Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede Nacional – PROEF - Mestrado por Assunto "ÁREAS DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR::Crianças"
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Item Educação física na educação infantil: jogos motores em diferentes espaços(2025-02-04) Brigo, TchiagoO que realmente me encanta como professor é a alegria da criançada em ver que vai começar a aula de Educação Física. Brincar, jogar, cair, levantar. O tempo parece que voa. As crianças indagam: – já está na hora de ir? Percebemos que a maioria delas tem vontade de ir à escola e de expressar-se corporalmente nas inúmeras aventuras que acontecem em aula. Esse cenário demonstra que práticas pedagógicas pensadas a partir do interesse das crianças contribui imensamente no processo de ensino-aprendizagem. O anseio desta pesquisa surgiu como reflexão sobre a Educação Física na Educação Infantil, as mediações pedagógicas dos jogos motores e os espaços destinados às crianças nas escolas, buscando entender como esses fatores podem contribuir para o desenvolvimento corporal das crianças. Este estudo foi caracterizado como qualitativo descritivo, um estudo de campo, tendo como centralidade do trabalho planejar, desenvolver e avaliar as decorrências de uma Unidade Didática dos jogos motores por meio de mediações pedagógicas em diferentes espaços (na quadra, no gramado, na areia e na sala) no contexto da Educação Física na Educação Infantil. A organização das competências e habilidades desenvolvidas durante as aulas pautaram-se em González e Schwengber (2012), Neira (2016), Brasil (2018) e González e Borges (2020). Os dados foram construídos por meio de um diário de campo, registrando observações a partir das situações vivenciadas durante as aulas. Para análise e interpretação das informações foi considerada a dimensão do desenvolvimento infantil em determinadas práticas sociais vivendo relações em contexto físico e sociocultural, apresentado por Neto (2004). Os resultados da pesquisa mostram que ao conceber o desenvolvimento corporal da criança de maneira global, as situações experenciadas por elas durante as aulas favorecem sua participação nos jogos motores, compreendendo a funcionalidade objetiva de cada atividade, contribuem na construção de valores para a convivência em sociedade, como respeito e cooperação, e possibilitam o protagonismo infantil, ao incentivar a superação de constantes desafios, colaborando com o desenvolvimento das habilidades motoras básicas de locomoção, manipulativas e de equilíbrio. O preparo de diferentes espaços para realização de tarefas pedagógicas é fator relevante para o desenvolvimento corporal das crianças. Na quadra, as tarefas mais interessantes são as que têm elevado nível de deslocamento, contribuindo para o desenvolvimento da agilidade e da velocidade das crianças. No gramado, percebemos que situações voltadas para o contato com a natureza e atividades ao ar livre permitem desenvolver a noção espaço-temporal. Na areia, as atividades podem desenvolver atributos como força muscular, equilíbrio e criatividade. Na sala, notamos que atividades voltadas para o desenvolvimento do foco e concentração funcionam muito bem, reforçando as habilidades de coordenação motora fina e coordenação óculo-manual. Também percebemos que as crianças constroem distintos significados para cada espaço de interação. Os ambientes internos (quadra e sala) são identificados para rotinas de tarefas e organização de atividades, enquanto os ambientes externos (areia e gramado) são identificados como espaços de contato com a natureza e interações relacionais. Nesse panorama, o professor é peça fundamental para a aprendizagem, necessitando um olhar atento no processo de preparar, planejar e avaliar as decorrências de ensino. O diálogo, a demonstração, os exemplos e as intervenções durante as práticas, foram elencados como mediações pedagógicas que favorecem o vínculo entre professor-criança. Parece essencial, portanto, observar as necessidades e interesses das crianças na Educação Física infantil, propondo situações de desenvolvimento corporal que contribuam no processo formativo e que atendam aos seus direitos de aprendizagem.Item Quem não tem cão, caça com gato: potencialidades do uso de materiais não convencionais na educação física infantil(2025-02-04) Santos, Luis Gustavo Ramos dosA presente pesquisa, intitulada: “Quem não tem cão, caça com gato: potencialidades do uso de Materiais Não Convencionais na Educação Física Infantil”, tem como objetivo geral apresentar as possíveis contribuições da utilização de Materiais Não Convencionais (MNCs) enquanto estratégia de ação pedagógica no desenvolvimento das atividades na Educação Física Infantil (EFI). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em forma de estudo de caso, e quanto aos objetivos, caracterizando-se como descritiva. O trabalho foi realizado pelo pesquisador que, enquanto sujeito da pesquisa, planeja, participa, implementa e analisa os resultados da ação em um processo de descrição, reflexão e introspecção acerca da própria prática a partir da participação no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). A pesquisa se deu a partir da análise de recortes do diário de campo, dos documentos e registros pedagógicos do pesquisador ao utilizar os materiais não convencionais como estratégia de ação pedagógica nas aulas de Educação Física nas turmas que atende. A revisão de literatura aborda as temáticas necessárias para compreensão do objetivo da pesquisa a saber: conceitos de escola, criança, infância(s), Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Física e Educação Física Infantil, bem como a interpretação e análise de como estes temas são tratados na Constituição Federal (1988), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), e de outras legislações pertinentes. Foi possível identificar que a adoção de MNCs na EFI é uma estratégia viável e eficaz para promover o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos criativos, imaginativos, lúdicos, conceituais, sociais e físicos por meio da (re)elaboração da apropriação corporal. A interação com MNCs, em ambientes fechados ou abertos, promove a proatividade das crianças, desenvolve seu protagonismo e facilita a apropriação significativa do espaço, incentivando sua utilização consciente e a preservação do ambiente escolar.