O acompanhamento do estágio supervisionado como possibilidade de mudança de concepção de ensino de professores de educação física: o estudo de um caso

2020-03-11

Socialmente o entendimento sobre as lutas vem carregado de significados negativos, associando a prática às brigas e, consequentemente, à violência. Isto justifica a necessidade de estudar que o ensino das lutas na escola carrega outras possibilidades e significados. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo identificar em que medida o desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre lutas na escola pode influenciar na mudança de concepção de uma professora de Educação Física acerca do ensino dessa temática nas aulas. Para isso, realizou-se um estudo de caso, pautado numa abordagem qualitativa, analisando a percepção de uma docente de Educação Física frente ao acompanhamento do desenvolvimento de uma unidade de ensino de lutas por ocasião da prática do Estágio Curricular Supervisionado. Após a análise de um questionário respondido pela professora, os resultados indicam que o acompanhamento do desenvolvimento de uma unidade de ensino sobre lutas na escola, possibilitou com que a docente mudasse sua compreensão acerca do ensino dessa temática nas aulas, uma vez que ela reconheceu a importância e a viabilidade da temática. Contudo, a docente relata que esse conhecimento não é suficiente para que ela passe a ministrar aula sobre lutas, mesmo reconhecendo a existência de uma série de conhecimentos que permitem ensinar lutas na escola de um modo atrativo para os alunos, a docente precisa de auxílio para implementar esse tema em suas aulas.

Ciências da saúde., Educação física., Escola., Lutas.