Avaliação dos efeitos da menopausa e diabetes mellitus tipo 2 sobre a função renal

2019-09-04

Introdução: O período do climatério é dividido em pré e pós-menopausa, sendo caracterizado pela redução do hormônio estrogênio circulante, provocando alterações metabólicas no organismo feminino. Esse estado é capaz de induzir o risco de desenvolvimento de comorbidades, como obesidade, diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e redução da função renal. Materiais e Métodos: Foram analisadas 33 mulheres não diabéticas, sendo 13 na pré-menopausa e 20 na pós-menopausa, e 28 mulheres com DM2, sendo 9 pacientes na pré-menopausa e 19 na pós-menopausa, sendo todas pacientes atendidas pelas Estratégias da Saúde da Família de Santo Ângelo, RS, Brasil. Foram analisados parâmetros antropométricos, glicêmicos e bioquímicos renais. Resultados: As pacientes com DM2 apresentaram aumento do IMC (P=0,0464) e da glicemia de jejum (P<0,0001), bem como elevação da hemoglobina glicada nas diabéticas (P<0,0001) em pós-menopausa (P=0,002). Os níveis de ureia sérica mostraram-se elevados nas pós-menopáusicas (P=0,003), assim como a taxa de filtração glomerular estimada apresentou-se diminuída nessa fase (P<0,0001). Considerações Finais: Nesse estudo as mulheres com DM2 na pós-menopausa, apresentaram risco elevado de sobrepeso e metabolismo glicêmico prejudicado. Essa condição também é capaz de provocar mudanças prejudiciais no sistema renal, sendo que essa pacientes apresentaram elevação dos níveis de ureia na circulação e diminuição da taxa de filtração glomerular estimada, agravando cada vez mais o quadro clínico dessas mulheres.

Ciências da saúde., Biologia., Diabetes mellitus tipo 2., Taxa de Filtração Glomerular Estimada., Climatério., Pós-menopausa., Função Renal., Perfil Glicêmico no Diabetes.