Aplicabilidade da qualidade de software: estudo de caso com nível G do MPS-BR como uma alternativa para micro e pequenas empresas

2012-08-23

Diante do cenário das micro e pequenas empresas que trabalham com desenvolvimento de software o objetivo deste trabalho foi descrever os conceitos de qualidade de software e discutir a implantação de um modelo de melhoria no processo de software em uma empresa de pequeno porte: o modelo MPS-BR (Melhoria de Processo de software Brasileiro). A empresa participante da pesquisa estando ciente da necessidade constante de investimentos em razão da concorrência e da qualidade dos produtos desenvolvidos por empresas e profissionais do segmento de TI buscou realizar um estudo de caso para futuramente implantar o MPS-BR em função do elevado número de projetos e orçamentos com o cronograma a cima do previsto, o modelo foi escolhido devido a sua proposta de melhorar o processo de software de uma forma gradual e com um baixo custo. O modelo se tornou uma alternativa viável para implantação de melhorias normatizando e criando regras para as boas práticas na aquisição, avaliação e implementação de software voltado á realidade da empresa.

Qualidade de software, Melhoria do processo de software, Melhoria do processo de software brasileiro, Ciência da computação, Sistemas de informação