Comunicação Social - Jornalismo
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Navegando Comunicação Social - Jornalismo por Assunto "Ciências Sociais Aplicadas"
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Item Análise narrativa da cobertura jornalística sobre o feminicídio: o caso Aline Kall, em Santa Rosa(2020-07-31) Silva, Mariele Greff daDiariamente mulheres morrem pelo simples fato de serem mulheres. Esta monografia propõe-se a fazer uma Análise da Narrativa (MOTTA, 2013) da cobertura realizada no único feminicídio do primeiro semestre de 2020, ocorrido em Santa Rosa, estado do Rio Grande do Sul, no dia 11 de março de 2020. Para tanto, são analisadas as matérias publicadas no período pelas mídias on-line e impressa do Jornal Noroeste e Jornal Gazeta Regional, on-line do Portal Plural News, Gaúcha ZH e portal G1 sobre o caso Aline Kall, observando como o jornalismo tem aplicado a ética, de acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, na sua narrativa. Entende-se que o Jornalismo é capaz de promover a produção de conhecimento (GENRO FILHO, 1987) e de ser um elemento importante para a construção social da realidade (TRAQUINA, 2005). Metodologicamente, esta pesquisa ampara-se ainda numa análise da caracterização dos personagens na narrativa, de acordo com os movimentos metodológicos propostos por Motta (2013). Os resultados apontam para os significados propostos pelas narrativas feitas pelas mídias analisadas sobre o tema feminicídio, mostrando como a vítima e o autor do crime são retratados pelo narrador, e como o Jornalismo pela sua linguagem é fundamental na construção de pontos de vista e de reflexão na sociedade sobre temas tão emergentes como o feminicídio.Item Assessoria de comunicação social/imprensa: um estudo de caso da assessoria da Prefeitura de Santo Ângelo - RS(2020-05-05) Luft, Isabelle KesterkeEsta monografia visa compreender a importância da assessoria de comunicação social/imprensa na comunicação pública, a partir de um estudo de caso aplicado com o objetivo de analisar a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo. Essa proposta busca analisar o funcionamento de uma assessoria governamental, como é sua estrutura, quantos profissionais compõem a equipe e quais são as dificuldades. A pesquisa se baseia em uma análise bibliográfica cuja fundamentação se ocorre pelos autores Lopes (1995), Duarte (2003; 2010), Ferraretto (1996; 2001) e Kopplin (1996; 2001), para compreender a evolução da assessoria de imprensa. O final deste estudo consiste na análise da rotina da assessoria da Prefeitura de Santo Ângelo e em uma entrevista realizada na redação com o assessor chefe do setor, dessa forma, será possível analisar e responder a todos os questionamentos propostos.Item Como a falta de assessoria de comunicação social reflete na imagem de uma organização: caso frigorífico Alibem em Santa Rosa/RS(2014-06-04) Fabrim, DeisiA comunicação sempre foi essencial para a vida humana. A partir dela que seres e mundo puderam-se evoluir, através do relacionamento uns com os outros, sendo possível estabelecer a ideia de sociedade. Assim, como a comunicação faz-se necessária para a vida humana, também é importante para a sobrevivência de organizações empresariais, em mundo cada vez mais complexo e acirrado, repleto de necessidades e desejos que mudam a cada pouco. Para suprir essas necessidade e gerenciar a comunicação entre os públicos de interesse de uma organização, é que os profissionais da comunicação, por meio das Assessorias de Comunicação apresentam-se como relevantes na busca de uma boa imagem institucional para o sucesso do negócio. Neste sentido, este estudo objetivou apresentar como que a falta de Assessoria de Comunicação interfere nas mensagens recepcionadas pela comunidade atingida pela empresa. Além de demonstrar como esta recepção reflete na imagem institucional da empresa estudo de caso: o Frigorífico da Alibem Comercial de Alimentos Ltda, localizado no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa quali-quantitativa apresentou resultados que comprovaram a importância das Assessorias de Comunicação. Tanto no gerenciamento dos fluxos de comunicação com seus públicos como na construção e manutenção da imagem das organizações abordados pelos conceitos de Comunicação Organizacional e compreendidos pela Teoria da Recepção.Item Comunicação na educação: um estudo com professores e alunos de Ijuí(2014-06-04) Ketzer, Araciele MariaA comunicação está presente em todas as práticas sociais, constituindo-se como peça fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A revolução dos meios de comunicação de massa, do acesso à informação e do alcance das tecnologias define a mídia como agência socializadora, presente em todos os segmentos. Este contexto deu origem a um novo campo do conhecimento, a educomunicação, que associa as áreas da comunicação à educação. Apesar dos diversos estudos que estão sendo realizados, esta área ainda é pouco conhecida. O objetivo deste trabalho foi produzir um diagnóstico sobre a educomunicação no município de Ijuí-RS, e a partir disso, avaliar como professores e alunos vêem a prática de usar os meios de comunicação para promover o conhecimento. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, realizado com 50 alunos de uma escola municipal, 50 alunos de uma escola estadual e 50 alunos de uma escola particular, somando um total de 150 estudantes. Além disso, outro questionário foi aplicado a 12 professores, subdividos da mesma forma. O suporte teórico foi a Teoria da Recepção e conceitos relacionados à educomunicação. O resultado da análise revela um cenário aberto às práticas educomunicativas, mas, ao mesmo tempo, uma cultura de ensino tradicional, com a qual os alunos não se identificam mais.Item A contribuição de notícias, reportagens da mídia local para a história de clubes de futebol: um estudo de caso do Grêmio Esportivo Gaúcho de Ijuí(2020-04-20) Carniel, Crystian DiasEste estudo tem como objetivo contribuir para o registro da história do Grêmio Esportivo Gaúcho, de Ijuí, a partir de notícias e materiais. O clube, durante os anos de 1948 e 1971, foi o principal rival do Esporte Clube São Luiz de Ijuí que atualmente é o único da cidade a participar do campeonato gaúcho (primeira divisão estadual). O Gaúcho assim como o São Luiz possui estádio próprio, utilizado atualmente para jogos amadores, sendo um dos primeiros construídos na cidade de Ijuí. Esta pesquisa é baseada em uma busca no acervo do Museu Antropológico Diretos Pestana, além de entrevistas com profissionais da imprensa local e pessoas ligadas à diretoria do clube. Os resultados encontrados mostram que o clube possuí uma história rica e seus membros, atuais e os por ali passaram, sentem orgulho em representar a entidade. Todos estes reconhecem que atualmente o clube deve seguir investindo nas categorias veterano e master, mas não deixar de sonhar que o clube volte a ter anos dourados.Item Crianças esquartejadas em Novo Hamburgo: um estudo de caso na cobertura do Jornal NH(2020-05-05) Engster, Manuela JoanaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por finalidade compreender o uso e a relação das fontes oficiais na cobertura jornalística a partir da metodologia do estudo de caso tomando como objeto o Jornal NH e sua atuação no caso das crianças esquartejadas em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Entende-se que a busca por fontes oficiais se tornou prática comum nas redações, que se utilizam da credibilidade das mesmas para simplificar os processos que envolvem a produção de notícias, como a apuração das informações e a edição. Contudo, casos como o da Escola Base, ocorrido em 1994 em São Paulo, exemplificam a necessidade de uma atuação crítica dos jornalistas quanto às informações repassadas por estas fontes. Compreendendo isso, a investigação deste trabalho foi desenvolvida a partir da seleção de nove matérias do Jornal NH, produzidas durante a cobertura do caso das crianças esquartejadas na cidade de Novo Hamburgo. Assim, o período de recorte desta pesquisa é de 03/01/2018 a 08/01/2018. A partir disso, realizou-se uma análise quanti-quali em que foi possível observar que 53% das fontes utilizadas são oficiais, 21% são institucionais, 11% popular, 10% testemunhal e 5% notável. Juntas, essas quatro categorias de fonte elencadas por Schmitz (2011) indicam a predominância do uso das fontes oficiais por parte do Jornal NH no caso analisado. Além disso, apurou-se que as outras fontes dificilmente apareceram na mesma matéria que as oficiais, dificultando a checagem das informações.Item A crítica ao agendamento midiático durante a Guerra Fria em Batman - o cavaleiro das trevas(2020-05-05) Padilha, Eduardo de VargasEsta pesquisa tem como objetivo compreender como a obra em quadrinhos Batman – O Cavaleiro das Trevas representa uma crítica ao agendamento midiático norte-americano nos anos finais da Guerra Fria, buscando entender a mídia durante os anos 80 e o papel dos quadrinhos como forma de crítica social. Com este objetivo, o estudo passa pela história das Teorias da Comunicação, desde seu surgimento com a Teoria Hipodérmica até a Teoria do Agendamento, que fundamenta o estudo de caso ao final desta monografia. Além disso, o texto também busca conhecer as histórias em quadrinhos e reconhecer seu papel como uma mídia de massa, para que possamos analisar a obra fundamental deste trabalho e sua importância ao meio. Para que pudéssemos chegar ao resultado desejado, a metodologia desta pesquisa foi de um estudo de caso, com base na análise de questões visuais e de roteiro, com os dados ali obtidos postos em comparação, obtendo assim a identificação em diversos momentos que os conceitos do agendamento estavam presentes no roteiro da obra.Item Da ridigez à interatividade: novas formas de aproximação com o público após a queda da bancada no telejornalismo(2015-10-09) Costa, André daEste trabalho surgiu da necessidade de o público conhecer um pouco mais sobre as facetas usadas pelo telejornalismo brasileiro e gaúcho para obter aproximação e intimidade com o telespectador. Além disso, a especulação foi sobre os reais motivos de os telejornais estarem dando espaço para a voz da comunidade e assim, consequentemente, estarem adotando esse novo formato de fazer notícia, mais participativo e dinâmico, com uma interatividade maior em comparação com o formato antigo. O trabalho irá apresentar o telejornal Jornal do Almoço, do Grupo RBS TV, como foco de pesquisa. A análise se deterá na participação do telespectador no jornal, levando em consideração o espaço que ele dedica ao envio de sugestões e também críticas. O estudo pondera a hipótese de se realmente existe a questão da interatividade ou se o telejornal está usando apenas mais uma estratégia para alavancar os índices de audiência.Item Documentário: identidade(2017-06-30) Souza, Bruno Gonçalves de; Guimarães, Paola BrocardoO objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre o documentário, a partir da produção do vídeo documentário Identidade, projeto experimental para conclusão de curso. A produção utilizou equipamentos de filmagem e captação de imagens alternativos aos comuns usados no jornalismo atual. O artigo discute os conceitos de identidade e memória, com base nos autores Mombelli e Tomaim (2012). Para a discussão do vídeo documentário, as principais referências são Nichols (2016), Vieira e Sabatini (2013). Ao final desse estudo, concluímos que o vídeo documentário é um aliado fundamental na construção social e representatividade de uma comunidade.Item Educação e tecnologia no noticiário do rádio AM de Ijuí(2015-05-20) Lima, Taíse Cristina Heberle deEsta monografia pretende analisar como a temática da educação e da tecnologia estão inseridas nos noticiários do horário do meio dia nas três rádios AM de Ijuí: Rádio Repórter, Rádio Progresso e Rádio Jornal da Manhã. O estudo fundamenta-se na teoria da educomunicação que enfoca a aproximação do campo da comunicação e da educação. Os noticiários do meio dia impresso das três emissoras e os relatos coletados nas entrevistas mostram que existe pouca produção radiojornalística sobre os temas mencionados. O centro dos noticiários são assuntos como política, segurança pública e região. Como vivemos na era da comunicação digital, as informações circulam muito rápido nos veículos de comunicação e o rádio tem o poder de informar com imediatismo, acreditando ser necessário que o indivíduo reflita sobre as informações que recebe diariamente, pois não basta apenas receber a informação é preciso indagar a respeito dela. Como a educação é condição para esta reflexão, o rádio tem um papel importante na abordagem desta temática.Item Empreendedorismo na comunicação: um mundo de oportunidades(2016-11-01) Cesa, Betina AngélicaEmpreender é enxergar uma oportunidade, ou então uma boa ideia, e assumir o risco de colocá-la em prática, buscando sempre inovar. O empreendedorsimo é um assunto marcante para o mundo dos negócios. O presente trabalho tem por objetivo analisar o tema no âmbito da comunicação social, como alternativa conveniente para um universo de oportunidades. A combinação do tema agregado ao trabalho dos profissionais comunicadores remete a um futuro promissor e irreverente. A pesquisa centra os estudos no perfil de acadêmicos e egressos do Curso de Comunicação Social da Unijuí por meio de uma pesquisa qualitativa, que dá origem a três categorias de análise: empreendedores, freelancers e empregados, e mostra a relevância de incluir o tema nos ambientes acadêmicos e profissionais, a fim de despertar características empreendedoras presentes nestes perfis. A pesquisa aponta para a importância de trabalhar com princípios empreendedores para o futuro dos profissionais da comunicação e para uma economia em pleno desenvolvimento, já que o assunto é uma alavanca para a realização de negócios rentáveis e prósperos.Item A entrevista e o diálogo possível no futebol: projeto “Camisa 10 – Craques da comunidade”(2017-06-30) Silvestre, ThomásO presente artigo analisa a relação estabelecida entre entrevistador e entrevistado durante a execução das entrevistas para o Projeto Experimental “Camisa 10 – Craques da Comunidade”. A análise propõe uma reflexão a respeito da atuação do entrevistador. O projeto resgata a história do futebol amador no município de Humaitá, situado na região Noroeste do Rio Grande do Sul. A dificuldade de localização de registros históricos, ou a sua inexistência, levou à opção pela entrevista em profundidade. Por este motivo também a análise aprofunda a atuação do entrevistador. O método da entrevista foi o principal meio de captação das informações. São tomados como base no estudo conceitos de Entrevista em Profundidade (ZAMBERLAN et al., 2014) e de Diálogo Possível (MEDINA, 2001). O estabelecimento do Diálogo Possível e a aplicação da Entrevista em Profundidade, além de elucidar fatos para o projeto Camisa 10, podem impactar positivamente os grupos sociais envolvidos no processo.Item Fake News e o combate à desinformação: um estudo de caso da agência de checagem lupa(2020-04-20) Koslowski, Daniella RigodanzoEsta monografia visa a compreender o fenômeno das fake news e a crescente propagação de desinformação na sociedade, que culmina por prejudicar a profissão do jornalismo. A partir desta temática busca-se analisar o trabalho realizado pela primeira agência de fact-checking do Brasil, a Lupa, criada em 2015, e que atualmente presta serviços à população no combate e checagem de fake news que circulam na internet. A pesquisa utilizou o método de observação, onde as postagens dos meses de agosto, setembro e outubro de 2019, resultaram em um entendimento de como as informações são checadas pela Lupa e quais os critérios são levados em consideração. Neste período, ao todo 162 notícias foram averiguadas, sendo maioria da área política, onde há uma maior propagação de fake news. Ademais, reflete sobre a desinformação em uma sociedade democrática, pautando-se no direito à informação, no papel principal do jornalismo e nos desafios que o mesmo vem enfrentando neste século. A base teórica da )pesquisa fundamenta-se em autores como Branco (2017), D'ancona (2018), Moraes; Ramonet; Serrano (2013), Wolton (2010) e Traquina (2012), a fim de discutir sobre estes conceitos que tem transformado o modo de comunicar e de consumir informações no mundo contemporâneo.Item O futuro do jornalismo impresso: ênfase no jornalismo local(2014-06-04) Santos, Vinicius Fruhling dosO jornal impresso se constitui no mais antigo e tradicional meio de comunicação que ainda vive. Porém, com a globalização e advento da internet e dos meios digitais, surgiu um temor quanto ao seu fim. O objetivo do estudo é identificar até que ponto esses temores são verdadeiros e quais são os fatores que fortalecem e abalam o produto impresso. Foi desenvolvido um método de pesquisa conceitual amparado pela análise de um veículo de comunicação impressa. Os resultados indicam que existem grandes possibilidades de algumas previsões estarem erradas e mostraram um filão que fortalece esse meio: o jornalismo local. Baseado nessas conclusões e na opinião dos autores estudados, são indicadas algumas mudanças capazes de assegurar um futuro para os jornais impressos.Item Geração Y: os caminhos da comunicação na hipermodernidade(2014-06-04) Tjäder, Michelle ToscanoEste trabalho propõe a análise sociológica das interações da geração y com os meios de comunicação vigentes. O estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e da análise de conteúdo da rede social twitter. A geração y nasceu em um mundo que estava em transição do analógico para o digital, o que seria uma mudança para eles, mas também para os meios de comunicação, que teriam que se reinventar. Este estudo busca compreender como a geração y se relaciona com os meios de comunicação nesse cenário atual.Item As histórias guardadas no Presídio Estadual de Cruz Alta(2013-11-20) Cesca, MurianItem A influência da mídia digital para a popularização do MMA(2015-10-14) Andrade, Rafael Porto deConsiderando a associação do esporte à mídia como o melhor caminho para se alcançar a mente e a alma das pessoas, em especial ao que tange ao maior evento da atualidade nesse segmento, o UFC, este estudo busca analisar e refletir a influência dos meios digitais de comunicação, como sites e redes sociais, especializados em MMA, para a popularização do esporte. A pesquisa parte de um referencial teórico sobre conceitos e histórias dos jornalismos especializado, esportivo e digital, assim como do MMA. Além de tratar o vinculo do jornalismo com a internet e as artes marciais mistas, a pesquisa com abordagem quali-quatitativa apresentamos um estudo de caso de um site especializado na área e uma pesquisa com fãs de MMA, que investigou qual a avaliação dos amantes do esporte na importância da facilitação da informação para o crescimento do esporte.Item Jornalismo cultural e televisão: um estudo de caso do reality show "Desafio farroupilha: olhos do coração", da RBS TV(2020-04-20) Dal Ros, DaianaO presente trabalho busca um estudo de caso do Desafio Farroupilha: olhos do coração, reality show exibido em 2018 pela RBS TV, junto ao noticiário Jornal do Almoço. Para tanto, nos ancoramos nos pressupostos teóricos de autores como Bahia (1990), Marques de Melo (1985, 2003, 2012), Meditsch (1997), Traquina (2012), Wolf (1995), Lage (2002), Piza (2004), Chauí (2006) e Rivera (1995). A metodologia tem como referências Medeiros (2006), Gil (2002), Boni e Quaresma (2015), Duarte (2012), Duarte (2012 a) e Yin (2001). Por meio da pesquisa bibliográfica, buscamos compreender a trajetória do jornalismo e seus formatos como modo de produção do conhecimento, bem como os conceitos de cultura e jornalismo cultural, e como sua prática acontece na televisão, especialmente na RBS TV. A partir dos episódios, de uma entrevista com o jornalista Giovani Grizotti e de informações obtidas através do blog Repórter Farroupilha, fazemos a descrição do objeto de estudo. Por fim, vamos à análise, identificando, por meio do recorte de dois episódios, diversos valores-notícia, os formatos jornalísticos da reportagem e da entrevista e as características que fazem com que o produto se enquadre no gênero do jornalismo cultural, cumprindo um papel social através da abordagem das temáticas da inclusão e da cultura gaúcha.Item Jornalismo e política em Santa Rosa: o caráter emancipacionista do Jornal A Serra(2020-08-06) Hillesheim, JardelEsta monografia pretende analisar o Jornal A Serra, de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, criado no ano de 1929 com intuito de fortalecer o movimento emancipacionista da Colônia 14 de Julho. Na época o Major Santos Oliveira defendia a emancipação da Colônia, para que se tornasse o município de Santa Rosa e deixasse pertencer ao município de Santo Ângelo. Com isso o assumiu a redação o escritor Fernando Albino da Rosa e iniciou o primeiro jornal, baseando sua produção no fortalecimento do movimento. A pesquisa bibliográfica baseia-se em teorias que relacionam jornalismo e história, jornalismo e política e jornalismo e desenvolvimento, observando também o papel que o jornalista tem assumido na sociedade, a partir de Marcondes Filho (2009), além de discutir a interferência do jornalismo em diversos setores, principalmente no produto final apresentado ao público, como defende o estudo de Traquina (2004). Este estudo apresenta ainda um caráter histórico ao resgatar a história do jornalismo impresso em Santa Rosa e, para tanto, utiliza-se de pesquisa empírica, com análise de exemplares do jornal A Serra. A pesquisa aponta a importância do jornalismo como um instrumento importante para o desenvolvimento das comunidades e as relações com a política local.Item O jornalismo impresso como contribuinte do desenvolvimento local: análise dos municípios de Alegria, Independência e Tucunduva, que não possuem jornal impresso(2013-04-03) Peripolli, JaquelineA comunicação e, mais especificamente, o jornalismo, são instrumentos de desenvolvimento e mudança na sociedade, responsáveis por formar a identidade de um povo. Neste caso, o processo de comunicação não acaba quando a notícia é veiculada pelos meios de comunicação, mas, sim, é neste momento que ela começa a ganhar maior sentido de aplicabilidade na vida das pessoas. É nas páginas impressas de um jornal que a população encontra assuntos que contribuem para o seu cotidiano e é a partir de quando a informação sobre algo que interesse a cada um for transformada em conhecimento que o jornalismo gera desenvolvimento. A informação jornalística pode ser utilizada como um instrumento que contribui para o desenvolvimento também pelo fato de a mídia exercer um papel educativo e destinar seu espaço a uma informação contextualizada que fomenta grandes debates sobre as problemáticas locais/municipais. Desta forma, esse trabalho traz a importância do jornalismo como contribuinte do desenvolvimento local. A base prática desta pesquisa é a análise de três municípios pequenos que não possuem jornal impresso. Também é realizada a comparação com um município próximo que possui duas mídias impressas. O trabalho ressalta as conexões entre jornalismo e desenvolvimento econômico e social.