Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências - Doutorado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 75
- ItemA Universidade e a racionalidade comunicativa de Habermas(2021-09-30) Jung, Tércio InácioConsiderando que a Universidade pública contemporânea está demasiadamente condicionada pela razão funcionalista, trabalhamos com a tese de que a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas representa uma potência reflexivo-prática para questionarmos (revitalizarmos) o agir da Universidade pública. Assim motivados, buscamos compreender quais são as contribuições da teoria habermasiana para pensar e repensar o agir da Universidade. O nosso processo comunicativo-interativo parte da mudança de paradigma proposto por Habermas – qual seja, o paradigma da linguagem – para propor a “validação” da Universidade (e da cultura científica), como: um agir em movimento histórico-social, logo, sempre situado e intersubjetivo/ comunicativo (cap I); um agir comunicativo como “razão prática cooperativa”, que vai além da razão funcionalista e instrumental, ou seja, a racionalidade comunicativa como coordenadora do agir no mundo da vida (objetivo, social/i ntersubjetivo e subjetivo), conforme a teoria habermasiana(cap II); como um agir “entre nós” e não simplesmente “para algo”, e assim fazendo, caminha em busca de fundamentos, também solidários/políticos, para o seu agir (cap III). Por meio de uma pesquisa descritiva, de caráter bibliográfico, produzida a partir de uma abordagem qualitativa, propomos um processo intersubjetivo e de construção de entendimentos, “um caminho a ser feito caminhando” pelas veredas da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas, tendo por horizonte e as racionalidades e as “linguagens” que pulsam na Universidade pública - real e não ideal - e nas ciências brasileira e alemã a fim de: analisar criticamente quais foram (e são) os motivos de seu agir (cap I); estudar a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas como uma teoria da ação (e não uma teoria do conhecimento/pensar) (cap II); e (cap III) compreender os limites e as possibilidades da racionalidade comunicativa para a Universidade como instituição guardiã da cultura científica da humanidade, mas também, onde esta cultura é revitalizada através da prática/ ação comunicativo argumentativa com as novas gerações, logo, uma instituição “orgânica/viva”, situada e inserida no momento e no espaço social (político, econômico e simbólico), onde a sociedade pode debater cooperativa e argumente ativamente os seus problemas e projetos. Enfim, evidenciou-se que a Universidade pública se justifica e revitaliza socialmente, na medida em que busca potencializar os seu modusfaciendi a partir da racionalidadecomunicativa, ou melhor, nutrindo processos intersubjetivos na busca de “entendimentos qualificados” a respeito do mundo da vida (mundo objetivo, mundo social e mundo subjetivo/personalidade) indo muito além – não no sentido de descartar, mas de ampliar - do agir estreito fomentado pela racionalidadefuncionalista e pela razãoinstrumental .
- ItemPotencialidade de grupos formativos para a constituição profissional docente: compreensões de educação em saúde articuladas ao currículo escolar(2021-09-30) Schwingel, Tatiane Cristina Possel GreterA pesquisa da tese perpassa pelo campo de estudo da educação em saúde (ES) e suas interfaces, no currículo escolar e formação de professores. O problema orientador de pesquisa foi: quais compreensões de educação em saúde são expressas por professores em processo de formação inicial e continuada, e que estratégias promotoras de saúde se articulam ao currículo escolar na constituição profissional docente? Constituiu-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade de Estudo de Caso (EC), em dois grupos formativos (GF) sobre ES, na escola: a) em formação inicial com 23 licenciandos e, b) em formação continuada, com 32 professores em atuação na educação básica. O processo de investigação considerou o estudo e análise dos processos formativos docentes no desenvolvimento do currículo escolar promotor de saúde. Para tanto, os instrumentos utilizados na coleta e sistematização dos dados foram: registros, em áudio-gravações, dos encontros formativos (EF), reflexões registradas, nos Diários de Bordo (DB) e concepções dos professores participantes expressas, nos questionários investigativos, e as propostas curriculares das instituições dos participantes. Como resultados do estudo investigativo, consideramos que a pesquisa trouxe resultados significativos, que podem ser considerados como pontos importantes para as áreas de conhecimento da ES, da formação de professores e dos estudos de currículo. Podem contribuir com reflexões e ações de sujeitos mais críticos/reflexivos na abordagem do tema, na produção do currículo acadêmico profissional e escolar, na constituição docente, em ES, pela reflexão de suas práticas pedagógicas, na abordagem da ES na formação escolar e a aprendizagem dos estudantes, para a constituição de sujeitos e comunidades conscientes sobre os estilos e as condições de vida que são promotoras de saúde, de qualidade e bem estar individual e social. Analisando os enfoques e abordagens de ES, reconhecemos a existência de práticas educativas em ES que pressupõe a participação do sujeito, em atividades que envolvam premissas como acessar, interpretar, avaliar e utilizar as informações de ES. Percebemos que as compreensões dos professores acerca da ES, se relacionam aos domínios da prevenção, promoção e cuidados de saúde. Verificamos que são múltiplos e de diferentes origens, os saberes que circundam as concepções formativas e as práticas pedagógicas dos professores em relação às questões de ES. De maneira geral percebemos que existe um entendimento compartilhado entre os professores em formação inicial e continuada, no que diz respeito ao reconhecimento da importância do trabalho pedagógico com o tema da ES. Entendemos que muitas coisas foram ditas, pensadas, discutidas e tematizadas ao longo dos encontros formativos sobre ES na escola, entre as quais julgamos destacar a potencialidade formativa que os GF em ES na escola representam nesta pesquisa. Destacamos que os resultados da tese fomentam a: (i) aprofundar as abordagens de ES nos currículos de formação inicial e programas de formação continuada de professores, (ii) assumir um posicionamento crítico no currículo acadêmico e escolar, sobre os conceitos e modelos de ES (esclarecendo as compreensões teóricas), (iii) valorizar as competências e habilidades (saberes docentes) profissionais de professor, (iv) desenvolver iniciativas formativas associadas ao trabalho colaborativo em grupos de estudo, (v) considerar as práticas e estratégias de ES na escola, a partir do desenvolvimento da autonomia, da reflexão crítica, da avaliação e capacidade de escolhas conscientes em relação aos estilos de vida saudáveis, (vi) planejar metas compartilhadas entre educação e saúde para um trabalho intersetorial na escola, (vii) considerar as legislações e políticas relacionadas ao desenvolvimento da ES na escola, como o PSE, (viii) ampliar a participação da comunidade escolar para a definição das dimensões de ES na escola, (ix) integrar efetivamente as iniciativas dos setores e profissionais da saúde nos processos pedagógicos sobre ES na escola e (x) tornar o ambiente escolar e formativo docente, espaço de promoção da saúde e bem estar individual e coletivo. Ao fim do caminho, percebemos aspectos que não consideramos e que se configuram como desdobramentos interessantes na composição de análises mais abrangentes. Julgamos que a mesma temática pode ser novamente considerada e investigada, a partir de novos e diferentes referenciais teóricos, a fim de trazerem novas interpretações e argumentações sobre a relação entre ES, formação de professores e desenvolvimento do currículo escolar.
- ItemSinalizações sobre a escolarização de alunos surdos: discursos de (in) visibilidade da diferença e seus efeitos na escola(2021-09-30) Uhmann, Silvana MatosEsta Tese se situa em contexto de discussões sobre a escolarização de alunos surdos, tendo como objetivo compreender o que torna possíveis os discursos sobre escolarização de um grupo de alunos surdos pertencentes de uma escola inclusiva da rede pública do Estado do Rio de Janeiro/RJ. Sob perspectiva foucaultiana, discutiu-se sobre a (in)exclusão de alunos surdos e seus efeitos nos processos de escolarização no ensino regular, concedendo centralidade para os discursos dos próprios sujeitos surdos. Estes, foram organizados e analisados em quatro problematizações, as quais marcam possíveis categorias de análise, sendo percebidas e discutidas a partir de vivências de exclusão, processos de normalização, necessidade de resistência e legitimação da diferença surda na escola. A partir da análise do discurso, buscou-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: como a escolarização se apresenta para o aluno surdo e como o aluno surdo discursivamente reage a esta escolarização? Foi possível refletir sobre a escolarização de alunos surdos mediante sinalizações escolares que, através de práticas discursivas, apresentaram movimentos históricos e coletivos de surdos para uma Educação Inclusiva, sinais atuais e individuais de que muitas vezes esta escolarização ainda apresenta dificuldades, atravessamentos sociais, políticos, culturais e práticos, negociações por meio de discursos/sujeitos e subjetivações possíveis de acordo com as vivências escolares. Como resultados, a inclusão de alunos surdos apresentou vivências de exclusão e/ou normalização ao conduzir estratégias de correção da surdez, tornando a escola um espaço passível de subjetivações desses alunos que, muitas vezes, desejaram não demonstrar a surdez; já outras vivências apontaram a necessidade de resistência de imposições ainda ouvintistas no espaço escolar e/ou legitimação da diferença como importantes para a qualificação da escolarização de alunos surdos, sendo a visibilidade da surdez – assumir-se surdo no encontro com o outro – indispensável para esse processo. Foi possível perceber os efeitos de (in)visibilidade da surdez na escola produzindo e sendo produzido a partir de diferentes inclusões e, diante destas, o destaque para a visibilidade como possibilidade de ascensão da diferença surda.
- ItemEscola republicana na contemporaneidade: o lugar do desejo docente(2021-09-30) Silva, Sabrina Corrêa daA centralidade da argumentação desenvolvida ao longo desta tese parte do pressuposto de que o processo formativo, a autoridade e a instituição escolar, constituem princípios fundamentais e solidários à constituição do desejo docente. Nesse sentido, os esforços empreendidos na compreensão acerca da importância e do lugar do professor precisam ser pautados pelo entendimento de que sua feitura não se dá sem um processo formativo, iniciado na universidade, mas que não se encerra ao fim deste percurso. A investigação, desenvolvida numa perspectiva crítico-hermenêutica, traz reflexões sobre os aspectos que constituem cada momento da travessia formativa à luz da escola republicana. A tese defendida é de que o desejo docente é parte constitutiva e imprescindível na travessia formativa dos professores. A proposição, a partir da interpretação do corpus teórico estudado, aponta para a necessidade de resgatar e (re)significar o lugar de autoridade, a partir da compreensão da instituição escolar republicana. Nesse sentido, é imprescindível assegurar a dimensão ética do fazer docente, a partir do esforço de compreensão e reflexão dos conceitos já mencionados. O desejo docente subjaz o professor, como condição necessária que o constitui. Para tanto é preciso reconhecer que há uma travessia que o permite auferir a condição enunciativa de adulto, corresponsável pelo mundo, por meio da educação escolar, portanto, de um lugar eminentemente ético. Condição pretendida e possibilitada pelo processo formativo, sob pena de alijar as próprias condições que sustentam e mantém o seu lugar simbólico de autoridade/autor. É indispensável que nos interroguemos, pois quando isso não acontece, evidencia-se a ausência de desejo, o que pode indicar a ausência do ser professor, na educação escolar. Aponta-se que o esforço de compreensão do tema tão caro à educação pública no Brasil, sempre necessária, tornou-se urgente na contemporaneidade.
- ItemConstrução coletiva de saberes emancipatórios na formação continuada de professores na interface universidade/escola(2021-09-30) Augusti, Rudinei BarichelloA presente tese apresenta como tema a construção coletiva de saberes emancipatórios na Formação Continuada de Professores na Interface Universidade/Escola, inserida na Linha de Pesquisa Currículo e Formação de Professores do Programa de Pós-graduação Strictu Sensu Educação nas Ciências. Tem como objetivo investigar, analisar e compreender a interlocução Universidade/Escola no âmbito da Formação Continuada como espaço de construção coletiva de saberes emancipatórios na formação de professores da educação básica. Os principais autores são, Jurgen Habermas, Boaventura de Sousa Santos, Moacir Gadotti, Paulo Freire, José Odelso Schneider, Maria Cecília de Souza Minayo, entre outros que também refletem em torno das discussões aqui propostas. Em relação à metodologia, sustentada por Maria Cecília Minayo, a pesquisa se utilizou de Encontros Formativos desenvolvidos no Cooperdomhermeto - Escola Cooperativa, de abordagem qualitativa e vertente epistemológica hermenêutica-dialética. A presente proposta justifica-se, pela potencialização da formação continuada de professores, como lugar das articulações na interface da Universidade e Escola, estabelecendo interlocuções dialéticas, tanto dos professores da educação básica, quanto da universidade. Assim, a interlocução dialética na interface do contexto Universidade e Educação Básica se constitui como um espaço privilegiado de problematização, seja por um agente ou uma comunidade argumentativa, onde os saberes se consistem como emancipatórios, quando são legitimados e validados pela mesma comunidade. Como expressão dos resultados os quais a tese defende, é na interlocução da Escola e a Universidade, que vão se constituindo saberes e elaborações crítico-reflexiva sobre as práticas pedagógicas e a formação do professor que constituem o coletivo de saberes, bem como o reconhecimento da indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão, vinculado ao processo de formação continuada para construção de saberes emancipatórios necessários ao protagonismo docente na Educação Básica. A dialética, como movimento formativo, serve assim, como elemento de problematização na formação continuada de professores, buscando através da construção coletiva de saberes, pela ação de mão-dupla da Universidade e Escola, potencializar a perspectiva teórica emancipatória da condição docente. Dessa forma, o movimento emancipatório, inserido na interlocução Universidade e Escola, está comprometido com o movimento dialético de crítica ao modelo de racionalidade instrumental e técnica presente nas práticas formativas e educativas. Nesse movimento, o diálogo não pode ser limitado a compreensão de uma técnica a ser utilizada para ensinar algo, ou conseguir alguns resultados, pois isto transformaria o diálogo em ferramenta de controle e/ou manipulação. Por se constituir em um aspecto de humanização do ser humano, o diálogo sem dicotomias, é parte do progresso histórico da humanidade, ou seja, é primordial em um processo de reflexão sobre a realidade em que o diálogo possibilite a pronúncia humana. Portanto, foi na experiência vivencial dos Encontros Formativos com o grupo de professores do Conselho Pedagógico, onde subsidiado por disposições democráticas, num clima constante de debate, discutiu-se sobre as dicotomias nos processos de formação continuada de professores.