Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://bibliodigital.unijui.edu.br/handle/123456789/442
Navegar
Navegando Matemática por Autor "Faoro, Vanessa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Item Matemática escolar e matemática materna: números e operações do povo indígena maia(2013-06-12) Faoro, VanessaEsta pesquisa aborda o contexto e o conhecimento da civilização do povo Maia, tendo por objetivo um enfoque específico da matemática desse povo, analisando sua história, habilidades, juntamente com o seu sistema de numeração e as operações, relacionando como isso contribui no ensino da matemática, buscando discutir e identificar as potencialidades de exploração dos seus conhecimentos matemáticos utilizados no dia a dia desse povo. O propósito é relacionar a matemática escolar com a matemática materna do povo indígena Maia. Esta investigação busca, teoricamente, respaldo nos referenciais da Etnomatemática do autor Ubiratan D’Ambrosio (2001), juntamente com Berthold Riese (2002). Metodologicamente, inseriu-se em uma perspectiva qualitativa e foi efetuada por meio de uma entrevista com um descendente do povo Maia, análise de livros didáticos da 5ª série do Ensino Fundamental e artigos referentes às operações matemáticas desse povo indígena. A análise dos dados apontou que as operações da matemática do povo Maia podem ser inseridas no ensino, na matemática escolar, abrangendo a importância de considerar nas escolas o conhecimento e a interculturalidade de outros povos. Além disso, a matemática dos Maias mostra um interessante sistema de numeração, pelas operações, conteúdos que podem ser levados à sala de aula, interrelacionando a matemática de um povo e a matemática escolar.