MBA em Controladoria e Finanças
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Navegando MBA em Controladoria e Finanças por Assunto "Controladoria e finança."
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Item Análise do indicador de soluções por associado do segmento agro menor renda: um estudo comparativo da Evolução do Índice de Soluções por Associado mediante a aplicação da ferramenta Check Up Financeiro.(2018-12-06) Wartha, Patrícia InêsAs Cooperativas de créditos são formadas por grupos de pessoas que se associam a ela, onde são os próprios gestores que têm direitos e obrigações, participam nos resultados, contemplam o serviço financeira prestado, assim como compartilham com a comunidade por meio de seus produtos e serviços oferecidos, sempre voltada aos interesses e necessidades dos seus associados. O objetivo do estudo é diagnosticar a efetividade da aplicação do Check Up Financeiro na geração de negócios a partir da evolução do índice de soluções por associado - ISA e a margem de contribuição - MC pertencentes à amostragem, verificando a quantidade de soluções que estão em uso e quanto cada associado contribui para o Sicredi por intermédio da utilização das soluções financeiras. Baseado na pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e descritiva constatou-se que a utilização do Check Up Financeiro contribui para entender as necessidades financeiras dos associados, oportunidades, projetos de vida, aquisições, trocas, reformas ampliações entre outros, com isso garantindo condições adequadas para estabelecer com os associados um relacionamento que atenda às suas necessidades financeiras por intermédio de uma consultoria financeira cooperativa. Conclui-se que os passos essenciais da gestão de carteira estão em monitorar os indicadores, criar um plano de ação e avaliar os indicadores.Item Contratação do produto crédito fácil: um estudo na carteira de crédito na cooperativa de livre admissão de associados Serro Azul - Sicredi Uniao RS na agência de Santo Cristo.(2018-12-06) Ullmann, Juliane CristinaEm um cenário cada vez mais competitivo e globalizado, onde os serviços prestados pelas intuições financeiras têm se tornado fundamentais para as pessoas e empresas. Às instituições precisam estar atentas e em constante aprimoramento de suas atividades, para que possam atender de forma mais eficiente e eficaz as necessidades financeiras de seus clientes. Neste contexto, sempre mais voltadas para suprir as necessidades financeiras dos associados, as cooperativas de crédito têm desenvolvido uma vasta gama de produtos e serviços, dentre esses está o crédito que possui papel fundamental no desenvolvimento econômico, entre o portfólio de linhas de crédito oferecidas aos associados se encontra o crédito fácil. Assim o presente estudo tem como objetivo analisar a evolução do produto crédito fácil, e as alterações decorrentes nos critérios de concessão deste crédito, no período de 2011 a 2017 na Cooperativa Sicredi União RS, agência de Santo Cristo. Com o proposito de atender ao objetivo, a metodologia consiste em uma pesquisa aplicada, descritiva, bibliográfica, documental, quantitativa, a coleta de dados foi efetuada, por meio de documentos, relatórios e planilhas internas, através destes foi possível realizar uma análise da metodologia e da utilização do crédito fácil. O presente estudo contribuiu para a análise do produto, sua utilização e meios de concessão. Os resultados demonstraram que nos anos de 2015 e 2016 houve uma significativa diminuição nos valores contratados, porém no ano de 2017 demonstra um aumento no valor de contratação do crédito fácil, mesmo com a cooperativa disponibilizando aos associados outras linhas de crédito pré-aprovados como construção e reforma veículos. O que demonstra que o produto continua sendo de suma importância para a Cooperativa, pois atende as necessidades de diversos associados que buscam por praticidade e eficiência na contratação do crédito. Além disso, também contribuiu para o aumento nos valores de contratação a nova metodologia de concessão de limites, utilizada pela cooperativa, tendo início em 2016, aos atuais dias, permitindo que mais associados fossem contemplados com limites pré-aprovados.Item Controladoria enquanto pilar fundamental do planejamento estratégico empresarial(2018-12-06) Rosa, Felipe Zimmer daAs empresas estão inseridas em um ambiente competitivo e precisam garantir seu seguimento e crescimento às exigências que lhes são atribuídas, necessitando de um planejamento estratégico empresarial que permita uma visão do futuro e de suas ações organizacionais. Neste contexto, o presente estudo propõe–se a mostrar a importância da Controladoria enquanto pilar fundamental do planejamento estratégico empresarial. Para desenvolver este trabalho, foram utilizadas pesquisas bibliográficas através de livros e sites, buscando ampliar o conhecimento sobre a Controladoria como ciência do planejamento empresarial, e foi realizada uma pesquisa de campo, de forma a cotejar com dados da realidade àquilo que a literatura descreve. Observou-se a crescente atuação da Controladoria como fundamento decisivo e eficaz para as organizações, gerando informações estratégicas para a elaboração de planos futuros, auxiliando no fortalecimento, posicionamento e crescimento no mercado. Ao mesmo tempo, a pesquisa de campo foi capaz de demonstrar o grande espaço que existe para o desenvolvimento da Controladoria e do próprio Planejamento Estratégico enquanto ciências administrativas, pois como as conclusões do estudo evidenciam, as empresasItem Gestão estratégica de custos, preços e resultados: um estudo de caso em uma loja de perfumes e cosméticos(2018-12-06) Zimmermann, TaianiEste artigo foi desenvolvido sobre o tema a gestão estratégica de custos, preços e resultados, um estudo em uma loja de perfumes e cosméticos; por meio do qual se buscou responder a questão problema: como uma estratégia de custos, precificação e mercado podem contribuir no posicionamento de uma loja de perfumes e cosméticos? Tendo como objetivo principal avaliar a relação entre custos e resultados e sua contribuição na instrumentalização da gestão para definir as estratégias de posicionamento no mercado. Com base nos autores pesquisados elaborou-se o referencial teórico, onde se abordam conceitos relacionados à gestão de custos e as estratégias de precificação. Em seguida, apresenta-se a metodologia que foi utilizada neste estudo, e também faz-se a análise e discussão dos resultados obtidos junto a empresa foco deste estudo, de modo a diagnosticar a sua situação atual. Constatou-se que são vários os aspectos que precisam ser levados em conta no momento de definir o preço de venda de um determinado produto. A precificação precisa considerar, além do mercado em que a empresa está inserida, o preço de custo pago por cada produto, o qual envolve o valor pago e ainda, os gastos com transporte, recepção, inspeção e colocação nas prateleiras, além de custos administrativos associados ao controle dos estoques; além disso, é necessário que sejam contabilizadas as despesas operacionais mensais, relacionadas aos gastos necessários para manter a estrutura física da empresa, bem como, financiar as suas atividades.Item Margem de contribuição como instrumento de gestão: um estudo de caso aplicado no comércio de tintas(2018-12-06) Gerhardt, Rosimar MatiasAlgumas ferramentas empresariais são fundamentais para manter as organizações competitivas e economicamente viáveis no mercado, entre elas está a gestão estratégica dos custos que visa fornecer as informações necessárias para proporcionar vantagem competitiva. Dentro da análise dos seus custos, as empresas podem visualizar a potencialidade de cada produto em gerar lucro, deixando clara a contribuição de cada um na amortização dos gastos fixos e nos lucros, fazendo uso da ferramenta margem de contribuição (MC). O objetivo do estudo é analisar a utilização da margem de contribuição por linha de produtos no comércio de tintas e apurar a combinação de vendas para obter melhores resultados e definir estratégias de posicionamento no mercado. Sob o enfoque metodológico de estudo aplicado e descritivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para realizar um estudo de caso aplicado em um uma loja de tinta do município de Santa Maria, com uma abordagem qualitativa e documental. Para obter os resultados desejados, primeiro determinaram-se os custos para cada linha de tintas comercializada na empresa (decorativa e automotiva), os custos em comum as duas e o volume de vendas anual de cada linha de produtos, sendo os custos em comum rateados por meio da margem de contribuição de cada linha de produto. Dessa forma, observou-se que a linha decorativa proporciona um lucro de 13,0% em relação ao volume de vendas, enquanto o lucro para a linha automotiva é de 5,0%. No entanto, conclui-se que apesar de as tintas automotivas serem menos rentáveis, elas colaboram na diluição dos custos em comum e, por consequência, rentabilizam a linha decorativa. Além disso, sugere-se como estratégia, introduzirItem A relevância da análise de processos no sistema de informação na contemplação de consórcio de veículos(2018-12-06) Habel, Simone TeresinhaCada vez mais as empresas exigem e precisam da gestão estratégica eficiente e qualificada, o que pode ser facilitado pelos sistemas de informação, que tem o propósito de melhorar a eficiência e a eficácia operacional. O objetivo do artigo consiste em mapear os processos do sistema de contemplação do consórcio de veículos com o propósito de qualificar de forma que contribui com o gerenciamento da atividade. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa aplicada e descritiva, utilizando-se da análise documental, do sistema e de observação sistemática para a coleta e a analise do processo de contemplação de consórcio de veículos, mapeando seus indicadores a fim de identificar possíveis melhorias para atender de forma mais eficiente e rápida as necessidades dos associados envolvidos no processo. Por intermédio deste estudo foi possível identificar alguns erros de formalística, e vago conhecimento por parte dos colaboradores, no que se refere aos critérios de enquadramento do produto. Concluise que foi possível observar uma melhora significativa do processo, devido à centralização e padronização do mesmo. Assim como, identificar a importância da análise dos motivos de devolução dos processos para que o retrabalho possa ser minimizado, gerando mais eficiência na realização dos mesmos.Item A relevância de um plano de previdência privada na vida das pessoas(2018-03-01) Mistura, CheilaPrevidência privada é uma forma de acumulação de recursos financeiros durante a época que a pessoa está ativa no mercado de trabalho, ou forma de acumular recursos por determinado tempo para garantir uma renda extra no futuro. O estudo tem o objetivo de demonstrar alternativas de planos de previdência privada que proporcionem ao trabalhador segurança de receita no término de sua vida profissional. A metodologia constitui de uma pesquisa aplicada, descritiva, qualitativa e bibliográfica, utilizando-se da análise documental e de entrevistas não estruturadas, realizadas com dez gestores financeiros que trabalham em determinada organização que possui previdência privada ativa, com o objetivo de analisar o conhecimento do produto e qual o motivo que levaram a contratar este tipo de plano. Os resultados apontam que os planos de previdência privada tiveram um aumento de demanda no Brasil nos últimos anos, o que demonstra que os brasileiros estão tendo a necessidade de aderir planos de previdência privada, mesmo assim, estamos distantes de ter essa cultura presente no dia a dia da população brasileira. Fazer um plano de previdência privada é uma questão de educação financeira, uma forma que quanto antes começar, melhores resultados o investidor terá no seu futuro, já que é um investimento que pode ser iniciado ainda quando criança. Ao final deste estudo, são apresentadas alíquotas de imposto de renda e de INSS que os brasileiros contribuem nos dias atuais, e que infelizmente o governo não retorna para a maioria dos trabalhadores uma aposentadoria digna de seu trabalho prestado. Simulou-se diversas situações, com investimentos diferenciados e também tempo de contribuição. Conclui-se que a previdência privada se torna uma alternativa de investimento para complementar a aposentadoria do brasileiro.