Dôcencia em educação física na escola pública: compreendendo as causas do desinvestimento profissional

2015-09-15

O presente estudo busca analisar como ocorre o processo de desinvestimento profissional de uma professora de Educação Física da escola pública, compreendendo as possíveis causas do seu desinvestimento profissional. Essa preocupação desenvolveu-se a partir do estágio acadêmico curricular II, pois não basta estudar novas concepções de ensino se os profissionais da área nas escolas estão doentes ou adoecendo. Precisamos assim investigar a realidade na escola pública para entendê-la e intervir de forma certa no processo de desinvestimento da Educação Física escolar, para que essa disciplina não seja retirada das escolas, ou seja, feito mais cortes de horário e profissionais. A pesquisa constitui-se de observações das aulas da professora através de diário de campo, de uma entrevista semiestruturada e a análise dos documentos da escola. Com objetivo principal de identificar e discutir os elementos que influenciam neste processo, se originou por experiências negativas de atuação docente e quais foram e em qual momento ocorreram, etc. Ou seja, tentaremos explanar como a profissional construiu sua identidade docente, quais as razões por sua prática ser desta forma, tentando contrapor o imaginário popular de que os professores não fazem aulas melhores por que simplesmente “não querem”. Buscamos conhecer a fundo este fenômeno complexo resultante de um emaranhado de fatores para dar voz aos profissionais que são julgados e condenados como “professores bola” ou até desinteressados. Sendo que poderemos perceber que o de conhecimento teórico que a profissional possui não é suficiente para que a mesma tenha condições de planejar e executar uma boa aula. Sendo a formação inicial fraca e a falta de um acompanhamento pedagógico por parte da direção agravantes deste processo de desinvestimento pedagógico. A cultura escolar de desvalorização do componente curricular da Educação Física agrava a situação dos profissionais da área, que a todo momento buscam um reconhecimento pelo seu trabalho.

Ciências da Saúde, Educação Física, Abandono docente, Educação física escolar, Prática docente