MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas
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Navegando MBA em Coaching e Gerenciamento de Pessoas por Assunto "Ciências Sociais Aplicadas"
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Item O coaching como estratégia de desenvolvimento da cultura organizacional e formação de equipes de alto desempenho: uma visão construída através de coaches profissionais(2017-08-28) Graffunder, Jonas LaércioO presente estudo tem como tema o coaching como estratégia de desenvolvimento da cultura corporativa e a formação de equipes de alto desempenho. Objetivou-se analisar como as técnicas e abordagens do coaching podem contribuir para o desenvolvimento da cultura organizacional, proporcionando a formação de equipes de alto desempenho. Os objetivos específicos se constituíram em relatar o perfil profissional dos coaches profissionais participantes da pesquisa, identificar com base em entrevista a inter-relação do coaching com os mecanismos de revaloração da cultura corporativa de Johann (2004), analisar as percepções dos entrevistados acerca das características das equipes de alto desempenho, comparando-as com as referências bibliográficas, e, propor estratégias de fortalecimento da cultura organizacional e desenvolvimento das equipes através do processo e técnicas de coaching. O referencial teórico foi construído com base em autores como Johann (2004), Johann et al (2015), Schein (2009) no que diz respeito à cultura organizacional. Para os pressupostos do coaching foram usados autores como Marques(2012), Paes (2012), Blanco (2006) e Garcia (2011). Tonet et al (2009), Finamor et al (2015) e Marques (2012) subsidiaram os referenciais acerca das equipes de alto desempenho. Tratou-se de um estudo de caráter qualitativo de natureza descritiva e exploratória. A coleta de dados se deu através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, através de aplicação de questionário estruturado à coaches profissionais atuantes no mercado de trabalho. Os dados foram analisados comparando os resultados das entrevistas com as referências bibliográficas. Os resultados mostraram alinhamento das respostas dos entrevistados com a pesquisa bibliográfica e permitiram concluir que o coaching pode contribuir com o desenvolvimento da cultura organizacional, proporcionando a formação de equipes de alto desempenho capazes de gerar resultados importantes para a sustentabilidade das organizações.Item Coaching: dos processos de gestão de pessoas a formação de equipes de alta performance(2017-08-01) Peterson, Daniela AdrianeA formação de equipes de alta performance é um tema que vem ganhando uma grande atenção por parte das organizações na atualidade. Quanto mais assertiva a Gestão de Pessoas for durante o processo de recrutamento e seleção maior será a chance da formação de uma equipe que produza resultados satisfatórias para as organizações. O presente artigo visa apresentar os benefícios da implementação de um processo de recrutamento e seleção, proporcionando as mesmas oportunidades aos candidatos a inclusão das pessoas aptas as vagas de trabalho, uma melhor escolha levando em consideração o perfil do candidato com relação ao que ele procura e o que a empresa busca em um colaborador. O presente estudo teve como abordagem o método qualitativo e dedutivo. Os procedimentos foram o método de observação analise descritiva, a pesquisa exploratória, se utilizando das técnicas de coleta de dados, alicerçados em uma entrevista não estruturada com o gestor da organização. Este estudo foi realizado em uma empresa de transporte intermunicipal e turismo no município de Três Passos. O objetivo do estudo foi demonstrar como é importante um ter um processo de Recrutamento e Seleção implantado e padronizado, auxiliando na formação de equipes de alta performance, utilizando o coaching como ferramenta de escolha no processo. Constatou-se que a organização, está reestruturando o processo de recrutamento e seleção, que acontecia de um modo informal, e hoje busca utilizar todos os procedimentos pertinentes para a escolha do candidato mais adequando. Tal mudança deve-se pelo fato da empresa buscar uma nova cultura organizacional e perceber que se fazia necessário tal mudança para obter um quadro de colaboradores mais qualificados e que viessem a produzir maiores e melhores resultados, diminuindo custo com rotatividade e proporcionando oportunidades a todos os interessados.Item Estratégias de liderança para a formação de uma equipe de alto desempenho: estudo em uma empresa farmacêutica(2017-08-28) Carpes, Débora Caroline SpohrO objetivo geral deste estudo consiste em formular estratégias de liderança orientada ao Coaching que podem ser utilizadas para o gerenciamento de uma equipe de alto desempenho na Tchê Farmácias de Santo Augusto/RS. A metodologia utilizada, no que se refere à natureza do estudo, é aplicado, quanto à abordagem, é qualitativo e, quanto aos objetivos, classifica-se como descritivo. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, levantamento (survey) e pesquisa de campo, logo, o universo amostral foi composto por cinco funcionários da farmácia em estudo sendo quatro vendedores e as práticas de liderança descritas a partir do olhar da gerencia. O estudo permite afirmar que, de um modo geral, o uso das ferramentas do Coaching faz significativa diferença no dia a dia do gestor/líder, principalmente nas práticas de lideranças orientadas para a formação de uma equipe de alto desempenho, sendo possível a equipe Tchê Farmácias – filial de Santo Augusto/RS chegar a este nível de desenvolvimento.Item Qualidade de vida no trabalho em uma casa de repouso e sua influência para uma equipe de cuidadoras de idosos(2017-08-01) Dewes, Daniela Maria SchuhAções com foco em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) podem ser consideradas um diferencial estratégico, bem como uma importante ferramenta de gestão dentro de uma Organização (OLIVEIRA ET AL, 2013). Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar o papel do coach no desenvolvimento de ações e práticas de QVT através dos indicadores da abordagem Biopsicossocial e Organizacional (BPSO-96), visando a alta performance de uma equipe. Metodologicamente, empreendeu-se de um estudo de caráter qualitativo a partir de entrevista semiestruturada e atividade de design thinking com os sócios-proprietários de uma Casa de Repouso para idosos. A partir dos resultados pode-se compreender as forças e fraquezas da empresa relacionadas aos aspectos de qualidade de vida no trabalho para assim ser desenvolvido um modelo final de indicadores biológicos, psicológicos, sociais e organizacionais.Item Reflexos do processo de life coaching no ambiente de trabalho e no desempenho de uma equipe(2017-08-01) Ziegler, Silvani MicheliJá dizia Chiavenato (2009) que as organizações não funcionam sem as pessoas, e as pessoas não vivem sem as organizações, porém a medida que o tempo passa e as necessidades das pessoas vão mudando as empresas têm percebido a necessidade de oferecer crescimento qualitativo na trajetória profissional dos trabalhadores, não apenas com treinamentos, mas com o desenvolvimento do ser humano, enquanto pessoas e assim, proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos mesmos. O coaching é a forma de desenvolvimento humano que vem se destacando cada vez mais, portanto o presente estudo proporcionou uma oportunidade de autoconhecimento e autodesenvolvimento à uma equipe de trabalho através de um processo de life coaching, relacionou os benefícios deste processo no ambiente de trabalho e verificou os reflexos do mesmo nos resultados e desempenho da equipe. Este estudo se classifica de acordo com sua abordagem, em pesquisa qualitativa, quanto aos objetivos, como descritiva e para a coleta de dados utilizou-se a observação e grupos de foco. Constatou-se que um processo de life coaching reflete no desempenho profissional, por trabalhar o indivíduo como um todo. Os principais resultados são o autoconhecimento, mudanças de atitudes e comportamentos e o autodesenvolvimento da própria pessoa.Item A utilização do Coping na construção de equipes de alto desempenho orientadas ao Coaching(2016-12-20) Bussler, Nairana Radtke CaneppeleO objetivo geral deste estudo foi identificar se os bancários de uma instituição financeira do município de Ijui/RS utilizam as estratégias de coping elaboradas por Folkmann e Lazarus para manter uma equipe de alto desempenho com auxílio do coaching. A metodologia utilizada, no que se refere à natureza do estudo, é aplicado, quanto à abordagem, é quantitativo e, quanto aos objetivos, classifica-se como descritivo. Os procedimentos técnicos utilizados foram pesquisa bibliográfica, levantamento (survey) e pesquisa de campo, logo, o universo amostral foi composto por 45 funcionários de uma instituição financeira do município de Ijuí/RS. Portanto foi possível verificar que os bancários da instituição financeira em estudo utilizam as estratégias de coping elaboradas por Folkmann e Lazarus em baixa e média escala, também acreditam que, sua equipe apresenta características de uma equipe de alto desempenho e, que as ferramentas de coaching são utilizadas para manter e desenvolver estas características na equipe, auxiliando nas estratégias de redução de estresse no ambiente de trabalho.