Os fatores motivacionais dos estudantes/consumidores: um estudo de caso sobre um polo de apoio presencial de uma instituição de ensino a distância

2020-08-21

Os fatores que motivam o estudante no ensino na modalidade EaD vem sendo amplamente debatido na educação. Neste contexto que o presente artigo aborda a temática no que se refere aos fatores motivacionais na percepção dos estudantes de um polo de apoio presencial de uma universidade de ensino à distância, com o propósito de identificar o perfil demográfico e os fatores motivacionais que levaram esses alunos a optar por essa modalidade de ensino, levando-se em consideração a instituição de ensino e o polo de apoio presencial. Os fatores de influência foram analisados sob a ótica do comportamento do consumidor, amplamente discutidos por Kotler e Keller (2006) em seus estudos. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa, utilizando-se da coleta de dados por meio da aplicação de um questionário aos estudantes, utilizando-se da escala Likert como opções de respostas, posteriormente analisados com a utilização de métodos estatísticos e caracterizou a amostra com o cruzamento das informações. Os resultados apontam que os estudantes/consumidores do polo de apoio presencial, possuem as características demográficas de uma amostra jovem e em idade laboral, motivados pelo ensino à distância devido a flexibilidade de seus horários, os valores dos cursos e a oportunidade de promoção profissional na área em que atuam. Desta forma, conclui-se que o principal fator motivacional para a escolha do ensino a distância são decisões pessoais que estão intimamente ligadas ao tempo e regidas pelas novas tendências do mercado de trabalho.

Ciências Sociais Aplicadas, Ensino a distância, Polos presenciais, Estudantes, Fatores motivacionais