Controladoria e Gestão Tributária
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- ItemIndicadores para gestão de resultados de carteiras de associados em uma cooperativa de crédito(2014-05-07) Casagrande, AdrianoA cooperativa que foi o objeto do estudo esta situada em um mercado altamente competitivo entre as instituições financeiras, por isso, se verifica a importância de serem apurados indicadores de desempenho que consigam medir a rentabilidade e qualifique sua eficiência de gestão. Com base nestas informações, a tomada de decisão em maior subsídio, e a cooperativa ganha benefícios gerenciais em escala. Os sistemas de indicadores tem sido um instrumento efetivo no equacionamento das informações, e são necessários para a avaliação de desempenho das carteiras de associados. A cooperativa tem exigido cada vez mais de seus colaboradores uma melhor gestão de resultados e de despesas, aonde estes vem sendo mais elaborados e planejados ano a ano. Porem até o presente trabalho, não apresentava indicadores detalhados por carteira que conseguissem mensurar a real contribuição no resultado. Neste sentido, o estudo teve por objetivo elaborar indicadores de gestão como estratégia para ponderação da avaliação dos resultados de carteiras de associados, verificando uma estrutura de indicadores de gestão que possam contribuir para a melhoria da rentabilidade e, na gestão das carteiras de associados da cooperativa de crédito. Para a criação de indicadores de gestão é impreterível que as informações geradas reflitam o mais fiel possível a realidade abordada. A pesquisa é aplicada e descritiva, utilizando-se da coleta de dados por entrevistas despadronizadas, analisando e sistematizando os dados coletados em planilhas eletrônicas. Nos resultados do artigo foram gerados indicadores que mensuram o resultado líquido por carteira, assim como, o ticket médio bruto e o ticket médio líquido, que são informações fundamentais para auxiliar na gestão das carteiras, bem como, o gestor da unidade para criar ações especificas de gestão da mesma.
- ItemPercepção dos gestores de uma cooperativa agropecuária na questão da responsabilidade social(2014-05-05) Stahlhöfer, Nádia
- ItemElementos vinculados a política de gestão de estoques que podem ser potencializados por meio de um sistema de informação em uma cerealista(2014-05-05) Graunke, Jânio FernandoEste trabalho tem por objetivo demonstrar os elementos vinculados a política de gestão de estoques que podem ser potencializados por meio de um sistema de informações em uma cerealista. O sistema de informações torna-se mais importante para as empresas no atual mercado, que se encontra mais ágil e competitivo. Sua adoção colabora com o crescimento da empresa, por meio de um gerenciamento mais adequado. Esse processo não se caracteriza somente como gerar informações, mas sim como um sistema de adequação dos negócios ao mercado atual, tornando-se uma solução parcial para a competitividade no mercado. O sistema de Informação envolve todo o gerenciamento e controle da empresa. Tem como função gerar informações relevantes para a tomada de decisões e demonstrar falhas que a empresa pode cometer. Por isso tem um papel importante dentro da empresa, ainda mais no sistema de informação do estoque, é por meio do estoque que se ratifica se os setores mais importantes da empresa, como os de compras e de vendas, e os custos formados por ambos, que dentro de um sistema de informação formará uma base para a tomada de decisão e o seu gerenciamento.Propôs-se neste artigo que o Sistema de informações potencialize elementos da politica do estoque para que gere informações significativas na tomada de decisões. Utilizou-se da pesquisa aplicada, exploratória e da coleta de dados reais da empresa objeto do estudo. Conclui-se que o sistema de informações na área do estoque fornece informações detalhadas na tomada de decisões e defini novos caminhos para o aperfeiçoamento do sistema de empresa, além disso, busca atingir resultados, qualificando as informações geradas e suas influências na gestão dos estoques, utilizando-se da evolução contínua dos elementos vinculados a política de estoque, obtendo-se para a organização os ganhos nas oportunidades que surgem.
- ItemA relevância dos indicadores de margem de contribuição na gestão de produtos diferenciados em um supermercado(2014-04-28) Roehrs, Leonardo dos SantosEsse trabalho tem como objetivo fazer uma analise dos indicadores de margem de contribuição no desempenho e rentabilidade de uma gama de produtos de uma seção denominada “Gastronomia Especial” criada a partir da dificuldade encontrada por um grupo de pessoas em encontrar produtos diferenciados para cursos de culinária e até a para gastrônoma do dia-a-dia. Com a acirrada concorrência no comércio varejista e as exigências de alguns consumidores, o aumento do mix de produtos e a criação de seções focadas de produtos diferenciados, se torna um diferencial importante na luta para fidelização dos clientes. Com isso a avaliação de desempenho dos diferentes segmentos se torna essencial para a empresa se manter competitiva e auxiliar os gestores na tomada de decisão. A metodologia se classifica como uma pesquisa aplicada com caráter qualitativo, descritiva, utilizando-se da analise de relatórios gerenciais e buscas no sistema de informação via software da empresa. Pode-se concluir que utilização da margem de contribuição como indicador de desempenho dos produtos auxilia no controle dos custos associado ao preço de venda para medir se a empresa tem resultado para cobrir os mesmos. O controle da margem de contribuição é um excelente aliado para a tomada de decisão.
- ItemReferencial estratégico para uma escola de idiomas a partir da visão dos potenciais clientes(2014-03-17) Cardoso, Andréia DinamaraA internacionalização exige cada vez mais o domínio de idiomas estrangeiros. A fim de atender a esta necessidade propôs-se a elaboração de um estudo com teor qualitativo, no sentido de apresentar os benefícios de um segundo idioma no âmbito profissional e acadêmico, considerado uma ferramenta de competição no atual mercado de trabalho. O estudo foi realizado na região de Ijuí, RS, e buscou coletar informações que subsidiem a elaboração de uma estratégia diferenciada na dinamização de uma escola de idiomas, otimizando o ensino de línguas e motivando os profissionais e estudantes acadêmicos a buscarem este conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa seguiu duas vertentes, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica à luz de estudiosos como Day (1990; 2001) e Chiavenato (2010), entre outros. Já a segunda é uma pesquisa de campo em que se aplicou um questionário fechado a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) e uma entrevista despadronizada para empresários e executivos de empresas de Ijuí e região. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos entrevistados busca o conhecimento de uma segunda língua para preencher requisitos curriculares ou para ascensão de cargos. Os atributos considerados muito importantes pelos participantes da pesquisa, a serem oferecidos por uma escola de idiomas, são a qualificação do professor, a certificação do curso e o atendimento. A disponibilidade de horários é outro item muito importante para os acadêmicos, assim como o local da escola é importante para os empresários e executivos. Por fim, foi traçado um referencial estratégico de posicionamento diferenciado para a escola de idiomas atrair e reter o maior número possível de clientes, como oferecer profissionais qualificados na área, certificação reconhecida, atendimento e grade de horários diferenciados, itens fundamentais que respondem às necessidades e interesses de cada aluno e se encaixam na disponibilidade dos potenciais clientes.
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