Relação entre os níveis de atividade física (NAF) e o índice de massa corporal (IMC) em escolares do ensino médio

2022-02-15

A atividade física sempre esteve presente na vida das pessoas, é por meio dela que movimentamos nosso corpo, obtendo assim, uma perda energética importante para mantermos nossos níveis corpóreos estáveis. Porém, com o passar dos anos, esse o nível de atividade física (NAF) da população reduziu significativamente, impactando de maneira negativa em diferentes aspectos, sendo um deles, o índice de massa corporal (IMC). Pensando nisso, e preocupados com as estáticas desfavoráveis, mostrando o aumento do sobrepeso, da obesidade e do sedentarismo em escolares, surge a proposta deste estudo que teve como objetivo verificar a relação entre o NAF e o IMC de uma turma do Ensino Médio. Para isso, participaram deste estudo 35 adolescentes devidamente matriculados em uma escola estadual, do turno da tarde. Os mesmos responderam a um questionário online, constituído por questões retiradas da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Os dados foram analisados pela estatística descritiva e inferencial. Todos os cuidados éticos propostos pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde foram respeitados durante a condução do presente estudo, sendo o mesmo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unijuí. Os resultados apontaram que as meninas tendem a serem menos ativas que os meninos, que todos os participantes apontam uma baixíssima participação nas aulas de Educação Física e que os escolares com um maior excesso de peso (IMC= sobrepeso ou obesidade) têm o NAF menor do que os com peso adequado (IMC normal). Por fim, conclui-se que é preciso criar estratégias que auxiliem na promoção do estilo de vida de escolares adolescentes, uma vez que aumentar o NAF é um fator que contribui para o enfrentamento do excesso de peso nesta população. Ademais, é preciso repensar na forma com que a Educação Física Escolar é ofertada e trabalhada nas escolas, pois infelizmente, no presente estudo, poucos são os alunos que participam das aulas.

Ciências da Saúde., Educação Física., Atividade Física., Educação Física Escolar., Ensino Médio., Obesidade., Sedentarismo.