Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/441
Navegar
Navegando Letras por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item A influência dos fatores sócio-afetivos e características comportamentais de adolescentes no processo ensinoaprendizagem de língua estrangeira inglês(2012-06-05) Tamiozzo, Tainara CristinaO presente trabalho visa esclarecer como e de que maneira os fatores sócio-afetivos e características comportamentais de adolescentes influenciam no Processo Ensino- Aprendizagem de Língua Estrangeira Inglês. Através de estudos, podemos perceber que tanto os fatores sócio-afetivos como as características que os adolescentes apresentam em relação ao seu comportamento em uma aula de Língua Estrangeira Inglês são decisivos para sua aprendizagem de uma segunda língua. Cada fator interfere de uma maneira, afetando o processo de aprendizagem do adolescente. Para entender melhor a questão, foi realizado um estudo de caso com cinco aprendizes, além disto, foi elaborado um questionário a fim de entender melhor os fatores sócio-afetivos em relação aos aprendizes avaliados, após foi designado um fator sócio-afetivo para cada aluno. Com isso, foram esclarecidas as questões pertinentes ao assunto deste trabalho de pesquisa monográfica e foram propostas maneiras para que esses problemas possam ser resolvidos e ou amenizados, de forma a proporcionar um bom Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira Inglês.Item O Modelo VAK e a teoria das múltiplas inteligências e suas contribuições no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira(2017-07-25) Naressi, TatianeO presente trabalho tem como objetivo refletir e
repensar os motivos pelos quais alguns alunos possuem sucesso ou insucesso no processo de aprendizagem da Língua Inglesa. E seguindo esta ideia é proposto como solução uma análise mais profunda em relação às teorias de aprendizagem, como a teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e o Modelo VAK de Neil Fleming, diferenciando as inteligências: Linguística, Lógico Matemático, Espacial, Musical, Corporal Cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal, Naturalista e Existencialista e as diferentes formas de aprender: Visual, Auditivo e Cinestésico. E para que seja possível o entendimento, são explicadas as teorias e suas aplicações, as definições de cada inteligência e de cada forma de aprendizado, como surgem estes modelos e como produzir um plano de aula que envolva o modelo VAK, para tanto, busca-se o estudo acerca dos gêneros do discurso, trazendo os mesmos como base para uma proposta de planejamento que contemple a possibilidade de desenvolvimento das múltiplas inteligências e do modelo VAK, para assim facilitar o planejamento e também a aprendizagem do aluno.Item Opções metodológicas e aquisição de língua estrangeira – inglês – em cursos livres(2012-06-05) Rocha, Michele OliveiraEsta monografia tem como objetivo analisar o as teorias de aquisição, métodos e abordagens adotados tanto no material didático, quanto na prática em sala de aula em dois cursos livres no que tange ao ensino/aprendizagem de língua inglesa. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste foi do tipo bibliográfico, tendo como base descritiva, uma vez que se propôs a expor, relatar as características de determinadas teorias, métodos, metodologias e abordagens no que tange ao ensino/aprendizagem de uma segunda língua; com uma metodologia de tipo qualitativa, baseada fundamentalmente na análise do material didático e na observação das aulas.Item O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo(2014-04-28) Frizzo, Celina ElianeA busca pelo domínio de uma segunda língua por parte de adultos e crianças vem aumentando cada vez mais. O domínio de uma segunda língua leva o indivíduo a se tornar um indivíduo bilíngue. Com base nisso, o objetivo deste estudo é apresentar as principais teorias de aquisição de língua e conceituar o termo bilíngue, bem como esclarecer outros aspectos que englobem o tema como educação bilíngue e o possível desenvolvimento cognitivo e cerebral de uma pessoa que se comunica e domina mais de uma língua. Para tanto será feito um estudo bibliográfico com os principais autores sobre o tema. Assim, ao explanarmos as teorias de aquisição de língua constatamos que a teoria de Stephen Krashen e suas cinco hipóteses é a teoria que melhor nos explica o processo de aquisição e aprendizagem de línguas, processos esses que são conceituadas e diferenciadas pelo autor. Já no que diz respeito ao bilinguismo, relatamos sua origem e expomos seus vários conceitos, chegando à conclusão de que um indivíduo bilíngue é aquele que consegue comunicar-se em mais de uma língua, dentro ou fora de sua comunidade linguística. E finalizando, encontramos pesquisas e evidencias que nos mostram que existem de fato vantagens cognitivas e cerebrais em indivíduos que são bilíngues. Desta forma, contribuímos para o estudo sobre segunda língua e o recente estudo sobre bilinguismo.Item Teoria das inteligências múltiplas e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira(2014-05-05) Pause, Suzan Jennyfer De GoisO presente trabalho refletiu o porquê do sucesso e do insucesso de alguns alunos em relação à aprendizagem da língua inglesa. E nesta perspectiva foi proposto como solução à teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, diferenciando as inteligências: Linguística, Lógico Matemático, Espacial, Musical, Corporal Cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal, Naturalista e Existencialista. E para melhor entender a teoria e suas aplicações, foi verificado a definição de inteligência, como surgiu esta teoria, quais as principais ideias de aprendizagem de uma segunda língua, problemas encontrados na aprendizagem e relato de pesquisa de campo, para defesa desta teoria.