Atividade física: conhecimento, motivação e prática de atividade física em adolescentes

2016-04-19

Hoje em dia com toda a tecnologia disponível, muitos jovens não estão mais praticando atividades físicas ou por falta de incentivos ou por terem pouco conhecimento sobre a mesma. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva com abordagem quali/quantitativa e teve como objetivo verificar o conhecimento e a frequência de atividades físicas de estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Instituto de Educação Cardeal Pacelli da cidade de Três de Maio-RS. A amostra constituiu-se de 63 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 14 a 17 anos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados e comparados com pesquisas de autores da área. Após análise dos dados concluiu-se que os alunos dão muita importância às aulas de educação física, que as aulas de educação física os incentivam a pratica de atividades tanto em aula como fora da escola e no quesito conhecimento da área da Educação Física não ouve possibilidade de se concluir pois as respostas foram muito semelhantes. Desta forma cabe ao professor reanalisar sua forma de transferir conteúdo e passar suas aulas de Educação Física suprindo as necessidades que os alunos estão mais carentes, com isso os fará terem uma maior atenção sobre as atividades físicas.

Ciências da Saúde, Educação Física, Alunos, Atividade física