Educação Física

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    Fatores motivacionais que levam a prática da musculação em uma academia de atendimento personalizado
    (2024-04-30) Berwig, Jéferson Dalvan Battu
    Atualmente a musculação tem sido considerada a modalidade mais eficiente e segura para a promoção da saúde em geral e aptidão para a vida diária. O exercício resistido/ treinamento de força (musculação) é composto por uma variedade de métodos que visam o aprimoramento da força muscular, com isso auxilia na correção e ajustes posturais que refletem tanto na funcionalidade do corpo quanto na mudança dos contornos corporais. O crescente aumento de praticantes de exercícios físicos está relacionado a diversos fatores, como: a melhora da qualidade de vida, a melhora das capacidades físicas, da estética e da saúde. O presente trabalho teve como objetivo investigar os fatores motivacionais que levam o público alvo da pesquisa a prática da musculação. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo e cunho quanti-qualitativo, que teve como amostra 32 alunos de uma academia de atendimento personalizado. Os voluntários responderam um questionário desenvolvido com perguntas fechadas que envolviam suas características, perguntas com alternativas de múltipla escolha, com ênfase nas alternativas mais relevantes de acordo com a realidade de cada participante e perguntas que deveriam ser respondidas através de uma escala para mensurar os níveis de satisfação e grau de importância referente a aspectos da academia. A partir da análise dos dados foi possível perceber que a maioria da população alvo do estudo busca a prática da musculação com o objetivo de cuidados e melhorias na sua saúde, no condicionamento físico e na estética. A estrutura física da academia, a qualidade dos equipamentos, dos serviços prestados, a atenção aos clientes, à cortesia, a qualificação técnica dos profissionais o conforto e a conveniência do ambiente também são motivos que levam as pessoas a buscarem o atendimento personalizado. A partir dos dados é possível concluir que o público alvo da pesquisa na maioria das variáveis com relação à academia que está inserido, sente-se totalmente satisfeito e acredita ser de extrema importância. Sendo assim, o fato de conhecer o que motiva as pessoas a praticarem determinado exercício físico é de extrema relevância para o profissional de Educação Física, pois possibilita saber os motivos que levam os indivíduos a aderirem um estilo de vida mais ativo, se inscreverem em um programa de treinamento e contratar os serviços personalizados. Palavras-chave: Treinamento personalizado. Motivação. Exercício Físico.
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    A percepção de professores sobre a inclusão de alunos com TEA nas aulas de educação física
    (2023-10-26) Dias, Felipe Korb
    Este trabalho tem a finalidade de fundamentar o problema, objetivo geral e específicos deste trabalho, e ampliar as compreensões sobre o processo de formação de professores acerca da inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física, serão contemplados alguns conceitos teóricos da área. O referencial teórico está organizado em três tópicos. A metodologia teve abordagem qualitativa, utilizou-se um questionário e análise de conteúdo de (BARDIN, 2016). Concluiu-se que realizar um planejamento diante das adversidades do contexto da escola é um desafio muito grande para estes docentes. Espera-se, com este trabalho, instigar discussões, reflexões e críticas acerca da formação e atuação de professores do Ensino Fundamental, que são os principais responsáveis pela construção do conhecimento junto a seus alunos e em um cenário educacional de diversidades e desafios para que se possa alcançar uma educação mais inclusiva e acessível. Palavras-chaves: Formação Inicial. Ensino Fundamental. Professores de Educação Física.
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    Nível de satisfação dos instrutores que ministram aulas de ginástica nas academias da cidade de Santa Rosa RS
    (2023-10-26) Weber, Mateus Corrêa
    O objetivo geral deste trabalho foi identificar o nível de satisfação de instrutores que ministram as aulas de ginástica em academias do município de Santa Rosa - RS. Os objetivos específicos são: conhecer a rotina dos instrutores que ministram aulas de ginástica nas academias; entender as habilidades socioemocionais dos instrutores; compreender as potencialidades e fragilidades em ministrar aulas de ginástica de academia na percepção dos instrutores; comparar as experiências dos instrutores que ministram aulas de ginástica conforme nível: inicial, intermediário e avançado. Foi utilizada a abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, os sujeitos do estudo foram sete profissionais de Educação Física graduados, pós-graduados ou em processo de graduação. O instrumento da pesquisa foi um questionário produzido na ferramenta do Google formulário, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa conseguiu identificar que os sete profissionais encontram-se satisfeitos em ministrar aulas de ginástica na academia, mesmo alguns apresentando fatores presentes no ambiente de trabalho que impactam negativamente a sua saúde física e mental. O número de profissionais mostrou-se insuficiente para comparar as experiências dos instrutores em ministrar as aulas de ginástica por tempo de atuação, sendo necessário realizar nova pesquisa na cidade de Santa Rosa-RS com mais participantes. Atualmente os profissionais do município de Santa Rosa-RS encontram-se desprotegidos pois ocorre a ausência não somente de pesquisas envolvendo a satisfação dos profissionais como os mesmos não participam. Palavras-chaves:Bacharelado, Campo de atuação, Educação Física, Formação Inicial.
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    Exercício físico no período pós-pandêmico: um estudo de caso com o grupo de musculação da terceira idade da academia Vida Athiva da cidade de São Martinho/RS
    (2023-10-25) Hamauer, Eduarda Tais
    A prática regular de exercícios físicos tem sido uma boa aliada para a qualidade de vida, promoção de saúde e prevenção de doenças de todos os indivíduos, especialmente os idosos que apresentam disfunções nos sistemas devido ao envelhecimento. Com a prática da musculação, os idosos têm grandes benefícios para sua saúde, sendo física, mental e/ou social. A partir disso, o presente estudo buscou encontrar quais os significados que o grupo de musculação da terceira idade da Academia Vida Athiva, da cidade de São Martinho/RS, dá a exercícios físicos num período pós-pandêmico, no qual ficaram afastados das atividades da academia. Ainda, o estudo traz a importância que esses indivíduos dão ao acompanhamento de um profissional de Educação Física durante a musculação. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualiquantitativa, visando levantar dados e informações dos indivíduos em relação aos objetivos, cujos os participantes foram sete indivíduos do sexo feminino, de idades entre 61 e 77 anos. Para a coleta de dados, os instrumentos utilizados foram o diário de bordo e uma entrevista semiestruturada. A análise e discussão dos resultados foi realizada por meio de triangulação, entre objetivos, referencial teórico e dados. Como resultados, apresenta-se que as entrevistadas realizaram exercícios durante a pandemia utilizando os conhecimentos que adquiriram com os anos de prática de musculação e, ainda, que consideram de suma importância ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física nas aulas de musculação. Outro ponto relevante observado é a importância que atribuem a essa prática, a qual apresenta melhoras significativas tanto em seu estado físico como também psicológico e social. Palavras-chave: Pandemia. Musculação. Idosos. Profissional de Educação Física.
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    Transferência de intenções táticas entre esportes de invasão: o caso do futebol para o basquetebol
    (2023-04-11) Corso, João Schmidt
    Ao mesmo tempo em que se constata a dimensão tática ganhando cada vez mais atenção nas produções acadêmicas sobre o ensino e o treinamento esportivo, percebe-se que o estudo sobre as possibilidades de transferência de ações táticas entre modalidades do mesmo tipo ainda é um assunto com poucas produções no Brasil. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a possível ocorrência de transferência de intenções táticas do futebol para o basquetebol. Para tanto, metodologicamente, realizou-se um estudo de caso, no qual, após a filmagem da atuação numa partida de basquetebol, de dez meninos com idades entre 12 e 13 anos, participantes de uma turma de futebol num clube esportivo de uma cidade do interior do Rio Grande Sul, foi desenvolvida uma unidade de ensino com seis treinos na modalidade futebol, sendo três focados na intenção tática “passar ao companheiro desmarcado”, e os outros três voltados para a intenção tática “desmarcar-se para receber a bola”. Ao final da intervenção, novamente os participantes foram filmados praticando o basquetebol, para a análise comparativa. Os resultados obtidos apontam que ocorreu a transferência de aprendizagem nas intenções táticas “passar a bola para quem está desmarcado” e “desmarcar-se de maneira simples”. Contudo, nas intenções táticas de “desmarcar-se com balanço” e “desmarcar-se em L/V”, a transferência não ocorreu.