A prática do futsal no processo de desenvolvimento social em crianças de 6 e 7 anos de idade

2019-03-01
O presente trabalho tem como objetivo, explorar o crescimento social das crianças que frequentam a escolinha da ATLEC FUTSAL, buscando trazer para o centro das discussões o quão uma simples prática esportiva estruturada pode contribuir para o avanço social dos mesmos. Discorre sobre a cultura do esporte mais praticado no país, além do desenvolvimento social proporcionado pelo esporte e a iniciação esportiva. Esta pesquisa é qualitativa do tipo descritiva. Na coleta dos dados foi aplicado um questionário semiestruturado com questões abertas aos 10 pais dos alunos da categoria mamadeira, de 6 e 7 anos de idade, estes de diferentes classes sociais, nível de escolaridade, profissões e culturas étnicas. Da mesma forma, foi realizado com o professor, porém com outro questionário. Na análise dos dados foram criadas quatro categorias para avaliação: valores sociais; o esporte como formador de caráter; o esporte como facilitador social e a importância do perder. As respostas dos pais e do professor foram agrupadas e discutidas junto aos referidos subtítulos. Conclui-se que o esporte quando bem conduzido, pode ser um guia para a socialização das crianças. Ficou evidente que os pais e professores notaram o avanço quanto a comportamento, respeito de regras, disciplina e responsabilidade. Além de fortalecerem os laços de amizade com os demais e aprenderem a lidar com as frustrações que possam advir.
Ciências da saúde, Educação física, Futsal, Iniciação esportiva, Escolinha de futsal, Socialização