Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/425
Navegar
Navegando Ciências Biológicas por Assunto "Biodiversidade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Distribuição espacial de cupania vernalis cambess (sapindaceae): análise de prevalência da espécie em fragmento florestal urbano na cidade de Ijuí (RS)(2019-12-16) Oliveira, Rogério Coradini deRecente estudo de Sauthier et al. (2014), intitulado “Formação vegetal e regeneração do fragmento florestal urbano” - Bosque dos Capuchinhos, Ijuí (RS), acusou prevalência da espécie Cupania vernalis Cambess (Sapindaceae). O presente trabalho analisou Padrão de Distribuição Espacial da espécie no bosque, objetivando se a diversidade nesse ambiente está ameaçada. Envolveu parâmetros ecológicos: Índice de Dispersão (ID), Densidade Absoluta (DA) e Relativa (DR), Frequência Absoluta (FA) e Relativa (FR). Mediu-se o Diâmetro a Altura do Peito (DAP), diferenciando Plântulas (DAP < 5 cm), Jovens (DAP > 5 cm < 10 cm) e Adultos (DAP > 10 cm). A amostra envolveu 6.750m², em 6 parcelas de 1.125m². Para Jovens e Adultos, o ID acusou aleatório. Plântulas resultaram em ID Agregado. No restante dos parâmetros, Jovens foram predominantes. Os resultados indicam eficiente dispersão de C. vernalis, com FA - 78,51% na área, corroborando a prevalência no estudo anterior, sugerindo cuidados àquela biodiversidade.Item Sobre biodiversidade em livros didáticos de biologia do ensino médio(2021-02-23) Behm, Jaqueline DaianeEste artigo analisa os conteúdos sobre a Biodiversidade nos livros didáticos de Biologia utilizados nas escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Objetiva-se avaliar se estes colaboram para a discussão da dimensão e preservação da Biodiversidade na escola. A metodologia compreendeu uma análise documental, conforme as seguintes etapas: a escolha dos livros didáticos, a definição de critérios de análise, o tabelamento e a reflexão dos dados obtidos. Os resultados demonstraram que as obras analisadas conseguem cumprir seu papel na contribuição para a formação de uma consciência de preservação da Biodiversidade nos jovens. Cabe ao docente a responsabilidade de fazer a análise dos livros que utilizará em suas aulas, verificar, desta forma, se os mesmos cumprem com a demanda de conhecimento para promover consciência crítica para a preservação da Biodiversidade.