Nascentes de água pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Ijuí em área rural: qualidade da água e entorno, biodiversidade, bioindicadores e educação ambiental

2023-05-16
A água é essencial para a vida, desenvolvimento de atividades humanas e manutenção da biodiversidade, mas sua disponibilidade vem sendo comprometida pelo crescimento populacional, expansão das atividades econômicas e mudanças climáticas que ameaçam afetar o equilíbrio do ciclo hidrológico. As nascentes possuem posição de destaque no ciclo hidrológico por formar e manter cursos d’água, fornecem água para consumo humano, dessedentação de animais e irrigação de cultivos e são essenciais na manutenção da biodiversidade. Em áreas agrícolas, são comprometidas pelo uso e manejo inadequado do solo, processos erosivos e ocupação de áreas de recarga e de preservação permanente por atividades agropecuárias. Os impactos ocorrem pela redução na infiltração da água da chuva, ausência do processo de recarga, assoreamento/obstrução do afloramento, lixiviação e carreamento de fertilizantes, agrotóxicos, dejetos animais e outros resíduos. O objetivo do estudo é analisar nascentes de água pertencentes à bacia hidrográfica do rio Ijuí, em área essencialmente agrícola, considerando indicadores físicos, químicos, microbiológicos e resíduos de agrotóxicos na água, bem como, avaliação citogenotóxica em células de Allium cepa. Analisar a integridade ambiental das nascentes e entorno e de bioindicadores macroinvertebrados bentônicos presentes nestes ambientes aquáticos. Por fim, desenvolver ações de educação ambiental com alunos e professores de escola rural e entrevista com agricultores de onde as fontes de água foram estudadas para registro e análise das percepções referentes à importância das nascentes. O estudo foi realizado no noroeste do estado do Rio Grande do Sul na bacia hidrográfica do rio Ijuí, com metodologias específicas nas quatro estações do ano. A vegetação, uso por humanos e animais e a acessibilidade foram parâmetros macroscópicos que mais afetaram o estado de preservação pelo método IIAN. A utilização de indicadores físicos, químicos, microbiológicos e resíduos de agrotóxicos consorciados com o bioensaio Allium cepa e os macroinvertebrados bentônicos se mostrou eficiente para analisar a qualidade da água e do entorno, bem como as pressões antrópicas existentes, fornecendo subsídios para planos de preservação e conservação de nascentes. A avaliação da percepção ambiental mostrou a importância das vivências e da interação com as nascentes para a geração de impressões e marcas que culminaram na formação de gerações conscientes da necessidade de cuidar destes ambientes. As escolas e famílias possuem papel fundamental na formação da percepção ambiental de novas gerações que buscam o desenvolvimento de forma sustentável garantindo a sustentabilidade da vida.
Ciências sociais aplicadas., Desenvolvimento Regional., Vida., Produção agrícola., Agrotóxicos., Educação Ambiental., Sustentabilidade.