um contexto de midiatização passa a compor sua comunicação por meio das versões, impressa e online. Tem-se como objetivo deste trabalho investigar se há a existência de receptores distintos para meio impresso e online desta mídia. Esta pesquisa se estrutura no aporte teórico de autores que concentram seus estudos na investigação da recepção. Para tanto, propõe um estudo do consumo das versões impressa e online com abordagem qualitativa, através de questionários distribuídos a receptores das cidades de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa. Como resultado aponta-se os diferentes consumos das versões impressa e online, sem que haja um perfil determinado deste receptor. Suas mediações se efetivam na circulação do conteúdo consumido nas mídias. A mídia impressa ainda consolida-se como fonte de informação, mesmo após a inserção da revista no ambiente online. Mostrando que existem receptores para os distintas versões, as quais atendem a diferentes buscas empreendidas pelos receptores de revista de acordo com suas experiências culturais.Item Comunicação na educação: um estudo com professores e alunos de Ijuí(2014-06-04) Ketzer, Araciele MariaA comunicação está presente em todas as práticas sociais, constituindo-se como peça fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A revolução dos meios de comunicação de massa, do acesso à informação e do alcance das tecnologias define a mídia como agência socializadora, presente em todos os segmentos. Este contexto deu origem a um novo campo do conhecimento, a educomunicação, que associa as áreas da comunicação à educação. Apesar dos diversos estudos que estão sendo realizados, esta área ainda é pouco conhecida. O objetivo deste trabalho foi produzir um diagnóstico sobre a educomunicação no município de Ijuí-RS, e a partir disso, avaliar como professores e alunos vêem a prática de usar os meios de comunicação para promover o conhecimento. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, realizado com 50 alunos de uma escola municipal, 50 alunos de uma escola estadual e 50 alunos de uma escola particular, somando um total de 150 estudantes. Além disso, outro questionário foi aplicado a 12 professores, subdividos da mesma forma. O suporte teórico foi a Teoria da Recepção e conceitos relacionados à educomunicação. O resultado da análise revela um cenário aberto às práticas educomunicativas, mas, ao mesmo tempo, uma cultura de ensino tradicional, com a qual os alunos não se identificam mais.Item O futuro do jornalismo impresso: ênfase no jornalismo local(2014-06-04) Santos, Vinicius Fruhling dosO jornal impresso se constitui no mais antigo e tradicional meio de comunicação que ainda vive. Porém, com a globalização e advento da internet e dos meios digitais, surgiu um temor quanto ao seu fim. O objetivo do estudo é identificar até que ponto esses temores são verdadeiros e quais são os fatores que fortalecem e abalam o produto impresso. Foi desenvolvido um método de pesquisa conceitual amparado pela análise de um veículo de comunicação impressa. Os resultados indicam que existem grandes possibilidades de algumas previsões estarem erradas e mostraram um filão que fortalece esse meio: o jornalismo local. Baseado nessas conclusões e na opinião dos autores estudados, são indicadas algumas mudanças capazes de assegurar um futuro para os jornais impressos.Item Educação e tecnologia no noticiário do rádio AM de Ijuí(2015-05-20) Lima, Taíse Cristina Heberle deEsta monografia pretende analisar como a temática da educação e da tecnologia estão inseridas nos noticiários do horário do meio dia nas três rádios AM de Ijuí: Rádio Repórter, Rádio Progresso e Rádio Jornal da Manhã. O estudo fundamenta-se na teoria da educomunicação que enfoca a aproximação do campo da comunicação e da educação. Os noticiários do meio dia impresso das três emissoras e os relatos coletados nas entrevistas mostram que existe pouca produção radiojornalística sobre os temas mencionados. O centro dos noticiários são assuntos como política, segurança pública e região. Como vivemos na era da comunicação digital, as informações circulam muito rápido nos veículos de comunicação e o rádio tem o poder de informar com imediatismo, acreditando ser necessário que o indivíduo reflita sobre as informações que recebe diariamente, pois não basta apenas receber a informação é preciso indagar a respeito dela. Como a educação é condição para esta reflexão, o rádio tem um papel importante na abordagem desta temática.Item Práticas educomunicativas na região Celeiro do RS(2015-10-09) Danelli, Bruna Aparecida Dal PiazA sociedade em rede fez com que o uso das tecnologias nos últimos anos fosse elevado. Os chamados nativos digitais estão conectados a tudo. Muitas pessoas que viveram a transformação tecnológica não conseguiram se adaptar às tecnologias. As escolas também não seguiram no mesmo ritmo, mas agora tentam se inserir nesta realidade. Os estudos da Educomunicação chegam até as escolas para reforçar a relação entre a comunicação e a educação aliando tecnologias como mediadoras na produção de novos conhecimentos. Esta pesquisa visa compreender e analisar as práticas educomunicativas do ponto de vista dos secretários de educação e coordenadores pedagógicos dos municípios da Região Celeiro do Rio Grande do Sul, buscando compreender como as políticas públicas pensam a relação entre as mídias, as tecnologias e a educação no século XXI.Item Da ridigez à interatividade: novas formas de aproximação com o público após a queda da bancada no telejornalismo(2015-10-09) Costa, André daEste trabalho surgiu da necessidade de o público conhecer um pouco mais sobre as facetas usadas pelo telejornalismo brasileiro e gaúcho para obter aproximação e intimidade com o telespectador. Além disso, a especulação foi sobre os reais motivos de os telejornais estarem dando espaço para a voz da comunidade e assim, consequentemente, estarem adotando esse novo formato de fazer notícia, mais participativo e dinâmico, com uma interatividade maior em comparação com o formato antigo. O trabalho irá apresentar o telejornal Jornal do Almoço, do Grupo RBS TV, como foco de pesquisa. A análise se deterá na participação do telespectador no jornal, levando em consideração o espaço que ele dedica ao envio de sugestões e também críticas. O estudo pondera a hipótese de se realmente existe a questão da interatividade ou se o telejornal está usando apenas mais uma estratégia para alavancar os índices de audiência.