Fatores que influenciam o comportamento do consumidor quanto a escolha do supermercado de sua preferência: uma análise do setor supermercadista da cidade de Ijuí – RS.

2018-12-06

Este artigo fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória que teve por objetivo identificar os fatores que influenciam o processo de compra dos consumidores no ramo alimentício, mais especificamente na compra em Supermercados. O propósito de desenvolver um estudo focado nos itens que mais satisfazem o consumidor do setor supermercadista decorre da intensa concorrência que existe nesse ramo, e também, que a muito tempo o preço deixou de ser o único diferencial importante. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar o processo decisório de compra em supermercados analisando os itens com maior e menor relevância para o consumidor com o intuito de contribuir em estudos que foquem nos resultados financeiros dessas empresas. Quanto aos objetivos, podemos classificar a pesquisa como exploratória e descritiva. Em um primeiro momento, na fase exploratória, houve uma abordagem dos clientes dentro dos supermercados para que de forma espontânea falassem quais itens ele mais valorizava dentro de um supermercado. Após isso, na etapa descritiva, foi aplicado um questionário que contempla vários itens que se mostraram relevantes dentro das variáveis de: Conforto e conveniência; Organização e Estrutura e Serviços disponíveis. Esse questionário foi aplicado para uma amostra de 46 pessoas, de ambos os sexos, e com idades de 18 a mais de 60 anos. A partir das análises realizadas, percebeu-se que, nos itens relacionados a conforto e conveniência, e a organização e estrutura, o que é mais valorizado pelo consumidor são itens relacionados a estacionamento próprio, facilidade acesso ao supermercado, tempo de espera em fila de caixa, organização de produtos nas prateleiras, organização das seções e também a variedade das marcas dos produtos, demonstrando que hoje em dia a agilidade e a facilidade de acesso possuem grande relevância pela vida corrida da maioria da população. Dentro da Organização e estrutura, podemos destacar como itens bem importantes a Organização dos Produtos nas prateleiras, e organização das secções. Dentro dos serviços disponibilizados, o que é visto com muita importância a entrega de compras em casa, Os caixas exclusivos, e a cortesia e simpatia de funcionários.

Ciências sociais aplicadas., Marketing., Processo decisório de compra., Varejo Supermercadista., Comportamento do consumidor.