Interação entre família e escola: um fator de influência sobre o processo de aprendizagem

2021-02-23

Tendo em vista que tanto a família quanto a escola desempenham papéis fundamentais no processo de constituição da pessoa, entende-se que a relação entre ambas pode ser considerada como um fator de influência sobre os processos de aprendizagem. Assim, compreende-se que o psicólogo escolar seja um mediador dessa relação ao favorecer o desenvolvimento de ações para que esse vínculo possa ser trabalhado e estabelecido. Essa ideia compõe a discussão deste trabalho que tem por objetivo refletir sobre a importância da relação família e escola no processo de aprendizagem da criança. Ao discorrer sobre este tema, compreende-se que o trabalho educacional quando construído a partir de uma relação interativa entre família e escola, proporciona melhores condições para o aprender, bem como, para o desenvolvimento e sociabilidade do sujeito. Para chegar a essa compreensão, foi realizado um estudo acerca do processo de ensino e aprendizagem com base nas ideias de Vigotski e Wallon, discutindo ainda sobre as funções da família e da escola no contexto da aprendizagem da criança. O trabalho consiste em um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, tendo como referencial a Abordagem Histórico Cultural.

Ciências Humanas, Psicologia, Aprendizado, Crianças, Educação, Afetividade