Somos tão jovens! Análise do comportamento financeiro dos jovens e adolescentes no município de Ijuí/RS

2021-01-26
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o comportamento financeiro de jovens e adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, matriculados em escolas de redes públicas e privadas no município de Ijuí/RS, analisar as suas percepções sobre o dinheiro, entendimento sobre o tema educação financeira na escola e na família, hábitos que influenciam a tomada de decisão para poupar ou gastar, noções de riscos, planejamento, gestão de finanças e crenças sobre a temática, analisar nas suas percepções o impacto que suas famílias tiveram com a pandemia, e a forma que se readequaram. Para alcançar o resultado, foram entrevistados 227 estudantes, obtidos através de questionário via google foms, a análise e interpretação dos dados deu-se por meio de análise gráfica das respostas. Através da pesquisa, percebe-se que os jovens e adolescentes entendem a temática, tendo pouca vivência de forma prática e muita curiosidade, têm a noção de alguns pontos específicos sobre o estudo, a maioria não obtém ativos, sendo os pais os responsáveis pela manutenção de suas necessidades. Concluiu-se com a pesquisa que os respondentes, são poupadores, acreditam saber como investir, quando questionados pela instituição bancária e as respetivas funções, a grande maioria dos respondentes disse conhecer os bancos comerciais. Apesar da crença estar alta no investimento das finanças, a grande maioria dos respondentes tem conhecimento de bancos comerciais. Além disso, destaca-se que os estudantes são participativos de uma maneira geral, que gostariam de aprender mais sobre o tema de estudo.
Ciências sociais aplicada., Administração., Comportamento financeiro,, Perfil de Jovens e Adolescentes,, Finanças comportamentais.