Experiências de uma educação física escolar em que "elas sentam e eles jogam"

2015-04-02

Desde criança ouço meus pais falar sobre feminilidade e masculinidade, as diferenças existentes entre os dois sujeitos e as práticas corporais distintas para cada gênero. No entanto durante minha infância e adolescência vivenciei diferentes brincadeiras e diferentes esportes. Porém nem todas as mulheres tiveram uma participação perante as práticas corporais e esportivas e de um modo geral muitas estiveram entrelaçadas a processos de exclusão. No ambiente escolar as aulas de Educação Física não eram diferentes, as mulheres eram criticadas e muitas vezes proibidas de participar de algumas atividades, por serem consideradas fracas ou sem habilidade. Ainda hoje presenciamos conflitos com relação à dificuldade de relacionamento, disputa de espaço, resistência a aulas coeducativas. Desta forma a presente pesquisa teve como objetivo compreender como estas mulheres avaliam hoje a partir de seus relatos de experiência/vivencia as práticas corporais e esportivas inseridas em uma perspectiva de gênero. De tal forma esta pesquisa se caracteriza como de cunho exploratório qualitativo. A investigação consiste em um estudo de caso a partir de entrevista com três mulheres de uma mesma geração, da cidade de Ijuí/RS. Os resultados apontam para realidades diferentes, onde duas das entrevistadas tiveram aulas separadas e acreditam serem melhores organizadas desta forma, apenas uma teve aulas coeducativas e acredita que desta forma ambos saem ganhando. Duas das entrevistadas relatam sobre a falta de planejamento dos professores, desencadeando com isso em experiências de uma educação física escolar em que “elas sentam e eles jogam” e ainda em que os alunos decidem o que praticar em aula. Ambas falaram que nunca presenciaram atividades discriminativas, que não existe um esporte mais apropriado para mulher, elas se caracterizaram como ativas e participativas nas aulas. Uma das entrevistadas acredita que tanto nas aulas separadas como coeducativas pode haver discriminação, fato não compactuado por outra entrevistada.

Ciências da Saúde, Educação Física, Educação física escolar, Gênero, Práticas corporais, Práticas esportivas