Letras
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/441
Navegar
Navegando Letras por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 45
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item O uso do a gente no lugar do pronome nós entre os falantes de língua portuguesa(2012-03-20) Smaniotto, JanainaItem Literatura infanto-juvenil: uma possibilidade para dissolver o preconceito(2012-06-05) Kommers, Sheila StockPartindo do pressuposto que a literatura infantil e infanto-juvenil têm fundamental importância na formação dos sujeitos e tendo em vista a sua inserção no cotidiano escolar e a diferença que ela faz na vida dos alunos, pensou-se em desenvolver pesquisa neste campo. Para isso foram trazidos alguns conceitos e autores que tratam do tema. Foram levantadas também algumas problemáticas enfrentadas pelo adolescente nesta faixa etária, seus conflitos, o preconceito e as diferentes formas de violência e como a literatura infanto- juvenil pode ajudar neste momento. Porém, foi abordado principalmente de que maneira o professor pode trabalhar com a literatura infanto-juvenil como uma aliada na dissolução de tais problemas dentro da comunidade escolar. Assim, foram analisadas três obras, uma que trata sobre o tema racismo, intitulada Pretinha, eu?, do autor Júlio Emílio Braz, outra que fala sobre a discriminação aos deficientes físicos, que é o livro Ímpar, de Marcelo Carneiro da Cunha e um sobre o bullying, de Luis Dill sob o título Todos Contra Dante.Item A influência dos fatores sócio-afetivos e características comportamentais de adolescentes no processo ensinoaprendizagem de língua estrangeira inglês(2012-06-05) Tamiozzo, Tainara CristinaO presente trabalho visa esclarecer como e de que maneira os fatores sócio-afetivos e características comportamentais de adolescentes influenciam no Processo Ensino- Aprendizagem de Língua Estrangeira Inglês. Através de estudos, podemos perceber que tanto os fatores sócio-afetivos como as características que os adolescentes apresentam em relação ao seu comportamento em uma aula de Língua Estrangeira Inglês são decisivos para sua aprendizagem de uma segunda língua. Cada fator interfere de uma maneira, afetando o processo de aprendizagem do adolescente. Para entender melhor a questão, foi realizado um estudo de caso com cinco aprendizes, além disto, foi elaborado um questionário a fim de entender melhor os fatores sócio-afetivos em relação aos aprendizes avaliados, após foi designado um fator sócio-afetivo para cada aluno. Com isso, foram esclarecidas as questões pertinentes ao assunto deste trabalho de pesquisa monográfica e foram propostas maneiras para que esses problemas possam ser resolvidos e ou amenizados, de forma a proporcionar um bom Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira Inglês.Item O intertexto bíblico na obra A leste do éden(2012-06-05) Barbas, CristinaEste trabalho tem como objetivo analisar a intertextualidade presente no livro A leste do Éden, de John Steinbeck. Pretende-se refletir sobre o papel da Bíblia, como referência intertextual fundamental para a construção e a decodificação da obra. Para isto, é feita uma descrição de passagens bíblicas, uma análise da vida e obra de Steinbeck e, finalmente, uma comparação entre o texto literário em questão e o texto bíblico. Portanto, inicialmente, o trabalho é feito de forma bibliográfica e, num segundo momento, a partir de uma análise comparada. Através da pesquisa realizada, conclui-se que a obra de Steinbeck não teria o mesmo sentido, nem a mesma capacidade de atrair leitores, sem o uso de histórias bíblicas.Item Opções metodológicas e aquisição de língua estrangeira – inglês – em cursos livres(2012-06-05) Rocha, Michele OliveiraEsta monografia tem como objetivo analisar o as teorias de aquisição, métodos e abordagens adotados tanto no material didático, quanto na prática em sala de aula em dois cursos livres no que tange ao ensino/aprendizagem de língua inglesa. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste foi do tipo bibliográfico, tendo como base descritiva, uma vez que se propôs a expor, relatar as características de determinadas teorias, métodos, metodologias e abordagens no que tange ao ensino/aprendizagem de uma segunda língua; com uma metodologia de tipo qualitativa, baseada fundamentalmente na análise do material didático e na observação das aulas.Item Namorar e ficar: modos de discursivização(2012-07-23) Zampieri, Aline MariaEsta pesquisa intitulada “Ficar e namorar: modos de discursivização” sob orientação da professora Rosita da Silva ancora-se na teoria fundada por Michel Pêcheux, na França, em meandros dos anos 60. A Análise do Discurso de vertente francesa busca o sentido dos discursos através da historicidade. Em um primeiro momento, buscamos mapear a configuração da teoria no contexto dos estudos da linguagem, bem como seus constructos teóricos fundantes, com os quais embasaremos nossas análises. Estas consistem de enunciados retirados das revistas de caráter juvenil Atrevida, Capricho e Todateen. Este estudo buscou analisar enunciados produzidos acerca de como são discursivizadas as matérias nas revistas citadas, mais especificadamente no que tange os relacionamentos: o ficar e o namorar. Buscamos, através dessas análises, compreender como se dá o efeito de sentido naqueles que leem, verificando o que intentam aqueles que escrevem, bem como perceber o lugar social dos sujeitos autores e leitores desse material. Quer-se ainda perceber como esses modos de relacionamentos estão sendo escritos para o público leitor.Item O jogo entre foco narrativo, personagem, tempo e espaço na escrita de Charles Bukowski em Pulp(2013-04-04) Moraes, William Prestes deO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a obra Pulp (1994), do escritor norte americano Charles Bukowski, observando e descrevendo tempo, espaço, ambiente, personagens e narrador. O foco-narrativo na obra apresenta variações que se colocam entre as categorias teóricas, o jogo entre as características dos personagens e as descrições de espaço e tempo são elementos da escrita do autor, e essa técnica usada dá qualidade à obra. O objetivo do presente trabalho é sustentar teoricamente essa qualidade.Item Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?(2013-04-04) Pott, AirtonAo estudar a fala em uso, a realidade da variação faz-se presente, e, como o objeto de estudos desse trabalho está vinculado à variação linguística, vale enfatizar que a Fundamentação Teórica está dividida em duas áreas – Sociolinguística e Fonética. A parte da Sociolinguística está dividida em cinco subtítulos, intitulados, respectivamente, como “Sociolinguística – Linguagem e Sociedade”, “As diferentes variações cabíveis à Sociolinguística”, “Variáveis extralinguísticas”, “Sexo, faixa etária, escolaridade e outras variáveis extralinguísticas” e “Velocidade de pronúncia e tom de voz – por que considerá-las?”. Os principais teóricos abordados dessa área são Paiva, Monteiro, Lyons, Bagno, entre outros. A parte da Fonética está dividida em três subtítulos, intitulados, respectivamente, como “A Fonética e seu campo de estudo”, “O sistema vocálico do português brasileiro” e “A elevação das vogais e e o pretônicas”. Os principais teóricos dessa área considerados nessa pesquisa são Viegas, Callou & Leite e, principalmente, Bisol. Na sequência, há a Metodologia, que é dividida em “Corpus”, “Coleta dos dados” e “Análise dos dados”, sendo a última subdividida em várias categorias voltadas às variáveis extralinguísticas, sobretudo ao grau de parentesco, que é novamente dividido em dez grupos. E, por último, são apresentadas as “Considerações finais”, cujas conclusões são voltadas aos principais resultados da pesquisa, incluindo curiosidades e resultados surpreendentes que a pesquisa possibilitou serem percebidos. Ainda há ressalvas a possíveis estudos futuros a respeito do alçamento das vogais e e o pretônicas.Item A afetividade e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de línguas(2013-04-04) Tobias, Bruna GarciaO presente trabalho visa identificar o papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de línguas, especialmente Língua Inglesa. A partir deste estudo, podemos perceber que a afetividade, juntamente com os demais aspectos socioafetivos que se fazem presentes na vida dos aprendizes de línguas, contribuem para o desenvolvimento do indivíduo e suas manifestações em sala de aula e a construção de um ambiente afetuoso depende de inúmeros elementos, principalmente do professor. Para entender melhor a questão, foi realizado um estudo com professores, aprendizes e acadêmicos de Letras através de questionários. Com isso, foram identificadas as influências da afetividade no processo de ensino-aprendizagem de línguas, bem como no desenvolvimento cognitivo e emocional dos aprendizes.Item Comerciais da Polar Export: bairrismo e efeitos de sentido(2013-04-04) Santos, Luana Rodrigues dosNesta monografia, discorremos sobre os possíveis efeitos de sentido produzidos pelos sujeitos a partir de enunciados publicitários da cerveja Polar Export. A pesquisa está ancorada na teoria de Análise do Discurso francesa, desenvolvida por Michel Pêcheux nos anos 60. Dessa forma, nossa proposta mobiliza para as análises os conceitos fundamentais da referida teoria, bem como trabalha numa interface com outras áreas do conhecimento, tais como as manifestações culturais, a publicidade e propaganda.Item A importância da música no ensino de língua inglesa(2013-04-04) Trage, Jonathan EltonO Presente trabalho tem como objetivo tornar evidente a importância da música no ensino de língua inglesa e seus efeitos benéficos à aquisição da língua estrangeira. A escolha do tema emergiu de observações realizadas nos alunos que nestes quase dez anos puderam ser observados em sala de aula. Nestas observações tornou-se claro a facilidade na aquisição do Inglês demonstrada pelos estudantes que evidenciavam maior prazer com o contato da música e eram expostos diariamente à música que era um tipo de estímulo ao aprendizado involuntário. Estes demonstravam maior vocabulário e certa facilidade aparente com a pronúncia das palavras. Entendendo esta verdade torna-se necessário despertar para uma reflexão sobre o uso da música no ensino e utilizar melhor esta ferramenta admirável. Pretendemos provocar no leitor a percepção destas verdades através de um embasamento teórico a partir de várias leituras, de uma pesquisa de campo com alunos de diversas faixas etárias e seu sucesso com a utilização da música no aprendizado individual.Item Uma análise do conto "Felicidade clandestina" sob a ótica da estética da recepção(2013-04-04) Eggers, Fernanda Martins BuenoA Literatura contribui muito para o desenvolvimento das capacidades leitoras do aluno, ao mesmo tempo em que amplia seus horizontes linguísticos, culturais e pessoais. O ensino, há mais de um século, vem sendo feito sempre do mesmo modo: privilegiando o aspecto cronológico da história literária. Tentando modificar algo nessa metodologia é que se propõe esta pesquisa bibliográfica, buscando na “Teoria da recepção” de Hans Robert Jauss (1979) alternativas para a apresentação do conto Felicidade clandestina de Clarice Lispector de forma satisfatória ao seu público leitor.Item A subjetivação no romance moderno: um estudo de Olhai os lírios do campo(2013-04-04) Tamiozzo, VanessaOlhai os lírios do campo, um romance moderno gaúcho, escrito por Erico Verissimo e publicado em 1938, apresenta uma complexa narrativa de enredo psicológico. A desordem temporal serve de suma importância para entender a conturbada mente da personagem Eugênio Fontes. Envolvendo as temáticas de amor, ambição e solidariedade, a obra traz o registro cotidiano da vida urbana em Porto Alegre. As personagens vivem o mal-estar provocado pela modernidade, enfrentam problemas de ordem social, moral e existencial, causados pela vigência de valores degradados. Ao mesmo tempo, o livro também relata uma história de amor, em que a personagem Olívia transforma a vida do médico Eugênio Fontes. Este, no início da obra inclinado para a ambição, ao final da trama, após a morte da mulher amada, opta por uma vida mais simples. Narrador, tempo e espaço são os elementos que mostram a presença da subjetividade na obra. A investigação desses elementos é o objetivo deste estudo, que é norteado pela teoria de Sérgio Paulo Rouanet - a forma shandiana. A análise será feita através de trechos da obra.Item A literatura sob uma perspectiva mítica e simbólica: a análise de Vidas Secas(2013-04-04) Soares, Vinícius DillO presente trabalho de conclusão de curso discute a origem, importância e função dos motivos literários, símbolos e mitos inseridos na literatura, e o faz por meio de aportes teóricos. São apresentados e explicados estudos de grandes intelectuais especializados nas citadas áreas, como Mircea Eliade, Joseph Campbell, Vladimir Propp e Juan-Eduardo Cirlot. Sequencialmente, aborda pontos relevantes sobre a história da literatura, teorias de romance e ficção, e se detém na análise da narrativa ficcional Vidas secas, de Graciliano Ramos, o objeto de estudo do trabalho. Após o enfoque sobre aspectos narrativos e contextuais da obra, analisa nela os motivos literários, símbolos e mitos, através do uso de citações diretas do livro, e de interpretações baseadas nos discursos teóricos já anteriormente examinados.Item Fatores de textualidade em textos chargísticos(2013-04-04) Santos, Fabiane Facco dosNeste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são analisados os fatores de textualidade e como se dá a leitura e interpretação de charges, a partir da construção de sentidos produzidos na leitura de textos chargísticos. A leitura é muito mais que compreender o que está escrito com letras. Significa entender o que está nas entrelinhas, intertextualizar, contextualizar, compreender as muitas linguagens, construir significados. E a charge, por ser um texto dinâmico, significativo utiliza os fatores de textualidade. Para fundamentar teoricamente este trabalho de pesquisa, buscou-se a contribuição de autores como Broncardt, Macuschi, Koch para conceituar linguagem, língua, texto, fatores de textualidade, gêneros textuais e implícitos/explícitos a partir de princípios da Linguística Textual e da Semântica. As análises mostram que o gênero charge é complexo e envolve vários mecanismos em sua produção, e para compreendê-lo é fundamental que o leitor tenha conhecimento que o texto não se constitui de frases isoladas, mas que é uma unidade de sentidos, um todo significativo, e que os fatores de textualidade são mecanismos da textualidade.Item Formação continuada: espaço para desenvolver habilidades e competências de leitura(2013-04-08) Locatelli, Catiane Prestes do AmaralEste trabalho de conclusão de curso constitui-se em uma pesquisa bibliográfica focalizando o tema - Formação continuada: espaço para desenvolver habilidades e competências de leitura - pesquisa a leitura a partir da concepção sócio-interativa. Parte da perspectiva de que o pleno domínio da leitura é condição para a preparação básica para o trabalho e para a conquista da cidadania do educando. Para tanto, busca aprofundar conhecimentos que promovam o desenvolvimento da competência leitora, exigida pela sociedade atual. De acordo com os pressupostos teóricos deste estudo, entender concepções de leitura, objetivos e estratégias de leitura são alguns dos aspectos fundamentais para nortear a prática pedagógica do professor, uma vez que o processo ensino-aprendizagem, em todas as áreas do saber, tem como pressuposto o desenvolvimento da competência leitora. Em um trabalho que pretende desenvolver a competência leitora, o professor precisa estar consciente que também se faz necessário considerar a questão do desenvolvimento da sensibilidade, da afetividade, para que o aluno sinta-se envolvido em um ambiente que prioriza a prática da leitura. A partir de tais considerações, este estudo busca propiciar reflexões aos professores da escola Adventista de Ijuí, sobre a prática da leitura na sala de aula. Para tanto, este trabalho apresenta uma fundamentação teórica para embasar práticas de leitura que serão trabalhadas em uma Oficina de Leitura a ser oferecida aos professores da referida escola, pois a Oficina contemplará princípios organizadores do desenvolvimento de habilidades de leitura e da competência leitora.Item A modernidade na lírica de Augusto dos Anjos(2013-09-17) Santos, Lia Machado dosA partir de uma concepção teórica sobre a lírica moderna, esta monografia visa estudar a lírica de Augusto dos Anjos, analisando cinco poemas de sua obra quanto a sua formalidade e modernidade. O suporte teórico vem da teoria de Hugo Friedrich sobre a estrutura da lírica moderna, em especial a lírica intelectualizada. O poeta brasileiro Augusto dos Anjos recebe uma breve leitura sobre a possível intertextualidade entre o seu poema “O Morcego” e o poema de Edgar Allan Poe, “O Corvo”. O eixo principal da monografia é a análise do conteúdo moderno de suas poesias em uma época que seu aparecimento data entre as últimas produções do Parnasianismo e Simbolismo.Item Discussões a respeito do ensino de língua estrangeira na educação infantil(2013-09-17) Atkinson, AndréiaEste trabalho busca colaborar com estudos sobre a importância do ensino/aprendizado de língua estrangeira (língua inglesa, neste caso) na educação infantil. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para que se pudesse obter embasamento a respeito do processo de aquisição e aprendizagem de um segundo idioma. Inclui também dados de estudos recentes da neurociência sobre o assunto, para que se possa pensar este ensino levando em consideração questões biológicas, e refletir sobre possíveis influências que isto pode ou não exercer sobre as crianças. Foi realizada também pesquisa qualitativa com professores e fonoaudiólogos, que trouxeram contribuições relevantes sobre o assunto. Através deste trabalho podemos verificar se algumas afirmações são verdadeiras ou não, e se este ensino/aprendizagem deve ser encorajado ou não.Item O processo de aquisição e aprendizagem de línguas e o bilinguismo(2014-04-28) Frizzo, Celina ElianeA busca pelo domínio de uma segunda língua por parte de adultos e crianças vem aumentando cada vez mais. O domínio de uma segunda língua leva o indivíduo a se tornar um indivíduo bilíngue. Com base nisso, o objetivo deste estudo é apresentar as principais teorias de aquisição de língua e conceituar o termo bilíngue, bem como esclarecer outros aspectos que englobem o tema como educação bilíngue e o possível desenvolvimento cognitivo e cerebral de uma pessoa que se comunica e domina mais de uma língua. Para tanto será feito um estudo bibliográfico com os principais autores sobre o tema. Assim, ao explanarmos as teorias de aquisição de língua constatamos que a teoria de Stephen Krashen e suas cinco hipóteses é a teoria que melhor nos explica o processo de aquisição e aprendizagem de línguas, processos esses que são conceituadas e diferenciadas pelo autor. Já no que diz respeito ao bilinguismo, relatamos sua origem e expomos seus vários conceitos, chegando à conclusão de que um indivíduo bilíngue é aquele que consegue comunicar-se em mais de uma língua, dentro ou fora de sua comunidade linguística. E finalizando, encontramos pesquisas e evidencias que nos mostram que existem de fato vantagens cognitivas e cerebrais em indivíduos que são bilíngues. Desta forma, contribuímos para o estudo sobre segunda língua e o recente estudo sobre bilinguismo.Item O amor é best-seller: uma análise sobre os romances de Nicholas Sparks(2014-04-28) Tjäder, Joyce ToscanoNicholas Sparks é representante da chamada literatura de massa, também conhecida por best-sellers. Este gênero se originou do romance, que tinha por objetivo entreter um novo público que surgia na Europa industrial, era um meio de fugir da realidade. Os best-sellers são escritos visando um público-alvo, eles são vistos por muitos como uma subliteratura justamente por não terem nenhum suporte acadêmico e por serem produzidos diretamente para o mercado. Em seus romances, Nicholas Sparks conta histórias variadas, só que com um mesmo tema, reutilizando elementos já consagrados de seus livros anteriores. Suas histórias são sempre sobre o amor, mas sobre ângulos diferentes. Nesse sentido, o presente trabalho visa caracterizar o gênero best-seller, contextualizar a vida do autor e encontrar algumas similaridades nos livros Diário de uma paixão, Um amor para recordar, Querido John e Um homem de sorte.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »