Educação Física

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    Fatores motivacionais que levam a prática da musculação em uma academia de atendimento personalizado
    (2024-04-30) Berwig, Jéferson Dalvan Battu
    Atualmente a musculação tem sido considerada a modalidade mais eficiente e segura para a promoção da saúde em geral e aptidão para a vida diária. O exercício resistido/ treinamento de força (musculação) é composto por uma variedade de métodos que visam o aprimoramento da força muscular, com isso auxilia na correção e ajustes posturais que refletem tanto na funcionalidade do corpo quanto na mudança dos contornos corporais. O crescente aumento de praticantes de exercícios físicos está relacionado a diversos fatores, como: a melhora da qualidade de vida, a melhora das capacidades físicas, da estética e da saúde. O presente trabalho teve como objetivo investigar os fatores motivacionais que levam o público alvo da pesquisa a prática da musculação. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo e cunho quanti-qualitativo, que teve como amostra 32 alunos de uma academia de atendimento personalizado. Os voluntários responderam um questionário desenvolvido com perguntas fechadas que envolviam suas características, perguntas com alternativas de múltipla escolha, com ênfase nas alternativas mais relevantes de acordo com a realidade de cada participante e perguntas que deveriam ser respondidas através de uma escala para mensurar os níveis de satisfação e grau de importância referente a aspectos da academia. A partir da análise dos dados foi possível perceber que a maioria da população alvo do estudo busca a prática da musculação com o objetivo de cuidados e melhorias na sua saúde, no condicionamento físico e na estética. A estrutura física da academia, a qualidade dos equipamentos, dos serviços prestados, a atenção aos clientes, à cortesia, a qualificação técnica dos profissionais o conforto e a conveniência do ambiente também são motivos que levam as pessoas a buscarem o atendimento personalizado. A partir dos dados é possível concluir que o público alvo da pesquisa na maioria das variáveis com relação à academia que está inserido, sente-se totalmente satisfeito e acredita ser de extrema importância. Sendo assim, o fato de conhecer o que motiva as pessoas a praticarem determinado exercício físico é de extrema relevância para o profissional de Educação Física, pois possibilita saber os motivos que levam os indivíduos a aderirem um estilo de vida mais ativo, se inscreverem em um programa de treinamento e contratar os serviços personalizados. Palavras-chave: Treinamento personalizado. Motivação. Exercício Físico.
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    A percepção de professores sobre a inclusão de alunos com TEA nas aulas de educação física
    (2023-10-26) Dias, Felipe Korb
    Este trabalho tem a finalidade de fundamentar o problema, objetivo geral e específicos deste trabalho, e ampliar as compreensões sobre o processo de formação de professores acerca da inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física, serão contemplados alguns conceitos teóricos da área. O referencial teórico está organizado em três tópicos. A metodologia teve abordagem qualitativa, utilizou-se um questionário e análise de conteúdo de (BARDIN, 2016). Concluiu-se que realizar um planejamento diante das adversidades do contexto da escola é um desafio muito grande para estes docentes. Espera-se, com este trabalho, instigar discussões, reflexões e críticas acerca da formação e atuação de professores do Ensino Fundamental, que são os principais responsáveis pela construção do conhecimento junto a seus alunos e em um cenário educacional de diversidades e desafios para que se possa alcançar uma educação mais inclusiva e acessível. Palavras-chaves: Formação Inicial. Ensino Fundamental. Professores de Educação Física.
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    Nível de satisfação dos instrutores que ministram aulas de ginástica nas academias da cidade de Santa Rosa RS
    (2023-10-26) Weber, Mateus Corrêa
    O objetivo geral deste trabalho foi identificar o nível de satisfação de instrutores que ministram as aulas de ginástica em academias do município de Santa Rosa - RS. Os objetivos específicos são: conhecer a rotina dos instrutores que ministram aulas de ginástica nas academias; entender as habilidades socioemocionais dos instrutores; compreender as potencialidades e fragilidades em ministrar aulas de ginástica de academia na percepção dos instrutores; comparar as experiências dos instrutores que ministram aulas de ginástica conforme nível: inicial, intermediário e avançado. Foi utilizada a abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, os sujeitos do estudo foram sete profissionais de Educação Física graduados, pós-graduados ou em processo de graduação. O instrumento da pesquisa foi um questionário produzido na ferramenta do Google formulário, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa conseguiu identificar que os sete profissionais encontram-se satisfeitos em ministrar aulas de ginástica na academia, mesmo alguns apresentando fatores presentes no ambiente de trabalho que impactam negativamente a sua saúde física e mental. O número de profissionais mostrou-se insuficiente para comparar as experiências dos instrutores em ministrar as aulas de ginástica por tempo de atuação, sendo necessário realizar nova pesquisa na cidade de Santa Rosa-RS com mais participantes. Atualmente os profissionais do município de Santa Rosa-RS encontram-se desprotegidos pois ocorre a ausência não somente de pesquisas envolvendo a satisfação dos profissionais como os mesmos não participam. Palavras-chaves:Bacharelado, Campo de atuação, Educação Física, Formação Inicial.
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    Exercício físico no período pós-pandêmico: um estudo de caso com o grupo de musculação da terceira idade da academia Vida Athiva da cidade de São Martinho/RS
    (2023-10-25) Hamauer, Eduarda Tais
    A prática regular de exercícios físicos tem sido uma boa aliada para a qualidade de vida, promoção de saúde e prevenção de doenças de todos os indivíduos, especialmente os idosos que apresentam disfunções nos sistemas devido ao envelhecimento. Com a prática da musculação, os idosos têm grandes benefícios para sua saúde, sendo física, mental e/ou social. A partir disso, o presente estudo buscou encontrar quais os significados que o grupo de musculação da terceira idade da Academia Vida Athiva, da cidade de São Martinho/RS, dá a exercícios físicos num período pós-pandêmico, no qual ficaram afastados das atividades da academia. Ainda, o estudo traz a importância que esses indivíduos dão ao acompanhamento de um profissional de Educação Física durante a musculação. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualiquantitativa, visando levantar dados e informações dos indivíduos em relação aos objetivos, cujos os participantes foram sete indivíduos do sexo feminino, de idades entre 61 e 77 anos. Para a coleta de dados, os instrumentos utilizados foram o diário de bordo e uma entrevista semiestruturada. A análise e discussão dos resultados foi realizada por meio de triangulação, entre objetivos, referencial teórico e dados. Como resultados, apresenta-se que as entrevistadas realizaram exercícios durante a pandemia utilizando os conhecimentos que adquiriram com os anos de prática de musculação e, ainda, que consideram de suma importância ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física nas aulas de musculação. Outro ponto relevante observado é a importância que atribuem a essa prática, a qual apresenta melhoras significativas tanto em seu estado físico como também psicológico e social. Palavras-chave: Pandemia. Musculação. Idosos. Profissional de Educação Física.
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    Transferência de intenções táticas entre esportes de invasão: o caso do futebol para o basquetebol
    (2023-04-11) Corso, João Schmidt
    Ao mesmo tempo em que se constata a dimensão tática ganhando cada vez mais atenção nas produções acadêmicas sobre o ensino e o treinamento esportivo, percebe-se que o estudo sobre as possibilidades de transferência de ações táticas entre modalidades do mesmo tipo ainda é um assunto com poucas produções no Brasil. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a possível ocorrência de transferência de intenções táticas do futebol para o basquetebol. Para tanto, metodologicamente, realizou-se um estudo de caso, no qual, após a filmagem da atuação numa partida de basquetebol, de dez meninos com idades entre 12 e 13 anos, participantes de uma turma de futebol num clube esportivo de uma cidade do interior do Rio Grande Sul, foi desenvolvida uma unidade de ensino com seis treinos na modalidade futebol, sendo três focados na intenção tática “passar ao companheiro desmarcado”, e os outros três voltados para a intenção tática “desmarcar-se para receber a bola”. Ao final da intervenção, novamente os participantes foram filmados praticando o basquetebol, para a análise comparativa. Os resultados obtidos apontam que ocorreu a transferência de aprendizagem nas intenções táticas “passar a bola para quem está desmarcado” e “desmarcar-se de maneira simples”. Contudo, nas intenções táticas de “desmarcar-se com balanço” e “desmarcar-se em L/V”, a transferência não ocorreu.
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    Treinamento funcional na visão de quem pratica: problematizando concepções
    (2022-10-06) Tassotti, Josué Augusto
    O presente trabalho tem como objetivo investigar o treinamento funcional, modalidade que está crescendo de forma exponencial dentro das academias de ginastica espalhadas por todo o Brasil. Com isso, a ideia desta pesquisa é analisar e entender como a prática do treinamento funcional é compreendida pelos principiantes na referida modalidade, dentro de um centro de treinamento localizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Além disso, o estudo busca compreender o porquê seus praticantes aderem essa modalidade para suas vidas, bem como, identificar a compreensão dos alunos sobre a função do treinamento funcional. Pretende-se também, dialogar com os autores, Teixeira, Resende-neto, Prandi, entre outros que estudam o próprio treinamento funcional e suas teorias, identificar como essa temática está inserida no contexto da Educação Física e, por fim, compreender a função do mesmo, dentro do mundo fitness. A investigação deste trabalho, caracteriza-se em uma abordagem quali-quantitativa, que visa buscar melhor entendimento a partir da realização de entrevista com 12 sujeitos que frequentam um centro de treinamento. A partir dessa análise, encontrou-se resultados peculiares, como por exemplo que o treinamento funcional tem um campo ainda a ser explorado pelos profissionais da Educação Física, com novas metodologias a serem ofertadas aos seus praticantes, que por sua vez, ainda possuem um pouco de dificuldade em saber qual é objetivo central do Treinamento Funcional.
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    Comportamentos saudáveis e sedentários em relação à prática de exercícios físicos antes e durante a pandemia Covid-19: um estudo de caso
    (2022-10-05) Steinmetz, Letícia Estela
    A presente pesquisa teve por objetivo identificar os comportamentos saudáveis e sedentários em relação ao exercício físico antes e durante a pandemia da Covid-19. O problema da pesquisa investigada foi: A iminência da pandemia da Covid-19 agravou ainda mais índices como o da obesidade e da depressão na população mundial, além do seu envolvimento com práticas de exercícios físicos. Com base em tal problemática investigou-se os seguintes objetivos na realização da pesquisa: identificar os motivos que levaram diferentes sujeitos a manterem comportamentos saudáveis e sedentários antes e durante a pandemia da Covid-19; apresentar evidências científicas acerca dos efeitos da pandemia da Covid-19 na saúde dos sujeitos; compreender conceitualmente o que seriam comportamentos saudáveis e sedentários e seus efeitos na saúde dos sujeitos; discorrer sobre a relação entre o exercício físico e a promoção da saúde a partir de evidências científicas; apresentar os resultados da investigação acerca dos comportamentos saudáveis e sedentários de um um grupo de sujeitos antes e durante a pandemia da Covid-19. A abordagem metodológica se deu através de uma pesquisa quali-quantitativa que pauta-se no objetivo de discutir os dados produzidos tanto qualitativa quanto quantitativamente. Utilizou-se um questionário desenvolvido pelo aplicativo Google Formulários e enviado 21 a alunos (16 mulheres e 5 homens) de uma academia na cidade de Cândido Godói pelo WhatsApp. Com o término da investigação foi possível constatar que a pandemia trouxe várias consequências físicas e mentais, entre elas é possível destacar o estresse, a ansiedade, depressão, alterações no sono e peso, esses dados são encontrados a partir das informações coletadas nesta pesquisa. Sendo assim, a maioria das pessoas entrevistadas não manteve uma rotina de exercícios físicos durante a pandemia, permanecendo em maior quantidade os comportamentos considerados sedentários.
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    Educação física na educação infantil: um olhar sobre as práticas pedagógicas no município de Boa Vista do Buricá-RS
    (2022-09-27) Eckhardt, Andressa Luana
    A Educação Infantil é uma importante etapa da Educação Básica que contempla diversas aprendizagens da criança. Entre elas, pode-se destacar o aspecto motor, psicológico, cognitivo, afetivo e social do sujeito, subsidiando assim, o desenvolvimento integral da criança. A partir disso, fica evidenciada a importância e a necessidade da inserção do profissional de Educação Física neste campo de trabalho. O objetivo da pesquisa foi identificar e refletir acerca das metodologias de ensino utilizadas nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, no Município de Boa Vista do Buricá - RS. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso realizado com seis professores com formação em Pedagogia, sendo quatro atuantes na Escola Municipal de Educação Infantil São José, pertencente ao sistema educacional público do município, e dois que atuam na Escola de Educação Infantil São Francisco de Assis, instituição da rede privada. A coleta de dados aconteceu por meio de uma entrevista semiestruturada e por meio da observação das aulas. O desenvolvimento da mesma, possibilitou identificar a presença da disciplina de Educação Física apenas na instituição privada, sendo utilizado nas referidas práticas, o método tradicional e o método compreensivo. Já na instituição pública, não foi possível identificar a presença de métodos de ensino específicos a referida disciplina, isso porque ela não é desenvolvida de forma específica. Em ambas instituições não se faz presente o profissional de Educação Física, ficando assim limitado às práticas do campo de experiência corpo, gestos e movimentos que são indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial no contexto da escola pública, que apresenta como um dos momentos da aula o “brincar livre”, sem planejamento prévio, ou mesmo, objetivos de aprendizagem.
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    Percepção de profissionais e usuários de um centro de apoio psicossocial sobre a atuação do profissional de educação física
    (2022-09-05) Atarão, Brenda Belmonte
    Tendo em mente, que a prática do exercício físico trazem benefícios na vida das pessoas, é mais fácil entender a importância do Profissional de Educação Física (PEF), trabalhando de forma conjunta com outros profissionais, compondo a equipe de atendimento na saúde coletiva, através de sua inserção no Sistema único de Saúde (SUS). No entanto, a visibilidade do PEF ainda é nova quanto ao fato de também ser um agente promotor de saúde, visto que, as grandes massas associam saúde com a solução das enfermidades, e não com a busca de qualidade de vida a fim de evitar doenças. Sendo assim, este estudo teve por objetivo analisar as percepções de profissionais e usuários de um Centro de Apoio Psicossocial (CAPs) sobre o trabalho proposto pelo Profissional de Educação Física no campo da saúde mental. O estudo é de cunho qualitativo e ocorreu na cidade de Panambi – Rio Grande do Sul, no CAPs João de Barro, implantado desde dezembro de 2002, no município. Participaram do mesmo, 10 profissionais e 10 usuários deste local, sendo coletados os dados através de questionários (profissionais) e entrevistas (usuários), posteriormente tendo suas respostas analisadas e discutidas. O profissional de educação física, tanto para profissionais como para os usuários da instituição, é percebido como de grande valor, já que, de acordo com os mesmos, seus benefícios e sua importância, são perceptíveis, visto que a oficina (oficina terapêutica mista), promove ganhos significativos na melhora do tratamento. Além do mais, as respostas dos usuários nas entrevistas atribuem ao CAPs um lugar visto como sua segunda casa, pois gostam dos colegas e dos professores (como chamam os profissionais), sendo um lugar onde podem conversar, diferente de sua própria casa, local onde ficam sozinhos e muitas vezes não possuem apoio. Se fez presente também, a relação sobre a importância do PEF ser integrante da equipe de profissionais do CAPs, nas respostas tanto dos profissionais como dos usuários, sendo que os profissionais trazem ainda a necessidade do profissional de educação física, fazendo parte da equipe multiprofissional, já que o mesmo consegue trabalhar com a dinâmica/funcional corporal dos usuários. Percebeu-se que o papel do Profissional de educação física, no quesito importância do PEF dentro de instituições como o CAPs, atuando com a equipe multiprofissional, e em todas as instituições que promovem saúde, é de grande necessidade, de acordo com a percepção dos profissionais e usuários, porém para com as ações possíveis de realização pelo PEF dentro da unidade, não se obtiveram respostas claras e satisfatórias dos participantes da pesquisa.
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    As percepções dos professores de educação física sobre as mudanças ocorridas na docência: reflexos da pandemia
    (2022-04-04) Biancon, Iêndora Caroline
    O presente trabalho teve como temática central a formação continuada de professores de uma rede municipal de ensino, que durante as reuniões e discussões, mostraram-se desmotivados e cansados perante ao processo de ensino e aprendizagem a distância, em virtude da pandemia da Covid-19. Diante disso, esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, com enfoque no estudo de caso único, com o objetivo geral de analisar as mudanças e as maiores dificuldades encontradas, por parte dos professores, nas estratégias didáticas-metodológicas da modalidade presencial para a totalmente à distância. E ainda, os possíveis resquícios desse período transitório na disciplina de Educação Física Escolar pós-pandemia. Desta forma, o instrumento utilizado para a realização da pesquisa é composto por um questionário aberto aplicado a dois (2) professores de Educação Física, atuantes no Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais, de uma rede municipal de ensino da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –RS. Segundo o resultado da pesquisa, os professores adotaram novas metodologias de ensino durante o período de aulas remotas, com a inserção de ferramentas tecnológicas. Encontraram dificuldades no que se refere ao envolvimento dos alunos nas aulas e que a aprendizagem realmente acontecesse como o esperado. Percebemos por meio desta pesquisa, que haverá resquícios nos aspectos do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos alunos que influenciaram por alguns anos o processo de aprendizagem dos mesmos.
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    O futebol callejero: inclusão de gêneros e respeito à diversidade na educação física escolar contemporânea
    (2022-03-22) Goemann, Douglas Farias
    Com observações feitas no decorrer da minha trajetória acadêmica e juntamente com relatos de colegas em sala de aula, percebi um abandono docente nas aulas de Educação Física escolas, onde alunos são prejudicados pela educação que não seja de qualidade. Como o Fútbol Callejero que tem características de incluir todos os alunos na prática do jogo defendi que todos os alunos têm o mesmo valor junto da sua equipe e que isso é importante para os alunos e também para a Educação Física escolar.
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    Formação continuada de professores de educação física em tempos de pandemia: uma pesquisa-ação sobre metodologias ativas e tecnologias da informação e comunicação
    (2022-03-15) Szinvelski, Clecio Antonio
    A educação escolar tem recebido atenção de diferentes setores da sociedade nas últimas décadas. Tal fato se justifica pela sua importância na direção de preparar o aluno para andar no mundo. No entanto, mesmo com as constantes transformações científicas e tecnológicas, percebe-se que os modelos tradicionais de ensino – centrados na transmissão de informações para um receptor passivo – se mantém perseverantes nas salas de aula. Dessa forma, ao considerar a escola enquanto uma instituição que visa preparar o aluno para enfrentar os desafios do futuro, entende-se a importância de adotar metodologias ativas de ensino utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no cenário educacional. Nesse contexto, essa investigação buscou verificar em que medida uma formação continuada na perspectiva da pesquisa-ação pode potencializar professores de Educação Física a utilizar metodologias ativas, por meio das tecnologias de informação e comunicação, em suas aulas na escola. Para isso, o estudo está pautado numa abordagem de natureza qualitativa. Mais precisamente, caracteriza-se como uma pesquisa-ação em que sete professores de Educação Física e o pesquisador constituíram um grupo de estudos. Após 12 encontros, os resultados da pesquisa apontam que os professores se apropriaram de saberes sobre metodologias ativas e TIC mobilizando o que estudarem na pesquisa-ação em sua prática pedagógica. Enquanto fatores que induziram a apropriação de conhecimentos estão: a compreensão dos diferentes papéis dos alunos nas aulas, a realização do planejamento de modo colaborativo e a formação continuada conduzida sob a ótica da pesquisa-ação.
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    Abordagens atuais de treinamento de força para gestantes
    (2022-02-22) Rodrigues, Daniele Cristine Boelter
    O treinamento resistido tem sido abordado na literatura como uma excelente ferramenta, sendo uma grande alternativa para uma qualidade de vida melhor e mais saudável, sendo este indicado para os diversos grupos, principalmente para as gestantes. O objetivo deste estudo foi descrever os benefícios do treinamento de força durante o período gestacional. O método utilizado foi uma revisão integrativa, que utilizou artigos científicos atualizados, pesquisados na base de dados do National Library of Medicine (PubMed). Foram selecionados cinco artigos que abordam o tema. Os trabalhos demonstram que o treinamento de força, tem efeitos positivos para a saúde da gestante e para o feto, a prática vem para ajudar essas mulheres, pois é uma modalidade segura, e eficaz, em intensidades leves a moderada só traz benefícios.
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    O ensino da educação física escolar em tempos de pandemia: possibilidades e desafios encontrados durante a realização do estágio curricular supervisionado IV
    (2022-02-15) Santos, Andriele Blumke dos
    O objetivo deste estudo é descrever e analisar os desafios encontrados, bem como apresentar o método de ensino utilizado durante o estágio curricular supervisionado IV em Educação Física no ensino médio, onde teve como temática, Movimentos: Danças e cotidiano. Desse modo, justifica-se este estudo pela importância da continuidade de aulas de Educação Física em meio a esta pandemia e pelas vivências durante este estágio que proporcionou muito aprendizado. Trata-se de uma abordagem qualitativa com base na análise da ação realizada durante o estágio. A tecnologia vem ocupando um espaço importante na sociedade, e com o surgimento da Covid-19, ela se tornou indispensável para o ensino. Muitos profissionais da educação estão passando por um período de adaptação da nova linguagem digital. Nas aulas de Educação Física o professor possui um desafio ainda maior, o de promover a prática através das plataformas digitais.
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    Relação entre os níveis de atividade física (NAF) e o índice de massa corporal (IMC) em escolares do ensino médio
    (2022-02-15) Stephanini, Jordana
    A atividade física sempre esteve presente na vida das pessoas, é por meio dela que movimentamos nosso corpo, obtendo assim, uma perda energética importante para mantermos nossos níveis corpóreos estáveis. Porém, com o passar dos anos, esse o nível de atividade física (NAF) da população reduziu significativamente, impactando de maneira negativa em diferentes aspectos, sendo um deles, o índice de massa corporal (IMC). Pensando nisso, e preocupados com as estáticas desfavoráveis, mostrando o aumento do sobrepeso, da obesidade e do sedentarismo em escolares, surge a proposta deste estudo que teve como objetivo verificar a relação entre o NAF e o IMC de uma turma do Ensino Médio. Para isso, participaram deste estudo 35 adolescentes devidamente matriculados em uma escola estadual, do turno da tarde. Os mesmos responderam a um questionário online, constituído por questões retiradas da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Os dados foram analisados pela estatística descritiva e inferencial. Todos os cuidados éticos propostos pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde foram respeitados durante a condução do presente estudo, sendo o mesmo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unijuí. Os resultados apontaram que as meninas tendem a serem menos ativas que os meninos, que todos os participantes apontam uma baixíssima participação nas aulas de Educação Física e que os escolares com um maior excesso de peso (IMC= sobrepeso ou obesidade) têm o NAF menor do que os com peso adequado (IMC normal). Por fim, conclui-se que é preciso criar estratégias que auxiliem na promoção do estilo de vida de escolares adolescentes, uma vez que aumentar o NAF é um fator que contribui para o enfrentamento do excesso de peso nesta população. Ademais, é preciso repensar na forma com que a Educação Física Escolar é ofertada e trabalhada nas escolas, pois infelizmente, no presente estudo, poucos são os alunos que participam das aulas.
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    Ter pouca disposição é a principal barreira para a prática de exercícios físicos em obesos
    (2022-02-15) Steffens, Élerson Andrei
    Nos dias atuais nos deparamos com uma sociedade que não tem tempo para se exercitar. Ainda, que não encontra tempo suficiente para se alimentar de uma maneira saudável, esse estilo de vida tem impacto direto na saúde dos sujeitos e na qualidade de vida. Com isso, os índices de pessoas obesas estão aumentando a cada dia. O objetivo do atual trabalho é identificar quais são os principais motivos que levam sujeitos obesos a não praticar exercícios físicos de forma regular. A pesquisa tem abordagem quantitativa do tipo descritiva, participaram do estudo 30 sujeitos, onde 16 são do sexo Masculino e 14 Feminino, a média de idade dos participantes é de 43 anos de idade. O questionário foi aplicado para verificar quais são as principais barreiras que levam os indivíduos a não se exercitarem de forma regular, para analisar os dados obtidos foi utilizado o programa Excel que possibilitou a realização de gráficos comparando as respostas dos sujeitos. As principais barreiras escolhidas pelos entrevistados foram a pouca disposição que obteve um percentual de 76% no total, falta de tempo 70% e não gosto 40%. Através da pesquisa pode se concluir que as barreiras têm interferência direta no nível de atividade física dos sujeitos e por consequência prejudica a qualidade de vida pois a inatividade física é um dos fatores que colaboram para o surgimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
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    Benefícios do exercício físico nos aspectos biopsicossociais de idosos participantes do PITI
    (2022-02-15) Silva, Franciele de Oliveira da
    O processo de envelhecimento é um fator natural que atinge todos os indivíduos vivos desde o seu nascimento e, ocasiona degradações funcionais que ficam mais evidenciadas na terceira idade. Uma das formas de minimizar essas perdas é incentivar que a população, em especial, a de idosos, participe de programas de exercícios físicos pois os mesmos trazem diferentes benefícios para a saúde e qualidade de vida. Diante disso a presente pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos idosos participantes do Programa Integrado para a Terceira Idade (PITI) com relação aos benefícios do exercício físico nos aspectos biopsicossociais. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, descritivo, com 12 idosas participantes do PITI. A pesquisa seguiu todas as recomendações do Conselho Nacional de Saúde e o estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UNIJUÍ. As participantes foram entrevistadas de maneira individual e as entrevistas foram gravadas, transcritas e revisadas pela análise de conteúdo. A partir dos dados foi possível identificar quatro categorias, sendo elas: a) Benefícios de ordem física percebidos ao ingressarem no projeto; b) Saúde mental e construção de laços para com colega e professores; c) Afastamento do grupo durante a pandemia e; d) O significado de fazer parte do PITI (pertencimento). Com base nesses resultados é possível perceber que participar de um programa de exercícios físicos traz inúmeros benefícios aos idosos, promovendo a sua saúde e qualidade de vida. Desta maneira, Profissionais de Educação Física precisam estar qualificados para melhora atender essa população, que tanto precisa ser inserida e acolhida em programas de exercícios físicos.
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    Os processos de ensino e aprendizagem em uma instituição de educação especial: o currículo funcional natural na educação física
    (2022-02-15) Vettorello, Jamelli Ruan Ludwig
    A Educação sempre existiu de alguma forma, porém a Educação Especial surgiu há alguns anos, assumindo várias funções importantes. Desta forma, esse trabalho parte das inquietações que a área possui, tanto na teoria quanto na prática, visando analisar de que forma a Educação Especial pode ter mais qualidade, pensando em proporcionar qualidade de vida aos estudantes com deficiência e vencer todos os preconceitos existentes, já que nem sempre esse tema tem recebido a devida atenção das autoridades políticas, que muitas vezes exigem formações e especializações, mas pouco auxiliam e incentivam para a busca e construção da mesma. Assim, tendo como objetivo principal analisar como o Currículo Funcional Natural pode potencializar as aprendizagens dos alunos das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEs. O presente trabalho está pautado em uma abordagem qualitativa, tendo como característica uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Participou da pesquisa, um acadêmico de Educação Física que trabalha atuando em todas as classes da Instituição, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, até as turmas de idosos. Os instrumentos de pesquisa foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados por meio de uma de matriz de análise de dados e informações. Consideramos que há muito pouco conhecimento por parte dos processos de ensino e aprendizagem do currículo para turmas da Educação Especial e que o caminho ainda é muito desafiador em termos de estratégias metodológicas, políticas públicas, etc.
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    Dificuldades, acertos e equívocos no processo de implantação de academias da área fitness: a percepção dos proprietários
    (2022-02-14) Dapper, Janira Teresinha
    O processo de planejamento e abertura de uma academia na área fitness é extremante complicado e incerto. Muitas são as dúvidas e incertezas de quem pretende se aventurar neste ramo. Por isso, e considerando a limitação de produções acadêmicas que apresentam os entendimentos de empresários que passaram por esse momento ao investir na área, este estudo tem como objetivo identificar a percepção de proprietários de academias da área fitness, acerca das dificuldades, acertos e equívocos no processo de implementação do seu empreendimento. Metodologicamente, por meio de uma abordagem mista – qualitativa e quantitativa –, foram analisadas as repostas de 16 proprietários de academias localizadas no interior do Rio Grande do Sul, a um questionário composto por quatro perguntas abertas, no segundo semestre de 2021. Os resultados indicam que a dificuldade em adquirir o valor financeiro inicial de investimento e a obtenção da documentação para abertura de contas, foram as maiores dificuldades e as mais comuns entre os empreendedores. Por outro lado, os acertos potencializadores da implementação da própria academia se vinculam à escolha da metodologia de condução dos treinos, especialmente, às opções por oferecer mais de um tipo de exercício físico e ao atendimento individualizado ou semi-individualizado.
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    O papel do professor de educação física na escolha profissional dos alunos: reflexões acerca das práticas esportivas
    (2022-02-09) Brehm, Enair Marchi
    Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem como principal objetivo refletir sobre a influência do professor de Educação Física na escolha profissional dos alunos, englobando a importância do esporte para a vida, pois como professora desejo que meus alunos realizem seus sonhos, assim como estou realizando o meu. Visto que dependendo da forma que o professor conduz a aula, ele pode estimular a autoconfiança e encorajá-los a buscarem novos conhecimentos e não desistirem de seus sonhos, isso não ocorre num momento específico da aula, mas a partir de uma abordagem de ensino que torna o aluno ativo, crítico e reflexivo durante a prática, assim a resolução de problemas motores, refletem na criatividade, na autonomia na resolução de problemas cotidianos. Considerando que o momento de escolha profissional é o mais difícil que enfrentamos em nossas vidas, nessa ocasião a família, escola e professores, são fundamentais para ajudar o adolescente a realizar essa escolha da melhor forma possível, para que ela não se frustre ou desista. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo e exclusivamente bibliográfica, onde buscou-se temas semelhantes e que se complementam, para a análise e comparação sobre o assunto. Com essa investigação foi possível desenvolver a reflexão proposta.