A abordagem das lutas nas aulas de educação física escolar: o que pensam os professores?

2018-08-27

As lutas são práticas corporais de importância histórica e social que existem há muito tempo e fazem parte da cultura corporal de movimento. Por isso é um importante tema a ser utilizado nas aulas de Educação Física escolar. No entanto, diversos autores apontam que raramente esse eixo de ensino é desenvolvido nas aulas dessa disciplina. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar a compreensão de professores de Educação Física que atuam em escolas de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, sobre o ensino da luta nas aulas de Educação física escolar e seu processo de desenvolvimento. Para isso, foi realizado uma pesquisa descritiva, pautada em uma abordagem qualitativa, com dez professores que atuam em escolas de uma cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos através de um questionário com perguntas abertas. Os resultados permitem afirmar que os professores consideram o tema importante e relevante para os alunos e que julgam possível trabalhar essa temática. Entretanto, de modo contraditório, não desenvolvem o tema lutas em suas aulas. O principal motivo para tal situação – segundo eles – é a falta de conhecimento sobre o assunto, especialmente por não terem um componente curricular em sua formação que ofereceu saberes suficientes para o ensino.

Ciências da saúde, Educação Física, Lutas, Educação Física escolar, Cultura corporal de movimento