O planejamento na prática pedagógica docente: um estudo de caso na educação física escolar de uma escola pública do município de Pérola D'Oeste - PR

2013-01-25

Conforme discutido em meu percurso acadêmico, o planejamento é necessário em vários setores da sociedade, porém, na prática pedagógica docente vai além, é imprescindível. Desta forma, nosso propósito foi verificar, através de um estudo de caso com um docente de Educação Física Escolar de uma Escola Pública, quais os possíveis fatores que a levaram planejar sua prática pedagógica, além de compreender as concepções e sentidos atribuídos a esta ação e como esse entendimento foi se constituindo em sua vida profissional. O sujeito da pesquisa é uma professora de Educação Física, concursada a 27 anos em um colégio da rede estadual de ensino, no município de Pérola D’Oeste – PR. Os critérios que orientaram na escolha deste profissional foram os seguintes: atuar na Educação Física Escolar em uma escola pública, ser habilitada em Educação Física e ter o planejamento presente em seu dia-a-dia escolar. Foi utilizado como técnica de coleta de dados o diário de campo, e como instrumentos a observação e entrevista semiestruturada. Constatou-se que o entendimento constituído em relação à importância da elaboração e implementação do planejamento em sua prática pedagógica foi algo multifatorial: formação inicial, formação continuada, valorização da profissão e o prazer em trabalhar.

Educação física, Educação física escolar, Ciências da Saúde, Planejamento, Prática pedagógica