A agricultura familiar e o consumo de alimentos na merenda escolar: o caso da Região Fronteira Noroeste

2012-02-01
Este artigo discute, a partir de um estudo de caso, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está sendo utilizado para reconstruir as relações de produção e consumo. Seu objetivo consiste em refletir sobre uma experiência de construção de cadeias alimentares curtas na região Fronteira Noroeste, Rio Grande do Sul/Brasil. Através deste trabalho buscouse entender como ocorre a consolidação de sistemas diferenciados de produção e consumo de alimentos. Para isso, almeja-se evidenciar como ele vem sendo utilizado no Brasil em relação à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares para a alimentação escolar. As dificuldades e barreiras enfrentadas, as formas encontradas para superação, os efeitos e contribuições quando da efetivação dessa prática. Para tanto, após a classificação do estudo, realizou-se o mapeamento da potencialidade de produção de alimentos pelas cooperativas da agricultura familiar direcionadas à merenda escolar. Na seqüência, foram levantadas as características do território em estudo, através de informações coletadas junto a nutricionistas, secretários municipais envolvidos no projeto, onde se identificou a quantidade de escolas e alunos atingidos pelo benefício, através de coleta de dados com as Secretarias Municipais de Educação e passamos ao diagnóstico da demanda, volume de gêneros alimentícios consumidos na merenda escolar de cada município que compõe a Fronteira Noroeste, bem como a média de preços praticados. Os exemplos dos municípios descritos demonstram a importância da coesão e da interação social através das cooperativas. Observou-se como resultados aparentes, uma modificação no nível do consumo quanto à aceitação de alimentos mais saudáveis e adequados por parte dos alunos, uma revitalização com novas perspectivas de mercado para a agricultura familiar e o fomento de práticas de produção menos nocivas ao ambiente.
Agricultura familiar, Alimentação escolar, Cooperativismo, Região Fronteira Noroeste