A relação entre a gestão escolar e o desinvestimento pedagógico na educação física em uma escola da rede de ensino pública e uma da rede privada

2017-12-05

O abandono docente é percebido em diversos componentes curriculares, no entanto, é evidenciado com mais frequência nas aulas de Educação Física. Ao que se percebe inicialmente, há uma cultura escolar que facilita essa (não) prática pedagógica, seja ela vinculada ao ambiente ou aos próprios colegas de trabalho. A partir disso, surge um grande interesse em investigar como são os processos coletivos no ambiente escolar e se estes são realmente efetivados no cotidiano. Dessa forma, a pesquisa tenta compreender como as relações entre professor e gestão escolar podem ou não facilitar o desinvestimento pedagógico na Educação Física. Para isso, foi realizado uma pesquisa de campo de caráter qualitativo a partir de leitura dos documentos pedagógicos, observações e entrevistas com o professor de Educação Física e com o Coordenador Pedagógico de escolas previamente escolhidas – uma da rede de ensino privada e outra da rede de ensino público, com a finalidade de comparar as formas de gestão e a relação pedagógica entre os sujeitos colaboradores. Os dados foram analisados a partir de uma matriz de análise que contemplou as frases mais significativas dos entrevistados que estivessem vinculadas ao objetivo da pesquisa. Constatou-se que há diferentes possibilidades e intervenções que podem desencadear um sentimento de mal estar docente e que a gestão escolar possui uma importante função de estimular e exigir do professor a efetividade de sua tarefa profissional.

Educação física, Professor, Abandono Docente, Coordenação Pedagógica