Controladoria e Gestão Tributária
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Navegando Controladoria e Gestão Tributária por Assunto "Estratégia"
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Item Referencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes(2014-03-17) Cardoso, Andréia DinamaraA internacionalização exige cada vez mais o domínio de idiomas estrangeiros. A fim de atender a esta necessidade propôs-se a elaboração de um estudo com teor qualitativo, no sentido de apresentar os benefícios de um segundo idioma no âmbito profissional e acadêmico, considerado uma ferramenta de competição no atual mercado de trabalho. O estudo foi realizado na região de Ijuí, RS, e buscou coletar informações que subsidiem a elaboração de uma estratégia diferenciada na dinamização de uma escola de idiomas, otimizando o ensino de línguas e motivando os profissionais e estudantes acadêmicos a buscarem este conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa seguiu duas vertentes, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica à luz de estudiosos como Day (1990; 2001) e Chiavenato (2010), entre outros. Já a segunda é uma pesquisa de campo em que se aplicou um questionário fechado a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e uma entrevista despadronizada para empresários e executivos de empresas de Ijuí e região. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados busca o conhecimento de uma segunda língua para preencher requisitos curriculares ou para ascensão de cargos. Os atributos considerados muito importantes pelos participantes da pesquisa, a serem oferecidos por uma escola de idiomas, são a qualificação do professor, a certificação do curso e o atendimento. A disponibilidade de horários é outro item muito importante para os acadêmicos, assim como o local da escola é importante para os empresários e executivos. Por fim, foi traçado um referencial estratégico de posicionamento diferenciado para a escola de idiomas atrair e reter o maior número possível de clientes, como oferecer profissionais qualificados na área, certificação reconhecida, atendimento e grade de horários diferenciados, itens fundamentais que respondem às necessidades e interesses de cada aluno e se encaixam na disponibilidade dos potenciais clientes.Item A relevância do planejamento estratégico da controladoria enquanto instrumento na gestão empresarial(2014-03-06) Kensy, MarisaEste trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da Controladoria na organização. O atual cenário de negócios, é um desafio permanente a gestão empresarial, as empresas buscam, de maneira intensiva se adequarem e a reagirem às constantes mudanças ambientais, sociais, financeiras e fiscais, por meio da otimização do desempenho e do controle empresarial, afim de se manterem agregando valor aos seus acionistas, clientes e colaboradores. A atuação da Controladoria pode ser vista como unidade de negócio que facilita a disseminação das informações as demais unidades da organização, para que consigam trabalhar suas estratégias e como um órgão da administração que procura alinhar o processo estratégico de decisões de cada área que compõe a organização, com o intuito de todos atingirem, os objetivos estratégicos da empresa, sendo a ferramenta fundamental para garantir informações adequadas ao processo decisório da alta diretoria. Propôs-se neste artigo que a Controladoria mantenha um planejamento estratégico para alinhar as metas com os desafios da empresa. Utilizou-se da pesquisa aplicada, descritiva e da observação na vida real na empresa objeto do estudo. Conclui-se que o planejamento estratégico da controladoria fornece a visão ampla de uma gama de escopo e a definição dos caminhos e propósitos organizacionais, além disso, busca atingir resultados, qualificando as informações geradas e suas influências na gestão dos negócios, utilizando-se da evolução contínua de se antecipar às mudanças futuras, obtendo-se para a organização os ganhos nas oportunidades que surgem.