Gestão de Cooperativas (MBA)
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Item Um estudo sobre resultados da implantação da gestão por propósito em cooperativa(2021-03-30) Cauduro, Vivian DaroncoEste artigo, tem como objetivo geral estudar a representação da gestão por propósito em cooperativa. Os objetivos específicos aqui relatados serão um estudo dos fundamentos da gestão por propósito; análise dos avanços ocorridos com este modelo de gestão baseado em relacionamento e corresponsabilidade de todos envolvidos no processo; indicações propositivas para sua maior utilização em gestão cooperativas. Como metodologia utilizou-se uma revisão bibliográfica com os principais conceitos referindo-se ao tema, desde o cooperativismo, passando pelos conceitos de cooperativas, associados em cooperativas, gestão por resultados, gestão por propósito, liderança educadora e um estudo de caso em cooperativa que vem passando por esse processo de transição de forma de gestão nos últimos anos. Os resultados deste estudo apontam que uma gestão baseada nas necessidades do associado e não em metas, apresenta resultados positivos, duradouros e sustentáveis para uma organização, melhora o relacionamento e aumenta a confiança dos associados e colaboradores, além de desenvolver pessoas e sociedade, alavancando resultados com processos mais definidos alimentando um círculo virtuoso onde fazer o bem gera resultados.Item Análise de processos de gestão em uma cooperativa de crédito(2021-03-30) Hillebrand, Ricardo JoséEste artigo apresenta um estudo acerca das práticas da governança corporativa dentro da cooperativa Sicredi União RS face às diretrizes estabelecidas pelo Banco Central e seus reflexos causados na Cooperativa e Agencias. Nessa perspectiva, a pergunta de pesquisa questiona como são as práticas de governança corporativa adotadas pela Sicredi União RS? e que impactos e mudanças as diretrizes estabelecidas pelo Banco Central tiveram na Cooperativa e suas agencias? neste nosso caso específico na Agência de Porto Mauá/RS. Com efeito, objetiva-se estudar a governança corporativa, afim de compreender como se efetiva a questão investigação. Justifica-se a pesquisa, pois trata de um tema relevante à empresa, que precisa ter informações fidedignas no que tange aos procedimentos gerenciais, no intuito de analisar e estabelecer ações apropriadas à manutenção de métodos eficientes e ao aprimoramento técnico eficaz de pontos de melhoria, visando a qualificação da gestão, garantindo maior segurança, transparência e alcance dos objetivos da cooperativa. Trata-se de um pequeno estudo descritivo, que objetiva descrever algumas mudanças percebidas na Cooperativa do Sicredi União/RS e Agência de Porto Mauá, a metodologia caracteriza-se como teórico-empírica, com tratamento qualitativo das informações e fins explicativos. A geração de dados acontece por meio de documentação indireta, em fontes primárias e secundárias. A análise e a intepretação do estudo constroem-se pelo método principal hipotético-dedutivo, além de procedimentos secundários histórico, comparativo e monográfico. Analisando os resultados, a cooperativa preenche grande parte das diretrizes para as boas práticas de governança propostas pela cartilha do BACEN, mostrando que há um equilíbrio entre os itens avaliados e elevado nível de atendimento às exigências.Item Fidelização de associados no ramo das cooperativas agropecuárias: o estudo de caso de uma unidade da Coopermil - unidade de Giruá - RS(2021-03-30) Kupske, Rafael AndreAs cooperativas agropecuárias, apresentam grande importância, no que se refere ao desenvolvimento dos produtores, principalmente, aqueles relacionados com a agricultura familiar. No entanto, mesmo as cooperativas apresentando inúmeras vantagens para os seus associados, o individualismo impulsionado pelo capitalismo, acaba por afastar os cooperados da sua cooperativa, sendo todo este processo intensificado pelo acirramento da concorrência entre empresas e cooperativas. Tendo em vista a importância que o associado possui para a sobrevivência e estabilidade da cooperativa, buscou-se através deste estudo identificar e avaliar, dentro do quadro social da Coopermil – Unidade de Giruá RS, quais os fatores que fazem com que os associados venham ou não a negociar com a Cooperativa (compra de insumos), buscando também identificar os fatores que desestimulem o associado a manter a sua fidelidade para com a cooperativa. O presente estudo, pode ser classificado como sendo de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, baseando-se em um estudo de caso. Para a coleta de informações, utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas. Conclui-se que existe a necessidade de desenvolvimento de políticas e incentivos para aproximar o jovem, filho do associado para a cooperativa. Ainda, concluiu se que os fatores que possuem maior relevância para a fidelização do associado no que se refere a compra de insumos, estão relacionados com a credibilidade, assistência técnica, pontualidade e confiança, qualidade do atendimento, facilidade para o carregamento dos insumos, bom relacionamento com os colaboradores, prazos de pagamento e qualidade dos produtos oferecidosItem Estudo sobre educação cooperativa e a educação social no sistema cooperativista(2021-03-30) Matte, Nestor RobertoO artigo compreende os conceitos e fundamentos importantes da Educação Social no Sistema Cooperativo e apresenta uma breve história sobre os fundamentos e princípios sociais do Cooperativismo, essencial para o aprimoramento cientifico em relação a valorização dos membros envolvidos em uma Organização Cooperativa. No Sistema Cooperativista o papel da Educação é extremamente importante para a capacitação, informação no processo da democracia da organização. A presente pesquisa baseia-se em pesquisa exploratória, utilizando a bibliografia, pesquisa documental e algumas realidades e fatos da Região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Dessa forma espera-se que o estudo realizado contribua para o desenvolvimento de aprendizado sobre o Cooperativismo, como fator de desenvolvimento, tanto para Universidades e tanto como para Organizações Cooperativas.Item Uma busca teórico sobre o Cooperativismo: A formação e a associação de novos sócios nas cooperativas(2021-03-29) Saueressig, Marcelo AugustoPartindo da ideia da formação e a associação de novos sócios nas cooperativas, a história do Cooperativismo traz consigo grandes experiências. Tem suas origens em momentos de grande dificuldade econômica como ideológica. Inspirado pelos ideais libertários e impulsionado pela falta de recursos, o cooperativismo já era uma realidade bastante conhecida no meio rural até se tornar uma instituição regulamentada por leis e regimento. Com isso têm-se como objetivo a busca das origens históricas e ideológicas do cooperativismo, o que embasa a atual formação da instituição cooperativa. Assim é possível verificar as condições de adesão, sempre livre e espontâneo e o caráter interativo de toda a cooperativa no contexto social. Em um contexto histórico de bastante dificuldades para o trabalho cooperado, a revisão das origens e a estruturação das cooperativas se faz necessário, em um modelo de pesquisa bibliográfica, para uma visão mais ampla do que constitui estas instituições. Buscando maiores referências em artigos e materiais bibliográficos para a construção da revisão, é possível uma reflexão que, na sua integridade pontua, desde os primórdios, a ideia de formação cooperativa e a importância da adesão.Item Estudo sobre impactos da inadimplência de crédito em uma cooperativa de crédito: o caso do Sicredi União RS - agência Santa Rosa Centro(2021-03-29) Juver, LucasEm tempos de incertezas quanto ao futuro, onde uma pandemia jamais imaginada assola as economias de todas as nações, as instituições financeiras buscam arduamente manter seus resultados e colaborar com a vida financeira das pessoas. Neste horizonte, o ciclo de crédito surge como agente altamente impactante para que estes resultados não fiquem comprometidos, pois as instituições precisam cada vez mais emprestar, porém precisam mais do que nunca que as pessoas honrem os compromissos assumidos. A partir disso, este trabalho apresentará um estudo sobre os impactos da inadimplência de crédito em uma cooperativa de crédito: o caso do Sicredi União RS - Agência Santa Rosa Centro. Para atingir os objetivos principais propostos neste trabalho, serão apresentados e estudados os perfis de associados que estão em situação de inadimplência, considerando os tipos de crédito concedidos, as garantias vinculadas, a forma de análise para concessão, a idade dos devedores e a comprovação de renda destes associados. O embasamento teórico apresentará conceitos que servirão como base para o fomento dos objetivos específicos do trabalho. Num primeiro momento, se estabelecerão detalhamentos sobre o cooperativismo, o cooperativismo de crédito e um breve histórico do Sicredi União RS – Agência Santa Rosa Centro, que servirá como base para o estudo. Na sequência, detalhamentos e debates vinculados a planejamento, consecução, risco de crédito, análise de crédito e também riscos de mercado relacionados a prática de taxas, denotarão o desenvolvimento do estudo. Partindo para a metodologia empregada, uma pesquisa por amostragem identificou 400 casos de inadimplência de crédito para pessoas físicas na agência, onde 100 casos foram selecionados aleatoriamente para balizar o estudo. A análise dos resultados trouxe importantes constatações, destaque para a comprovação de renda, visto que 48% dos devedores não possui comprovação formal de renda. A análise dos créditos também determinou números importantes, pois 43% dos casos de inadimplência estão associados aos chamados créditos massificados. Importante ressaltar o elevado percentual de casos ligados à renegociação de dívidas, com 62%. As garantias vinculadas as operações, onde 46% possui e 54% não possui garantia, bem como a faixa etária dos associados, trouxe números interessantes para o desenvolvimento do estudo, onde o público jovem responde pela maior concentração de inadimplência, com 42% dos casos.Item Um estudo sobre método de captação e fidelização de associados de crédito consignado: caso no Sicredi Noroeste, Independência/RS(2021-03-29) Matte, Geferson JodanO objetivo geral desse artigo é abordar um dos melhores métodos de captação e fidelização do associado que é o crédito consignado e ainda buscar entender quais os motivos principais que atrai tais associados a contratarem um crédito consignado, tanto para funcionários público, privado ou aposentados e pensionistas do INSS, pois foi verificado em muitas pesquisas que o mesmo é o melhor produto financeiro de crédito do país voltado para pessoa física por suas principais características que são baixas taxas ofertadas e prazo longo. Objetiva-se também abordar a Educação Cooperativista, explicando os benefícios de ser associados de uma cooperativa. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica de conteúdos disponíveis nas plataformas digitais do SCIELO (Scientific Electronic Library Online), foram feitos uma análise e um crivo de acordo com o foco do presente artigo, e ainda realizou-se um estudo de caso em uma Correspondente Financeira a SICREDI, no município de Independência. Aplicação do questionário ocorreu no período de julho a setembro de 2020, foram distribuídos 100 (cem) questionários aos tomadores de crédito da Correspondente Financeira a SICREDI. Assim os associados foram escolhidos por amostragem não probabilística, e foi coletado um total de 70 (setenta) questionários válidos. Foi elaborado gráficos dos resultados obtidos na pesquisa para melhor ilustração. Portanto, pode-se concluir que após análise quantitativa dos dados a melhor estratégia de captação e para fidelizar o associado na atualidade é a confiança, um bom atendimento e a taxa de juros.Item Florescimento e engajamento frente à pandemia do coronavírus: um estudo de caso na cooperativa Cotrirosa(2021-03-29) Berving, VanessaO presente artigo tem como tema o bem-estar e o florescimento humano no ambiente de trabalho. O objetivo da pesquisa é analisar o bem-estar e florescimento humano no trabalho de um grupo de funcionários da cooperativa Cotrirosa, em Santa Rosa/RS, frente a pandemia de conoravírus. Quanto a metodologia, trata-se de estudo teórico-empírico, bibliográfico, das bases conceituais da temática sobre bem-estar e florescimento no trabalho. Possui método de abordagem qualitativo quanto as bases teóricas, e quantitativo quanto a pesquisa de campo. Foram aplicados dois questionários junto a um grupo de 23 funcionários do setor administrativo da empresa, a fim de identificar em que medida a pandemia impacta sobre os níveis de bem-estar e florescimento dos funcionários. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber que, em um primeiro momento, apesar de terem a sua realidade social alterada de forma incisiva pela pandemia, a mesma não apresentou grande resultado negativo quando analizado somente o viés do florescimento no trabalho dos funcionários do setor administrativo do local estudado. Embora sejam perceptíveis oportunidades de melhora no nível de florescimento dos funcionários, de modo predominante estes apresentam bem-estar nas suas atividades laborais.Item Processo de sucessão familiar em propriedades rurais da região fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul(2021-03-29) Silva, Francieli Fabiana daO processo de sucessão familiar rural é um assunto importante que precisa ser debatido nas famílias rurais de todo o país. Muitos jovens de várias regiões estão deixando o campo em busca de atrativos e oportunidades consideradas melhores na cidade. O objetivo deste estudo é de analisar a realidade do processo de sucessão familiar rural e os possíveis fatores que influenciam a permanência ou a evasão dos jovens das propriedades rurais da região Fronteira Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Para atingir esse objetivo, utilizou-se de métodos de pesquisa descritiva, de levantamento, qualitativa e quantitativa. O público alvo da pesquisa foram 50 jovens do campo, de idade entre 14 a 29 anos. A partir da análise das informações constatou-se que a maioria dos jovens entrevistados são incentivados pelos pais, e demonstram interesse em dar continuidade a atividade agrícola. A pesquisa também revela um alto grau de satisfação da atividade agrícola e também demostra interesse do jovem em buscar formação e conhecimento na área. Por outro lado, em relação aos fatores que motivam a saída do jovem do campo, a falta de capital para investimentos e modernização do setor agrícola, é o principal motivo que leva a evasão do campo. Conclui-se que se tiver possibilidades de investimentos, modernização e incentivos de inovação os jovens permaneceriam no campo.Item A cooperativa de crédito e sua relação com a comunidade(2021-03-29) Wagner, Elaine TerezinhaTem-se presente, de que as organizações se destacam, pela capacidade de promover a sustentabilidade. Entre elas, as organizações cooperativas, que contam em seus princípios, o compromisso não só de buscarem sua sustentabilidade, mas também das comunidades, onde estão inseridas. Assim, o presente estudo busca compreender, de como o Sicredi Noroeste, atua e é percebido pelos entrevistados, que são em sua maioria, jovens entre 19 e 30 anos. A conquista das respostas conta com a pesquisa, de natureza aplicada, com a abordagens, qualitativa e quantitativa, com finalidades, exploratória e descritiva. Significa, que o estudo se credencia, como sendo uma investigação científica, o que qualifica seus resultados, especialmente, ao identificar o Sicredi Noroeste, como um ambiente de atração de novos sócios. Essa constatação, vem em boa parte, pelas práticas realizadas pela cooperativa, com destaque: pelos benefícios, bom atendimento, pela percepção dos entrevistados, em relação aos bancos comercias, ao apontarem o diferencial, especialmente pela cooperativa, ao valorizar o quadro associativo, pela transparência das atividades, pela gestão democrática. Esse processo, certamente conta a valorização dos princípios cooperativistas, presente nas escolas, ao contar com o Programa União Faz a Vida, o Programa para a Juventude, que opera entre os jovens, para despertar novas liderança. Esse processo fortalece o movimento cooperativista, em um ambiente fértil para a conquista de novos sócios, desenhando desta forma a possibilidade da perenidade do Sicredi Noroeste e quem sabe, a esperança, das pessoas, que não aceitam a valorização do individualismo, do egoísmo e sim buscam uma sociedade que valorizar o espirito coletivo, o empreendimento cooperativado, em uma sociedade de desigual distribuição de rendas, o que certamente fortalece a relação da cooperativa com a comunidade.Item Cooperativa de crédito e seus diálogos com os princípios do cooperativismo(2021-03-29) Casarotto, RenatoO presente trabalho busca compreender, de como os colaboradores, do Sicredi União, no Rio Grande do Sul, praticam a educação cooperativa, no seu fazer profissional. Ou seja, como se efetivam os diferentes sentidos e significados de práticas cooperativas, em um processo, que tem a pretensão de implementar um novo modelo de gestão. Essa diretriz contempla a ampliação do nível de conhecimento, especialmente, sob as lentes do quinto Princípio do Cooperativismo, Educação, Formação e Informação, considerado como “regra de ouro” do cooperativismo. Assim, a pesquisa pretende responder, de como esse processo de formação poderá contribuir para a perenidade da cooperativa. O caminho metodológico conta com os referenciais teóricos, a pesquisa semiestruturada, que utiliza a ferramenta Google Forms, contemplando a participação de 111 respondentes de perfis variados. Os achados do estudo indicam práticas educativas presentes e na efetivação da cultura de cooperação. Os resultados obtidos demonstram a importância da absorção do conhecimento em relação aos benefícios e vantagens obtidos através da prática dos princípios cooperativos, bem como na tomada de decisões, participação no desenvolvimento e resultadosItem A intercooperação como estratégia para as cooperativas agropecuárias: um estudo multicaso(2021-03-29) Grizza, BrunaEm tempos atuais, a frase que se destaca “cooperar para superar a crise”, já que quando somamos forças, é possível superar as barreiras e dificuldades que encontramos no caminho, a solidariedade, o cooperativismo e intercooperação, foram atitudes que fazem toda a diferença na nova rotina que aprendemos a viver. Este estudo teve por objetivo realizar uma pesquisa com intuito de entender como funciona o processo estratégico de intercooperação entre as cooperativas agropecuárias do sul brasileiro. Para tanto, o referencial teórico aborda assuntos relevantes, como os Princípios do cooperativismo, que contempla os sete princípios, destacando o sexto princípio que é base fundamental desta pesquisa, a Intercooperação, e também conceitua as vantagens e desvantagens de intecooperar. A metodologia, conta com a pesquisa exploratória, bibliográfica, análise qualitativa, com levantamento de casos de intercooperação como estratégia entre as cooperativas. Dentre os resultados, pode-se destacar, que se apresentam ricas experiências, em boa parte no processo da intercooperação, no entanto, na outra parte das cooperativas, se encontra resistência, não estão inclinadas em intercooperar. Contudo, merece destaque as experiência de intercooperação de algumas cooperativas que a presente pesquisa comtempla, como CCGL, FECOAGRO, AURORA entre outros projetos que tiveram sucesso em sua trajetória.Item A participação das mulheres no cooperativismo: um estudo de caso na cooperluz(2021-03-26) Pereira, Rubiane Isabel KeiberPercebe-se que está cada vez mais crescente a participação das mulheres na sociedade e na busca por igualdade de gênero. No entanto, a inserção das mulheres, dentro das cooperativas, ainda é pequena, principalmente nas atividades executivas, Conselho Fiscal e Conselho Administrativo. A reduzida presença das mulheres na sociedade, é resultado das representações sociais, históricas do Brasil. Desta forma, o artigo tem por objetivo avaliar a participação das mulheres no cooperativismo, e com base nisso verificar como pode-se contribuir para a sua inclusão dentro da diretoria executiva e conselhos na cooperativa. Para o desenvolvimento deste artigo foi realizado como procedimento técnico pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso, de natureza exploratória e qualiquantitativa, os meios utilizados foram através de pesquisa de campo, com entrevista aos participantes dos conselhos da cooperativa, aplicando-se um questionário estruturado, a empresa estudada é uma cooperativa de distribuição de energia localizada na cidade de Santa Rosa/RS. A partir do estudo percebe-se como é importante o incentivo e apoio das cooperativas e das famílias para a participação das mulheres dentro da sociedade, mesmo a participação sendo pequena, deve-se visar a ampliação da participação das mulheres dentro do cooperativismo.Item Perspectivas dos jovens e sua permanência no meio rural(2021-03-26) Schmidtke, Suzane BoehringerO presente artigo busca compreender as perspectivas dos jovens e sua permanência no meio rural, tendo presente as dificuldades enfrentadas pelos mesmos, no setor agropecuário, ao contar com ações cooperativas, para fortalecer os caminhos da permanência dos jovens no meio rural. Para responder aos objetivos do estudo, a pesquisa permeia os caminhos do estudo de caso, exploratório e descritivo, de natureza qualitativa, em um cenário, com profundas mudanças econômicas, tecnológicas e sociais vêm impactando diretamente os jovens no campo, a sucessão, entre outros. Esse contexto requer que o governo contribua e favoreça a permanência do jovem no campo e sua inclusão. Já as cooperativas têm um papel muito importante, com os seus valores, princípios e na perspectiva dos jovens por uma vida mais saudável e uma boa expectativa para o futuro. Os produtores veem o cooperativismo como uma melhor forma de gestão, facilitando na comercialização de seus produtos e sendo um fomento de desenvolvimento regional e local.Item Fidelização de clientes na Cooperativa de Crédito Cresol(2019-08-08) Barth, MicheleNos dias atuais a fidelização de clientes é muito trabalhada pelas empresas, visando cativar e que seus clientes permaneçam na organização, atingindo-se assim os objetivos lançados a cada uma. As estratégias utilizadas por cada organização dependem da clientela que desejam obter e da representatividade que desejam na sociedade. Para uma cooperativa se desenvolver e fidelizar seus associados, ela deve além de ser sólida no mercado, deve ter compromissos, responsabilidades e reciprocidade com o associado e o associado deve ter os mesmos princípios com a cooperativa. Este artigo tem como objetivo evidenciar os atributos e diferenciais competitivos de uma cooperativa de crédito, destacando seus pontos fortes e fracos com vistas a maior fidelização do associado.Item Gestão estratégica de crédito: os benefícios do crédito pré-aprovado(2019-06-18) Santos, Arlan Dinei Baum dosO presente artigo tem como objetivo geral abordar a temática da Gestão estratégica de crédito e os benefícios do crédito pré-aprovado para a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Noroeste RS / Sicredi Noroeste RS. Adicionalmente, esta pesquisa tem como objetivos específicos apresentar as estratégias competitivas do Sicredi Noroeste-RS, e seus conceitos de cultura, concessão, análise e deliberação de crédito. Trata-se de um estudo de caso com abordagem descritiva, a pesquisa é documental realizada em artigos, revistas e livros. O estudo é realizado na Cooperativa Sicredi Noroeste somado à experiência de trabalho do autor em uma Cooperativa de Crédito, embasando-se em normas, regimentos e políticas internas. O resultado do estudo demonstra que a abordagem estratégica do crédito traz diversos benefícios a cooperativa como respostas mais rápidas as solicitações dos associados, melhor atendimento, maior comodidade, menor custo operacional para a instituição, maior conhecimento em relação ao associado, maiores sobras com as operações, agregando benefícios à Cooperativa e ao associado.Item Um estudo sobre os canais de auto-atendimento na percepção de associados: um estudo de caso no Sicredi noroeste, agência de Crissiumal(2019-06-18) Lodi, Douglas Rodrigo RuppenthalEm virtude das mudanças no mundo, as empresas necessitam procurar novas ideias e novas tecnologias, para que possam proporcionar um melhor atendimento aos seus clientes, sendo nas necessidades, ou nas exigências para buscar a satisfação e consequentemente manter-se forte no mercado. Este trabalho utilizou como método uma pesquisa quantitavia com 70 associados, onde foi aplicado um questionario no mês de março 2018, e buscou analisar a opinião dos associados quanto a utilização dos canais de auto-atendimento disponibilizados pelo Sicredi - Agência Urbana de Crissiumal-RS, visando aumentar a utilização por parte dos associados, que ainda percebe-se ser muito baixo, isso mostra que os mesmos mostram resistência em utilizar ou tem medo de utilizar e fazer algo errado.A agência de Crissiumal em estudo busca aumentar o uso dos canais, pois com maior utilização, menos será o movimento de pessoas dentro da agência, tendo os colaboradores mais tempo para se dedicarem exclusivamente em negócios, sem contar a satisfação do associado em poder resolver as suas coisas de forma ágil, prático e principalmente seguro. A pesquisa teve como objetivo descrever os canais de auto-atendimento do Sicredi, conhecer o perfil dos associados que utilizam estes canais, e também identificar nos associados que não utilizam os canais, quais os motivos que levam os mesmos a ter resistência em sua utilização, e ainda propor alternativas para maximizar o uso desses canais pelos associados.Item A lealdade dos consumidores com relação aos produtos da marca própria Nutrirosa – Cotrirosa(2019-06-18) Engel, Carlos AndréEste artigo científico intitulado “A lealdade dos consumidores com relação aos produtos da marca própria da Cotrirosa”, esse estudo visa analisar a contribuição dos produtos de marca própria em face da lealdade dos clientes da Cotrirosa, e, consequentemente fidelizá-los diante da gestão de produtos disponibilizada por essa cooperativa. Com o propósito de enfatizar a importância do Cooperativismo, bem como da Gestão de Produtos, Marca - Marca Própria, Desafios das Cooperativas, Produtos da Marca Própria da Cotrirosa, e como construir uma marca de sucesso. Nessa premissa, utilizou-se da abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como método de procedimentos a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo (entrevistas e questionários). Como resultados de pesquisa foi considerado o perfil do respondente, tais como sexo, faixa etária, escolaridade, estado civil, renda familiar e a quantidade de pessoas que moram em cada residência. Destacando-se entre os resultados obtidos em relação a compra dos produtos da marca própria, sendo que o cliente tem preferência por algum produto da marca Nutrirosa - Cotrirosa, 55,9% dos entrevistados respondeu que não tem preferência por um único produto de marca própria, o que é um ponto positivo, pois significa que a maioria das pessoas não gosta apenas de um produto. Nesse ápice quanto ao tempo que foi feita a última compra, a maioria dos entrevistados respondeu que a última compra foi a 30 dias totalizando 27,1% seguido pelos 18,6% que comprou a 7 dias. Contudo, em relação aos produtos da marca já comprados pelos entrevistados, os que se destacam são: farinha, feijão, lentilha, pipoca, amendoim, sagu e canjica.Item Estudo sobre logística e transporte emissivo de grãos e remissivo de fertilizantes em uma cooperativa: o caso da Cotrirosa(2019-06-18) Cogo, AdilsonO presente estudo versa sobre a logística e transporte emissivo de grãos e remissivo de fertilizantes na cooperativa Cotrirosa, reconhecendo que a logística assume importância crescente na viabilidade, sustentabilidade e competividade dos negócios. O objetivo geral deste estudo foi o de estudar a logística e os custos do transporte emissivo de grãos e remissivo de fertilizantes na cooperativa Cotrirosa, na perspectiva viabilidade da criação de Transportadora Cotrirosa. Como objetivos específicos o trabalho possui: a) Fundamentar conceitualmente a temática cooperativa, logística e transportes; b) Caracterizar a Cotrirosa no âmbito de sua área de atuação, considerando o planejamento e estratégias de compras e vendas, destacando o fluxo logístico emissivo de grãos e remissivo de fertilizantes; c) Mapear volumes transportados e a composição da matriz de gestão e de custos logísticos; d) Analise dos dados, identificando alternativas para o aprimoramento do planejamento de compras e vendas visando a otimização no aproveitamento de estruturas existentes, otimização de fluxos, racionalização de custos e aumento da competitividade; e e) Propor estratégias para a implantação de uma Unidade de Negócios de Gestão de Logística na Cotrirosa, ou seja, uma Transportadora própria. Em termos metodológicos, o estudo caracteriza-se como estudo de caso, de campo, descritivo e analítico, com abordagem qualiquantitativa. Os dados foram coletados no âmbito da Cotrirosa e seus ambientes de negócios, sistematizados e analisados em conformidade com os objetivos. Em termos de resultados, o estudo indica a importância e impactos que a gestão de fretes e logística assume sobre a gestão do negócio da Cotrirosa. Destaca também a importância e perspectivas de viabilidade da implantação de uma unidade de negócios própria para a gestão e operação logística e fluxo de fretes da Cotrirosa. Com os avanços deste estudo e de outros novos, podem contribuir de forma incisiva no fortalecimento da cooperativa e maior competitividade dos negócios da cooperativa, cumprindo assim com a sua missão e objetivos maiores que é o de desenvolver econômica e socialmente as atividades dos associados.Item Análise dos apontamentos da auditoria interna e de compliance de uma cooperativa de crédito e seus reflexos na qualificação dos controles internos(2019-06-17) Haas, Kelly ReginaO presente artigo objetiva analisar os apontamentos da auditoria interna e os respectivos controles internos da cooperativa de crédito, buscando potencializar seus resultados e o gerenciamento das falhas. Para tal, utilizou-se das pesquisas aplicada, descritiva, qualitativa com a coleta de dados por meio do estudo de caso, da observação in loco, da análise documental e de entrevistas não estruturadas com gestores e auditores internos, sendo analisados os relatórios que a auditoria interna emitiu entre os períodos de 2015 a 2018, estando esses divididos por datas aleatórias de realização da auditoria, sem aviso prévio. Constatou-se que nestes relatórios foram realizados apontamentos de conformidade ou não das atividades da cooperativa em relação às exigências e manuais existentes, identificando falhas dos controles internos e sugerindo melhorias para sanar os apontamentos. Por meio desse estudo, foi possível a percepção das falhas e pendências a regularizar, uma vez que, parte desse período, a cooperativa apresentou resultados não satisfatórios. A auditoria interna pontuou as inconformidades de acordo com os controles utilizados, elencando pontuações por escalas de risco, entre baixa e alta apresentação desse risco. Conclui-se que a situação em que atualmente a cooperativa se encontra, em comparação ao que apresentava no primeiro relatório analisado, apresenta várias melhorias, visto que foi possível a percepção da evolução quanto aos aprimoramentos e desenvolvimento de novos controles internos, trazendo mais solidez e confiabilidade na marca da cooperativa de crédito.