Sobre biodiversidade em livros didáticos de biologia do ensino médio

2021-02-23

Este artigo analisa os conteúdos sobre a Biodiversidade nos livros didáticos de Biologia utilizados nas escolas públicas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Objetiva-se avaliar se estes colaboram para a discussão da dimensão e preservação da Biodiversidade na escola. A metodologia compreendeu uma análise documental, conforme as seguintes etapas: a escolha dos livros didáticos, a definição de critérios de análise, o tabelamento e a reflexão dos dados obtidos. Os resultados demonstraram que as obras analisadas conseguem cumprir seu papel na contribuição para a formação de uma consciência de preservação da Biodiversidade nos jovens. Cabe ao docente a responsabilidade de fazer a análise dos livros que utilizará em suas aulas, verificar, desta forma, se os mesmos cumprem com a demanda de conhecimento para promover consciência crítica para a preservação da Biodiversidade.

Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Biodiversidade, Ensino de biologia, Livro didático