A criança e o adolescente na escolinha de futsal La Salle: desistência e fatores associados

2012-09-03

Este estudo, sob o título “A criança e o adolescente na Escolinha de Futsal La Salle: Desistência e fatores associados” é um estudo relacionado aos fatores que levam a criança e o adolescente a desistirem do treinamento na Escolinha de Futsal La Salle. Identificar, através de uma pesquisa-ação, de informações qualitativa e quantitativa, os fatores que têm influenciado as crianças e adolescentes inscritas na Escolinha de Futsal La Salle, da cidade de Cerro Largo – RS, a desistirem das aulas treino é o objetivo deste estudo, uma vez que a Escolinha de Futsal é uma extensão em que são trabalhados elementos sociomotrizes numa ligação entre a oposição e a cooperação; mobilidade, equilíbrio, atenção à cobertura ofensiva e defensiva e ao espaço que representam motivação, aprendizagem e evolução. Os principais resultados a que se chegou, após a análise dos resultados são de que falhas no aspecto educativo; desrespeito às necessidades individuais; desrespeito às capacidades; despreparo para a competição; outros interesses; iniciação desportiva inadequada e cobrança excessiva pela vitória representam motivos para a desistência. E os fatores associados a estes, se resumem na motivação extrínseca causada por premiações e presentes oferecidos aos vencedores da competição; no descrédito ao treinador e/ou seu trabalho e no estresse esportivo, reconhecido como Burnout.

Criança, Adolescente, Escolinha de Futsal, Fatores de desistência, Motivação, Aprendizagem, Evolução, Educação física