As percepções dos professores de educação física sobre as mudanças ocorridas na docência: reflexos da pandemia

2022-04-04

O presente trabalho teve como temática central a formação continuada de professores de uma rede municipal de ensino, que durante as reuniões e discussões, mostraram-se desmotivados e cansados perante ao processo de ensino e aprendizagem a distância, em virtude da pandemia da Covid-19. Diante disso, esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, com enfoque no estudo de caso único, com o objetivo geral de analisar as mudanças e as maiores dificuldades encontradas, por parte dos professores, nas estratégias didáticas-metodológicas da modalidade presencial para a totalmente à distância. E ainda, os possíveis resquícios desse período transitório na disciplina de Educação Física Escolar pós-pandemia. Desta forma, o instrumento utilizado para a realização da pesquisa é composto por um questionário aberto aplicado a dois (2) professores de Educação Física, atuantes no Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais, de uma rede municipal de ensino da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –RS. Segundo o resultado da pesquisa, os professores adotaram novas metodologias de ensino durante o período de aulas remotas, com a inserção de ferramentas tecnológicas. Encontraram dificuldades no que se refere ao envolvimento dos alunos nas aulas e que a aprendizagem realmente acontecesse como o esperado. Percebemos por meio desta pesquisa, que haverá resquícios nos aspectos do desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor dos alunos que influenciaram por alguns anos o processo de aprendizagem dos mesmos.

Ciências da Saúde., Educação Física., Abordagens Metodológicas., Covid-19., Ensino e Aprendizagem., Educação Física Escolar., Professores.