Descrição e estruturação de cargos na empresa Demóvelli de catuípe

2014-01-03

O presente estudo consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de Administração da Unijuí, o qual tem como tema apresentar o estudo da descrição e estruturação dos cargos na empresa Demóvelli, localizada em Catuípe/RS, que atua no ramo da indústria moveleira, especializada na fabricação de móveis para escritório, informática, escolas e residências. Tem como Missão: "Manter o padrão de qualidade, desenvolvendo produtos e serviços que atendam as necessidades de nossos clientes. E para isso, contamos com uma equipe de profissionais qualificados. Dentro de um ambiente corporativo, buscando superar as expectativas do cliente". Visão: "Ser uma empresa integrada à comunidade, reconhecida pela sua marca, qualidade e segurança dos serviços e produtos, que proporciona a seus colaboradores e parceiros elevado nível de motivação e orgulho em fazer parte da Demóvelli Móveis". Valores: "Integridade, autenticidade e transparência; respeito as pessoas; respeito ao meio ambiente; comprometimento; simplicidade". O objetivo dessa pesquisa é estruturar a descrição de cargos na empresa Demóvelli de modo que ela passe a ser a ferramenta básica para os demais processos de gestão de pessoas. E mais, conhecer como acontece hoje a descrição de cargos na empresa e sua relação com os demais processos de gestão de pessoas, realizar uma pesquisa com os diferentes públicos (proprietários e ocupantes de cargos), para identificar as atribuições e características de cada cargo e por fim propor uma estruturação em forma de um manual contendo a descrição detalhada de cada cargo. A base teórica utilizada para a sustentação desse estudo foi uma discussão do sistema de gestão de pessoas, desenho organizacional, descrição e análise de cargos, os processos de gestão de pessoas e a relação com a descrição de cargos. A classificação da pesquisa quanto aos fins foi exploratória e descritiva, quanto aos meios foi bibliográfica, documental, estudo de caso e pesquisa de campo. Para a realização da coleta de dados foi realizada entrevistas com os dois proprietários e com um ocupante de cada cargo e observações da pesquisadora. E o tratamento utilizado para analisar os dados foi o tipo qualitativo. Por fim, foram analisadas as informações coetadas e comparadas com a teoria, criando um formulário de descrição de cargos, no qual foram descritos os cargos e formulado um manual de descrição de cargos para a empresa. Conclui-se que foram atingidos os objetivos desse estudo e respondido a questão de estudo, e deixado como sugestão para a empresa destacar o manual de descrição de cargos do trabalho de conclusão de curso, e utilizar nos processos de gestão de pessoas e o apresentar a seus colaboradores proporcionando maior conhecimento sobre cada cargo, contribuindo assim para o desenvolvimento pessoal e organizacional.

Descrição de cargos, Demóvelli, Empresa, Pessoas, Administração, Ciências Sociais Aplicadas