Área de vulnerabilidade social: o futebol como uma possibilidade de transformação

2016-04-19

Sendo importante a prática esportiva em área de vulnerabilidade social, na qual proporciona vários benefícios e deve ser direito de todas as crianças e adolescentes, torna-se primordial uma constante pesquisa sobre o tema. Pois a pratica esportiva auxilia no desenvolvimento saudável de seus praticantes. Com a violência e a vulnerabilidade social em alta, os problemas nas comunidades tornam-se mais visíveis, e com isso se leva a importância de projetos sociais nessas áreas, na qual esses projetos poderá ser a solução de muitos problemas encontrados, cujo objetivam eliminar ou diminuir tais problemas por meio da prática do esporte Tendo conhecimento dessas causas, essa pesquisa visa um estudo de como se da à implementação da prática esportiva do futebol na escolinha “superação” no bairro cruzeiro, no município de Santa Rosa/RS, bem como, compreender a sua realidade e as perspectivas dos alunos e familiares. Este trabalho caracteriza- se por ser uma pesquisa de estudo de caso objetivando abordar o problema proposto. Para a realização dessa pesquisa utilizaram-se entrevistas e questionários com o secretario de esportes do município de Santa Rosa/RS, o idealizador do projeto superação, as crianças da escolinha e familiares das crianças. Considera-se que as práticas esportivas devem ocorrer em área de vulnerabilidade social, visto que elas auxiliam no desenvolvimento das crianças, aumentando sua autoestima, proporcionando novas amizades, adquirindo conhecimento, respeito e organização. A prática esportiva a partir do trabalho voluntário em área de vulnerabilidade social é um movimento para a construção de políticas públicas na melhoria das estruturas físicas e na liberação de recursos.

Ciências da Saúde, Educação Física, Prática esportiva, Vulnerabilidade social, Trabalho voluntário, Politicas públicas